segunda-feira, 24 de setembro de 2012

MOUSSAKA

Hoje vamos visitar a culinária turca. É sempre interessante conhecermos novos sabores e nos enriquecermos com a mistura de diferentes ingredientes. A moussaka, nossa receita de hoje, é um prato tradicional da Turquia e outros países do Médio Oriente e Balcãs. A palavra moussaka é de origem árabe e provavelmente a receita original também. Falando um pouco sobre a receita propriamente dita, podemos observar a diversidade de ingredientes a serem usados e que se transformam em um prato de sabor único que necessita ser saboreado pelos apreciadores da gastronomia.
 
                                                      MOUSSAKA
 
3 berinjelas pequenas
2 batatas grandes
600 gramas de carne moída
1 lata de molho de tomate pronto
1 xícara das de chá de queijo parmesão ralado
1 cebola grande
2 dentes de alho
10 folhas de hortelã
2 ovos
2 gemas
1/2 colher das de chá de canela em pó
Sal
Azeite
1 copo de água
300 ml de leite
2 colheres das de sopa de manteiga ou margarina
2 colheres das de sopa rasa de farinha de trigo
Noz-moscada ralada
 
Corte as berinjelas em lâminas e salpique um pouco de sal. Regue com um pouco de azeite. Esquente uma frigideira bem quente e grelhe as berinjelas até ficarem levemente douradas. Reserve.
Pique a cebola e refogue em uma frigideira com um pouco de azeite. Acrescente o alho picado e a canela. Tempere com um pouco de sal e reserve. Numa panela junte a carne moída, o molho de tomate e a água e cozinhe por meia hora. Acrescente as folhas de hortelã lavadas e picadas. Reserve. Cozinhe as batatas em água e sal e corte em rodelas. Em outra panela, faça um molho branco, derreta a margarina ou manteiga, junte a farinha de trigo, o leite e a noz-moscada ralada e um pouco de sal, mexa até engrossar e deixe amornar. Unte um refratário com azeite, coloque um pouco do molho de carne. Depois, coloque as berinjelas, outra camada de molho, uma camada de batata e vá repetindo as camadas até terminarem os ingredientes. Junte ao molho branco, já morno os ovos e as gemas e meia xícara de queijo ralado mexendo bem. Coloque no refratário sobre as batatas, polvilhe com o queijo ralado que sobrou e leve ao forno para gratinar. Deixe repousar uns cinco minutos antes de servir
 


segunda-feira, 17 de setembro de 2012

ROCAMBOLE DE MORTADELA

A mortadela é muito saborosa. Um pão fresquinho recheado com esta delícia é muito apetitoso, tanto que o Mercado Municipal da cidade de São Paulo possui o famoso sanduiche de mortadela, que se tornou atração tradicional e que todos que se dirigem à capital paulistana querem experimentar. Existem até piadinhas de que todas as classes sociais comem mortadela mesmo que algumas não admitam. Não é muito comum usarmos mortadela nas receitas. Às vezes ela aprece na omelete ou recheando batatas assadas. Nesta receita vamos usá-la como recheio de um rocambole salgado.
 
 
                                         ROCAMBOLE DE MORTADELA
 
Para a massa:
 
30 gramas de fermento para pão
½ xícara das de chá de leite morno
1 colher das de sopa de açúcar
1 colher das de chá de sal
1 colher das de sopa de óleo
1 ovo inteiro
3 xícaras das de chá de farinha de trigo
Manteiga para untar a forma
1 gema para pincelar
Para o recheio:
300 gramas de mortadela fatiada e cortada em tiras
4 tomates picados em quadradinhos
Cheiro verde à vontade
1 colher das de sopa de azeite
1 colher das de chá de sal
 
Fazendo a massa: Desmanche o fermento no leite morno, acrescente o açúcar, o sal, o óleo, o ovo e a farinha de trigo aos poucos e amasse até desgrudas das mãos. Reserve.
Fazendo o recheio: Misture todos os ingredientes e mexa bem
Montagem: abra a massa, com o rolo, em formato de um quadrado de meio centímetro de espessura mais ou menos. Espalhe o recheio e enrole como um rocambole. Coloque-o em uma assadeira untada de manteiga. Pincele-o com a gema batida. Deixe crescer por trinta minutos. Leve ao forno em fogo moderado 180 graus por mais ou menos quarenta minutos
 

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

ARROZ COM BRÓCOLIS

Algumas vezes, mesmo quem não é muito chegado em culinária, é tomado por um desejo de variar uma refeição, de caprichar muito num prato diferente, seja para uma ocasião especial, para tornar uma refeição do final de semana diferenciada, para comemorar uma data, ou para, simplesmente, inovar e experimentar. Para essas ocasiões a receita deste domingo transforma o arroz em uma refeição sofisticada e completa. Este prato, só precisa do acompanhamento de uma salada de folhas e nada mais.
 
 
                                            ARROZ COM BRÓCOLIS
 
2 xícaras das de chá de arroz
4 xícaras das de chá de água
1 brócolis do tipo ninja
2 sachês de caldo de galinha em pó
½ xícaras das de chá de azeite
1 xícara das de chá de cenoura crua cortada em cubos
1 lata de ervilha em conserva
1 xícara das de chá de bacon cortado em cubinhos
2 dentes de alho amassado e picado bem pequeno
1 cebola ralada
1 tomate picado em cubinhos
1 gomo de linguiça calabresa defumada cortada em cubinhos
 
Lave e escorra bem o arroz. Lave também os brócolis e separe em buquês. Corte a cenoura, os tomates, o bacon e a calabresa em cubos pequenos. Rale a cebola e pique o alho. Escorra a água da ervilha. Leve ao fogo, em uma panela grande o azeite, o bacon e a linguiça para dourar, mexendo de vez em quando. Acrescente o tomate, o brócolis, a cenoura, a cebola, o alho, o caldo de galinha e refogue mexendo bem por cinco minutos. Junte o arroz e refogue por mais cinco minutos, sem parar de mexer. Adicione a água e quando levantar fervura abaixe o fogo e cozinhe com a panela semitampada, até secar toda a água e o arroz ficar cozido. Retire do fogo e acrescente a ervilha. Mexa bem. Sirva com salada de folhas verdes.
 


segunda-feira, 3 de setembro de 2012

BOLO FAROFA

Este bolo é uma daquelas receitas que estão na família ha muitos anos e que todas as vezes que ele é servido o sucesso se repete. Não posso me furtar a descrever como ele se apresenta depois de pronto. A  fina camada de baixo é de bolo, a do meio um recheio de leite condensado com um sabor maravilhoso porque é assado junto com a massa e sobre tudo uma farofa muito crocante. Enquanto está sendo preparado é possível afirmar que ele não vai dar certo, mas se as etapas forem seguidas corretamente ele vira um bolo recheado com deliciosa cobertura.
 
                                  BOLO FAROFA
 Farofa:
3 xícaras das de chá de farinha de trigo
1 colher das de sopa de fermento em pó
2 claras
1 ½ xícara das de chá de açúcar
3 colheres das de sopa rasa de manteiga ou margarina
Creme:
1 lata de leite condensado
1 lata (use a lata do leite condensado) de leite
1 colher das de sopa de farinha de trigo
1 colher das de sopa de manteiga ou margarina
1 colher das de chá de essência de baunilha
2 gemas
1 lata de creme de leite
Manteiga ou margarina para untar a assadeira
 
Primeiramente faça o creme. Em uma panela misture o leite condensado, a farinha de trigo previamente dissolvida no leite, a manteiga e a baunilha. Leve ao fogo brando e cozinhe, mexendo sempre, até que ferva. Retire do fogo, espere amornar. Junte, então, o creme de leite,  e as gemas reservando as claras para a massa.
Misture todos os ingredientes da farofa e mexa delicadamente, com as mãos, de modo que vire uma farofa.
Unte uma assadeira grande de 30cm por 40cm, com a manteiga ou margarina e espalhe a metade da farofa. Por cima, coloque o creme com cuidado para que não se misture com a farofa e por último espalhe o resto da farofa. Não misture. Leve ao forno pré-aquecido por trinta minutos.