segunda-feira, 29 de outubro de 2012

BIFE SURPRESA


Todos nós adoramos surpresas não é mesmo? Então podemos fazer surpresa na culinária também. Fica diferente e divertido apresentar este prato pelo nome, bife surpresa. Na verdade, não há surpresa alguma, mas cria um clima de suspense. Você convida os amigos e antecipa que vai ter bife surpresa, tá aguçada a curiosidade, que é fortíssima no ser humano em geral. Sobre a receita, só tenho a dizer que ela é surpreendente. Façam e confirmem meu testemunho.

 

                                          BIFE SURPRESA

 

4 bifes de alcatra
2 dentes de alho
1 colher das de sopa rasa de sal
1 colher das de sopa de manteiga ou margarina
3 colheres das de sopa de óleo
4 ovos
1 lata ou sachê de molho pronto
100 gramas de mussarela em fatias

 

Bata ligeiramente os bifes com o martelo para carnes e tempere-os com o alho bem picadinho e o sal. Deixe tomar gosto por pelo menos quinze minutos. Numa frigideira, coloque a manteiga ou margarina misturada com metade do óleo, leve ao fogo, frite os bifes nesta mistura de manteiga com óleo e arrume-os num prato refratário, grande, um ao lado do outro. Coloque o restante do óleo em uma frigideira, frite os ovos e coloque um em cima de cada bife. Cubra os ovos com as fatias de mussarela e espalhe sobre ela o molho pronto. Leve ao forno, preaquecido, por uns dez minutos para aquecer o molho e derreter a mussarela. Sirva quente acompanhado de arroz branco e uma salada a sua escolha.
 
 


 

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

VAGENS Á PROVENÇAL


Os legumes complementam nossas refeições dando sempre um sabor especial a elas. As verduras e legumes fazem bem para a nossa saúde e devem ser inseridos nas refeições, principalmente das crianças, para que elas possam, desde bem cedo, ir elegendo as suas favoritas. O hábito de comer legumes no adulto vem com a insistência, afirmaria com a persistência, na infância. Sempre podemos oferecer um legume tanto pela grande variedade, como pelo preço, porque, via de regra, eles tem baixo custo. A sugestão é para que sempre se tenha na mesa, numa mesma refeição, uma salada de folhas e um legume refogado. Para ajudar nesta tarefa a receita de hoje é com a vagem.

 
                                                                

                                                         VAGENS À PROVENÇAL

 
 

300 gramas de vagem
3 tomates
1 cebola grande
2 dentes de alho
2 colheres cheias de manteiga ou margarina
1 colher das de sobremesa rasa de sal
1 xícara das de chá de cheiro verde

 

Lave as vagens, retire as pontas e corte-as em pedaços de três ou quatro centímetros mais ou menos. Reserve. Lave e corte os tomates em gomos finos. Pique a cebola, o alho e o cheiro verde. Em uma panela, aqueça a manteiga em fogo baixo para não queimar. Refogue nela a cebola e o alho. Junte as vagens, o tomate e o sal, Cozinhe em fogo moderado até que as vagens estejam macias. Retire do fogo e junte o cheiro verde.
 
 

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

TORTA DE ATUM


Nossa receita de hoje é com o atum enlatado. Como é uma torta recheada com este delicioso peixe, acho que vai conquistar adultos e crianças. O atum em óleo comestível ou o natural, em água, é um coringa que deve estar sempre disponível em nossa despensa por ser versátil e de rápido preparo para uma refeição de urgência. Muitas vezes a lata de atum, no fundo do armário, foi-me muito útil. Podemos preparar com ele omeletes, saladas, um patê, uma maionese, um lanche e o que mais sua imaginação permitir.

 
           

                                                    TORTA DE ATUM

 

Para a massa:

½ xícara das de chá de margarina mais ou menos 100 gramas
1 ovo
1 colher das de chá de sal
½ xícara das de chá de leite
1 colher das de sopa de fermento em pó
½ xícara das de chá de amido de milho
3 xícaras das de chá de farinha de trigo
1 gema para pincelar

Para o recheio:

2 latas de atum em óleo comestível
2 ovos cozidos
100 gramas de azeitonas verdes picadas
2 tomates picados em quadradinhos
½ xícara das de chá de requeijão
4 colher das de sopa de cheiro verde picado
1 colher das de sobremesa rasa de sal


Preparando a massa: Numa tigela coloque a margarina, o ovo o sal, o leite, o fermento e o amido de milho. Misture tudo e vá juntando a farinha de trigo aos poucos e amassando até que vire uma bola. Abra uma parte da massa com o rolo e forre uma forma redonda de 30 cm de diâmetro. Reserve o resto da massa para cobrir.

Preparando o recheio: Misture todos os ingredientes e coloque sobre a massa. Abra o restante da massa e cubra a torta apertando bem as bordas para que não abra ao assar. Pincele com gema e leve ao forno pré-aquecido por vinte minutos.
 
 

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

BRIGADEIRO RECHEADO DE MORANGO

 Tenho lembranças doces da minha infância e acho que um dos maiores carinhos que se pode ofertar é dedicar-se ao preparo do prato favorito de alguém. E tem alguma criança que não goste de brigadeiro?  Aproveitando que estamos na época de morango e que as crianças adoram brigadeiro, vamos juntar os dois e convidar a criançada para se lambuzar primeiramente preparando e depois comendo um delicioso brigadeiro recheado de morango. Não deixa de ser uma excelente maneira de introduzir fruta no cardápio da criançada.      

            BRIGADEIRO COM MORANGO
  
Ingredientes:
Observação: Os ingredientes são os mesmos para o fogão convencional ou para o micro-ondas
1 lata de leite condensado
2 colheres das de sopa de manteiga
2 colheres das de sopa de chocolate ou achocolatado em pó
200 gramas de chocolate granulado
Morangos lavados sem as folhinhas e bem secos
No fogão tradicional:
Numa panela misture o leite moça com a manteiga e o chocolate ou achocolatado. Leve ao fogo moderado, mexendo sempre até desprender do fundo da panela. Para acertar o ponto faço o seguinte: quando colocar a panela no fogo marque no relógio dez minutos e desligue após este tempo. Retire do fogo, passe para um prato previamente untado com manteiga, deixe esfriar. Pegue pequenas porções usando uma colher das de sobremesa como medida, coloque um morango inteiro (se cortar ele solta água) que deve estar bem seco, no meio e enrole em bolas e passe-os pelo chocolate granulado.
No forno de micro-ondas:
Num refratário derreta primeiramente a manteiga por quarenta ou cinquenta segundos. Tire do forno, com cuidado, e junte o leite condensado e o chocolate ou achocolatado misture bem e volte ao forno micro-ondas e cozinhe por 5 minutos. Retire com cuidado e mexa para ver se está no ponto. Se estiver mole volte ao micro-ondas por mais dois minutos. Deixe esfriar no próprio refratário e enrole como indicado acima.


segunda-feira, 1 de outubro de 2012

FRANGO À ESPANHOLA

Continuando com nossa visita a culinária de outros países, hoje, vamos sugerir um prato preparado à moda da cozinha espanhola. Esta receita leva ingredientes que vão sofisticar a carne de frango, seu principal ingrediente. A sugestão é para que ela seja servida como prato principal de um jantar ou um almoço numa ocasião especial, acompanhada de arroz branco e uma salada de folhas ou de legumes. Apesar de ser sofisticada esta receita leva ingredientes simples e baratos e seu preparo é de pouca dificuldade. O resultado final é de um sabor muito especial.
 
  
                                           FRANGO À ESPANHOLA
 
1 quilo de coxa de frango
1 dente de alho
2 cebolas
1 pimentão verde
1 folha de louro
Cheiro verde picado a gosto
Orégano a gosto
½ xícara das de chá de azeitonas pretas
4 sachês de caldo de galinha em pó
1 copo de vinho branco seco
3 colheres das de sopa de azeite
 
Pique o alho bem picadinho, pique, também, as cebolas em rodelas, os pimentões em tiras. Lave bem o frango e acomode-o em um refratário. Vá colocando por cima da carne, o alho, as cebolas, o pimentão, o louro, o cheiro verde picado, o orégano, salpique tudo com o caldo de galinha. Coloque as azeitonas, regue com o azeite e por último o vinho. Cubra a assadeira com papel alumínio com a parte brilhante virada para baixo e leve ao forno para assar por uma hora. Depois desse tempo retire o papel alumínio e deixe até dourar, meia hora mais ou menos. Sirva a seguir.