segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

BOLO BARATINHO

Janeiro é um mês em que temos muitos gastos. Qualquer auxílio para se economizar é bem vindo. Por isso hoje vamos com uma receita bem fácil e econômica, para ajudar nas finanças. Como este mês é, também, de férias escolares, sobrando para as crianças muito mais tempo para brincadeiras, fazendo com que elas gastem muitas energias com elas, devemos pensar em compensar estes gastos energéticos com uma receita que é feita com o ingrediente queridinho delas, o chocolate. Podemos desta forma, unir as duas coisas, a delícia do chocolate e a economia. Assim, crianças e adultos ficarão completamente satisfeitos.


  
                                                  BOLO BARATINHO


Para o bolo

1 xícara das de chá de leite
1 xícara das de chá de óleo
2 ovos
2 xícaras das de chá de farinha de trigo
1 xícara das de chá de chocolate em pó
1 xícara das de chá de açúcar
1 colher das de sopa de fermento em pó
Margarina e farinha de trigo para untar

Para a cobertura

2 colheres das de sopa de manteiga
3 colheres das de sopa de açúcar
2 colheres das de sopa de leite
5 colheres das de sopa de chocolate em pó

Fazendo o bolo

No liquidificador, coloque o leite, o óleo e os ovos e bata até misturar bem. Despeje este líquido em uma tigela e acrescente a farinha de trigo, o chocolate, o açúcar e o fermento e misture bem até tudo ficar bem homogêneo. Coloque numa forma de buraco no meio, de 25 cm de diâmetro, untada de margarina e enfarinhada. Leve ao forno preaquecido por trinta minutos. Desenforme ainda morno e reserve.

Fazendo a cobertura

Leve todos os ingredientes da cobertura ao fogo em uma panela e cozinha, mexendo, até ferver. Despeje sobre o bolo desenformado, espere esfriar e sirva.



segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

ABOBRINHA GRATINADA COM PÁPRICA E AÇAFRÃO


Algumas pessoas que conheço são ovo lacto vegetarianas que se abstém de todos os tipos de carne, mas consomem ovos e lacticínios. Pensando que deve haver muitas pessoas que seguem esta dieta, a receita a seguir é excelente para elas, porém quem quiser pode consumi-la, também, como um acompanhamento para carnes, principalmente a suína. Ela fica com uma cor muito bonita devido à páprica que é um dos principais ingredientes. O sabor exótico é de responsabilidade de outras iguarias como o açafrão e a noz-moscada. O preparo é dos mais fáceis também.


                          ABOBRINHA GRATINADA COM PÁPRICA E AÇAFRÃO



1 abobrinha média
1 cebola pequena
2 dentes de alho
3 colheres das de sopa de páprica
1 colher das de café de açafrão
1 pitada de noz-moscada ralada
1 colher das de sobremesa de sal
3 colheres das de sopa de manteiga
250 ml de leite
2 colheres das de sopa de farinha de trigo
Queijo parmesão ralado.

Lave a abobrinha, corte em pedaços sem retirar a casca, leve ao fogo, em uma vasilha com água até cobri-la e cozinhe, mas sem deixar que amoleça muito. Escorra a água e coloque-as num refratário e salpique com um pouco de sal. Reserve. Misture a farinha de trigo no leite e mexa até dissolver. Reserve. Numa panela, derreta a manteiga, refogue a cebola e o alho, junte a páprica, o açafrão, a noz-moscada e o sal. Adicione o leite com a farinha e cozinhe mexendo sempre para não empelotar até engrossar. Despeje sobre as abobrinhas reservadas, pulverize o parmesão e leve ao forno por dez a quinze minutos para gratinar.

 

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

PÃEZINHOS COM CREME

Uma das coisas que mais gosto de preparar na cozinha é pão. Deve ser porque remete à minha infância, quando eu ficava observando minhas avós e minha mãe sempre a confeccionar delicias de pães doces e salgados. Como já faz um bom tempo que neste espaço não aparece uma receita de pão doce, nossa sugestão de hoje é do tradicional pãozinho com creme. Sim, aquele mesmo, que é vendido na padaria e chama a atenção quando olhamos a vitrine. Aproveite as férias escolares, leve as crianças para a cozinha e preparem, juntas, esta delícia, para que no futuro, como eu, elas  tenham lembranças doces da infância.
                                 


                            PÃEZINHOS COM CREME



Para a massa:
½ litro de leite morno
2 ovos
2 tabletes de fermento biológico ( 30 gramas)
100 gramas de margarina
5 colheres das de sopa de açúcar
1 pitada de sal
Farinha de trigo até dar ponto
Recheio:
450 ml de leite
2 colheres das de sopa de maisena
2 gemas
4 gotas de baunilha
5 colheres das de sopa de açúcar
Fazendo a massa: Coloque numa vasilha o leite morno com o fermento e o açúcar, misturando bem. Tampe e deixe crescer por 10 minutos. Adicione os outros ingredientes e vá juntando farinha e amassando até que a massa fique lisa e macia e não grude nas mãos. Retire uma pequena porção da massa, enrole em forma de bolinha e coloque num copo com água. Cubra a massa com um pano e deixe crescer até a bolinha do copo com água boiar.
Fazendo o recheio: Misture todos os ingredientes do recheio e leve ao fogo mexendo até engrossar. Deixe amornar. Depois que a massa crescer, estenda-a com um rolo, não a deixando muito fina; espalhe o creme sobre ela, enrole-a como um rocambole e corte-a em pedaços de três dedos ou três centímetros. Unte uma assadeira com margarina e salpique com farinha de trigo. Arrume os pãezinhos na assadeira um ao lado do outro e leve ao forno pré-aquecido a 220graus (fogo baixo) por 35 a 45 minutos até que os pães estejam dourados.









terça-feira, 1 de janeiro de 2013

ISCAS DE FILÉ MIGNON COM MOLHO GORGONZOLA E PURÊ DE MANDIOQUINHA

Quanta festa para ser pensada, preparada, planejada. Terminado o Natal o final de ano já está nos esperando.  Tentaremos dar uma mãozinha ao menos para o cardápio. A dica desta vez vem casadinha. Duas receitas que se completam e que quando servidas com uma salada de folhas já se torna uma refeição balanceada. Como estamos em festa, a carne deve ser a mais nobre, no nosso caso, o filé mignon, mas quem quiser pode preparar com o contra filé também que vai ficar escelente. Complementa o prato um delicioso molho de gorgonzola e purê de mandioquinha. Para ficar perfeito sirva tudo com uma sala de folhas.
                    

                                             UM FELIZ 2013 PARA TODOS
 
 
                      ISCAS DE FILÉ MIGNON COM MOLHO DE GORGONZOLA
 
                                             E PURÊ DE MANDIOQUINHA
 
 
1 e ½ xícara das de chá de água
1 cubo de caldo de legumes
½ quilo de mandioquinha
4 colheres das de sopa de manteiga
½ quilo de filé mignon cortado em cubos médios
1 cubo de caldo de costela
150 gramas de queijo gorgonzola
 
 
Descasque a mandioquinha e corte em cubos. Em uma panela, ferva uma xícara da água e dissolva o cubo de caldo de legumes. Junte a mandioquinha e cozinhe em fogo médio até o caldo secar. Passe pelo espremedor, ainda quente, acrescente duas colheres de sopa de manteiga, misture até ficar homogêneo. Reserve em local aquecido. Em uma frigideira grande, aqueça a margarina restante em fogo médio e doure a carne aos poucos. Retire a carne da frigideira e reserve. Na mesma frigideira, ferva a água restante e dissolva o caldo de costela, junte a carne reservada e cozinhe por uns dois minutos, adicione o gorgonzola picado e misture delicadamente até derreter. Sirva a carne em uma travessa, regue com o creme de gorgonzola e coloque a mandioquinha ao lado ou sirva em pratos individuais.