segunda-feira, 26 de novembro de 2012

BOLO GELADO

No domingo passado já tivemos uma receita que pode ser parte de uma das ceias que estão chegando. A partir de hoje vou passar várias sugestões para as festas de final de ano, algumas bem fáceis outras um pouco mais elaboradas, mas que qualquer pessoa consegue fazer. Nestas festas, em especial, todos nos esforçamos para preparar receitas deliciosas e comemorar ao lado de nossos entes mais querido. Por isso temos que caprichar. A receita a seguir é do tradicional bolo gelado que é uma sobremesa para combinar com o calor do nosso Natal ou Revellion.
 
                                                 BOLO GELADO
 Para a massa:
6 ovos – separados - claras em neve
2 xícaras das de chá de açúcar
1 xícara das de chá de suco de laranja
2 xícaras das de chá de farinha de trigo
1 colher das de sopa de fermento em pó
Bata, na batedeira, as gemas com o açúcar até formar um creme meio esbranquiçado. Junte o suco de laranja, a farinha de trigo, bata até misturar bem. Desligue a batedeira e junte as claras em neve, mexendo delicadamente para incorporar. Por último junte o fermento e mexa bem. Coloque em assadeira untada de manteiga e polvilhada com farinha de trigo e leve para assar em forno pré-aquecido, em fogo alto, por trinta a trinta e cinco minutos ou até que enfiando um palito este saia limpo.
Molho para umedecer:
½ litro de leite
1 vidro de leite de coco
Açúcar a gosto
Misture tudo em uma tigela e reserve.
Creme para rechear e cobrir:
1 gema
1 lata de leite condensado
2 colheres das de sopa de amido de milho
2 latas de leite de vaca – use a lata de leite condensado como medida
5 gotas de baunilha
1 lata de creme de leite
3 colheres das de sopa bem cheias de açúcar
1 lata de pêssegos em calda,  para decorar
100 gramas de coco ralado,  para decorar
Cerejas,  para decorar
 
Coloque, numa panela, todos os ingredientes, menos os pêssego, o coco e as cerejas leve ao fogo moderado e cozinhe, mexendo sempre, até ferver. Retire do fogo e espere amornar um pouco e  só então misture o creme de leite, mexendo bem.
Montagem:
Desenforme o bolo depois de frio e corte-o ao meio. Umedeça com metade do molho e recheie com um terço do creme. Coloque a metadede dos pêssegos picados em quadradinhos. Reserve alguns inteiros para decorar. Cubra com a outra metade do bolo, umedeça com o molho restante e cubra e espalhe nas laterais o resto do creme. Coloque o coco ralado por cima e decore com os pêssegos restantes cortados em tiras e as cerejas. Deixe gelar por no mínimo seis horas antes de servir.
 


segunda-feira, 19 de novembro de 2012

LASANHA DE CAMARÃO


No blog, onde são postadas as receitas desta coluna, a que recebeu o maior número de visitas é a que tem camarão como principal ingrediente. Pensando nisso, resolvi compartilhar esta receita de uma tradicional massa, a lasanha, onde o principal molho tem como ingrediente este delicioso crustáceo. O molho branco vai trazer a esta receita um sabor mais que especial. Como já estamos nos preparando para as festas natalinas, esta já pode ser uma das receitas escolhidas para a mesa da ceia.

 

                                                   LASANHA DE CAMARÃO

 

1 pacote de massa para lasanha instantânea ou pré-cozida
400 gramas de mussarela ralada
50 gramas de queijo parmesão ralado

Para o molho de camarão:

 ½ quilo de camarão miúdo
Suco de um limão
1 colher das de sopa de sal
4 colheres das de sopa de azeite
2 dentes de alho picados
1 cebola grande picada
4 tomates maduros picados
1 sachê ou lata de molho pronto
500 ml de água
Salsinha picada a gosto

Para o molho branco:

2 colheres das de sopa de manteiga
1 colher das de sopa de farinha de trigo
½ litro de leite
1 colher das de café de noz moscada ralada
1colher das de sobremesa de sal
 

Molho de camarão: lave bem e tempere os camarões com o limão e reserve. Numa panela refogue, no azeite, o alho e a cebola, junte o tomate e cozinhe até que desmanchem, junte o molho de tomate, a água, o sal e o camarão, deixe levantar fervura, apague o fogo e junte a salsinha.

Molho branco: em outra panela, derreta a manteiga, em fogo baixo, acrescente a farinha de trigo, mexa até ficar levemente dourada. Despeje o leite todo de uma só vez mexendo para não empelotar e cozinhe mexendo sem parar até que engrosse. Tempere com o sal e a noz moscada.

Para montar a lasanha: em uma travessa refratária, coloque um pouco do molho de camarão, uma camada da massa, uma camada de molho branco, uma camada de mussarela e mais molho vermelho. Vá fazendo camadas nessa ordem.  Na última camada, coloque a massa, o molho branco, a mussarela e o parmesão ralado. Leve ao forno alto por vinte minutos para cozinhar a massa e gratinar.

 

 

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

TORTA DE LIQUIDIFICADOR

Hoje retornamos com uma receita inserida no conceito da mulher moderna: rápida, fácil sem deixar de ser deliciosa. Sempre haverá aquela situação em que precisaremos preparar um lanche rápido para uma ocasião inesperada ou que foi lembrada em cima da hora ou, ainda, para uma visita inesperada. N receitas, traz hoje, uma torta salgada de liquidificador e que tem como recheio ingredientes que combinam entre si,  fazendo um casamento perfeito.
 
 
                                      TORTA DE LIQUIDIFICADOR
 
Para a massa:
1 ½ xícara das de chá de azeite
1 ½ xícara das de chá de leite
4 ovos
1 ½ xícara das de chá de farinha de trigo
1 colher das de chá de sal
1 colher das de sopa de fermento em pó.
Para o recheio
2 colheres das de sopa de azeite
½ cebola picadinha
1 dente de alho bem picadinho
2 xícaras das de chá de tomate picado
1 caixinha de queijo cremoso do tipo cream cheese ou 1 copo de  requeijão
100 gramas de queijo mussarela ralado
½ xícara das de chá de queijo parmesão ralado
 
Para cobertura
½ xícara das de chá de queijo parmesão ralado
½ xícara das de chá de farinha de rosca
Primeiramente misture todos os ingredientes do recheio. Em seguida, bata todos os ingredientes da massa, exceto o fermento, no liquidificador, adicione o fermento e misture bem com uma colher sem bater. Unte e enfarinhe, com farinha de rosca, uma forma redonda de 28 centímetros de diâmetro. Coloque um pouco da massa no fundo da assadeira, por cima o recheio, cubra com o restante da massa e salpique, por cima, o queijo parmesão misturado com a farinha de rosca.
 
 
 


segunda-feira, 5 de novembro de 2012

SORVETE DE GUARNÁ


Com todo este calor que anda fazendo, um sorvete é uma opção super-refrescante. Esta receita de hoje, qualquer pessoa, até uma criança, pode fazer a qualquer momento porque além de ser de preparo muito fácil, estes ingredientes, com certeza, estão no armário de todas as casas. Quem não tiver em casa, vai ali ao barzinho da esquina e compra com facilidade. Sendo daquelas que se bate tudo no liquidificador, até quem não tem quase tempo nenhum pode fazer também. E, ainda, para quem quer manter a forma é só substituir os ingredientes por produtos light e se deliciar.

 


                                                       SORVETE DE GUARANÁ

 

  

01 lata (350 ml) de refrigerante sabor guaraná normal ou light
01 lata de leite condensado normal ou light
01 gema de ovo de galinha


 

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata por aproximadamente dois minutos. Após a mistura pegar consistência derramar em uma travessa de aço inoxidável ou de vidro. Colocar no congelador até endurecer.