segunda-feira, 30 de abril de 2012

NHOQUE DE FORNO


A praticidade e facilidade de preparo das receitas tem sempre prioridade por aqui. Desta vez, a sugestão é de nhoque. É verdade que podemos encontrar em qualquer estabelecimento uma grande variedade dessa massa tão apreciada, mas no preparo artesanal haverá o sabor do seu carinho. Como a forma tradicional de preparo deste prato é demorada, faremos a versão de forno ou de assadeira como é chamada por algumas pessoas, que é prática e fácil. Vou sugerir um recheio, mas a criatividade nestas horas é importante. O recheio pode ser melhorado ainda mais. Podemos preparar o molho com carne moída ou com frango desfiado. Basicamente qualquer coisa que colocaríamos no recheio da lasanha pode também ser utilizada neste nhoque de forno.



                                          NHOQUE DE FORNO


1 kg de batata
5 colheres das de sopa de amido de milho
2 ovos
½ xícara das de chá de leite quente
2 colheres das de sopa de margarina
1 colher das de sopa rasa de sal
1 lata ou sachê de molho de tomate pronto
200 gramas de queijo mussarela fatiado
200 gramas de presunto fatiado
100 gramas de queijo parmesão ralado
1 pote de requeijão


Cozinhe as batatas, passe pelo espremedor e coloque em uma tigela. Misture o amido de milho, os ovos o leite, a margarina e o sal. Com o auxílio de uma colher ou com a mão amasse até que tudo fique muito bem misturado. Coloque metade da massa em uma forma ou refratário, sem untar e espalhe de forma homogênea por todo o recipiente. Coloque metade do molho e espalhe bem sobre a massa. Em seguida faça uma camada com as fatias de queijo, uma camada com as de presunto e uma camada com o requeijão. Cubra com o restante da massa, espalhando bem. Coloque o restante do molho de tomate e polvilhe com o queijo parmesão ralado. Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 30 minutos.



segunda-feira, 23 de abril de 2012

CALZONE DE CALABRESA

Existem receitas que exigem um pouco de tempo para serem preparadas. E existem dias em que temos um pouco de tempo para nos dedicarmos a este preparo. Este lanche de hoje necessita de algum tempo para ser feito porque toda massa deve descansar para obter o crescimento e ficar bem macia. Mas é só isso que é mais demorado. Ela é uma variação da pizza que já está se tornando tradicional, visto que algumas pizzarias já a incluem no rodízio. É a pizza fechada chamada de calzone. A sugestão para o recheio é de calabresa, mas cada um pode usar a criatividade e preferência para recheá-la. Esta receita rende quatro calzones.


                                                  CALZONE DE CALABRESA

Para a massa:

½ quilo de farinha de trigo
1 e ½ xícara das de chá de água
½ xícara das de chá de leite
1 tablete de 15 gramas de fermento biológico para pão
1 colher das de sobremesa de sal
1 colher das de chá de açúcar
¼ de colher das de sopa de óleo

Para o recheio:

1/2 xícara das de chá de molho de tomate pronto
100 gramas de queijo prato cortado em cubos
100 gramas de mussarela ralada ou cortada em cubos
100 gramas de calabresa cortada em cubinhos
Salsinha picada a gosto


Prepare a massa primeiramente. Em uma tigela misture a água, o leite, o fermento, o óleo, o sal e o açúcar, mexendo bem. Acrescente a farinha de trigo e amasse até formar uma bola. Divida em quatro partes e deixe descansar por vinte minutos. Enquanto isso prepare o recheio. Em uma tigela misture todos os ingrediente do recheio. Abra a massa em discos coloque o recheio só na metade e dobre a massa sobre ele fechando bem as bordas. Coloque numa assadeira sem untar. Pincele cada calzone com molho de tomate. Leve ao forno com fogo alto por 20 minutos ou até dourar. Sirva a seguir.



segunda-feira, 16 de abril de 2012

ARROZ A PIAMNTTÊS

A nossa receita de hoje é bem fácil e prática. Todos já nos deparamos com uma sobra generosa de arroz. Aquele dia em que cozinhamos para pessoas que não vieram ou exageramos na medida. Podemos até requentar uma vez, mas eu acredito que as sobras devem ser recicladas, transformadas de uma refeição para outra. Então vou sugerir que da sobra do arroz, surja um novo prato. Esta delícia cuja receita segue abaixo é servida em restaurantes com destaque especial. Acredito que fará muito sucesso se servirmos este arroz que sobrou de ontem com esta nova versão. Ele serve para acompanhar qualquer carne por ser bem suave. Acrescente, ainda, uma deliciosa salada e estará completa a nossa refeição.



                                     ARROZ A PIAMONTÊS



2 xícaras das de chá de arroz branco, pronto podemos aproveitar as sobras.
1 colher das de sopa de cebola bem picada
1/2 xícara das de chá de champignons, cortados em tiras
1/4 de xícara das de chá de creme de leite, sem o soro. Use o creme de leite de caixinha que não precisa tirar o soro
Sal e pimenta a gosto
1/2 xícara das de chá de queijo parmesão ralado



Primeiramente derreta a manteiga em uma panela, acrescente a cebola e mexa até dourar. Em seguida coloque os champignons picados e baixe o fogo. Acrescente o arroz, o creme de leite e o queijo parmesão ralado. Tempere com pouco sal e pimenta a gosto e sirva imediatamente.







segunda-feira, 9 de abril de 2012

SALADA DE RÚCULA E MANGA COM MOLHO DE CANELA

Finalmente chegamos ao domingo de Páscoa, esta data religiosa que nos remete a repensar nossas vidas e nos dá a chance de melhorar, de mudar nossas atitudes. Mas uma coisa que não muda é o churrasquinho de domingo. Muitas famílias estarão hoje reunidas para degustar aquelas carnes saborosas e distribuir muitos ovos de chocolate. Normalmente, todo churrasco é acompanhado da tradicional maionese e tem sempre, também, uma salada de folhas e que invariavelmente é de rúcula. Como hoje é um dia especial vamos caprichar mais nessa salada. Vamos incrementa-la com manga e tomates cereja e para temperar faremos um molho pra lá de especial para dar um sabor maravilhoso. Muitos podem achar estranho colocar canela no molho, mas posso garantir que é essa iguaria que dá a esta salada um toque exótico.

Desejo a todos uma Feliz e Santa Páscoa.




                  SALADA DE RÚCULA E MANGA COM MOLHO DE CANELA



1 maço de rúcula
1 manga grande cortada em cubos
1 colher das de sopa de mostarda
3 colheres das de sopa de vinagre 
10 colheres das de sopa de azeite de oliva extra virgem
2 colheres das de café de canela em pó
1 xícara das de chá de tomates cereja cortados ao meio
1 colher das de sobremesa de sal


Comece pelo molho, bata o vinagre com a mostarda e adicione o azeite em fio até engrossar. Tempere com o sal, a canela e mexa delicadamente. Lava as folhas de rúcula em água corrente e rasgue-as com as mãos. Em uma travessa, arrume as folhas verdes, os pedaços de manga e os tomates cereja. Regue com o molho e sirva imediatamente.







segunda-feira, 2 de abril de 2012

PAVÊ DE CHOCOLATE

O domingo de Páscoa está chegando rapidamente, então vamos apresentar uma opção para quem quer comer chocolate mas fugir do tradicional ovo. A sugestão é de uma receita que leva brigadeiro mole, portanto só pode ficar deliciosa. Como ainda temos temperaturas altas, nesta época, este pavê, servido geladinho, vai tornar mais prazeroso degustar o chocolate. É bem fácil de fazer, daquelas que mesmo quem não tem muita intimidade com a cozinha, ou até uma criança consegue executar. Por tudo isso ela é prá lá de perfeita. Eu o apelidei de pavê de preguiçosa, porque ele fica pronto rapidinho e sem muito esforço. O preço é bem acessível, o resultado é delicioso e rende oito porções. Vamos a ele!



                                                PAVÊ DE CHOCOLATE


200 gramas de bolacha maisena
1 lata de leite condensado
1 lata de leite de leite de vaca, usar como medida a lata de leite condensado
2 ovos
2 colheres das de sopa de achocolatado em pó
1 lata de creme de leite
2 colheres das de sopa de açúcar
Chocolate granulado para decorar


Numa panela, coloque o leite condensado, o leite de vaca, as gemas passadas por uma peneira e o achocolatado. Reserve as claras. Leve ao fogo, baixo mexendo sempre até levantar fervura, continue mexendo, até parar de subir. Num refratário, grande, coloque as bolachas, de forma desorganizada, reserve umas três inteiras para decorar e, por cima, coloque o creme ainda quente. Deixe esfriar. Depois de frio, na batedeira, bata as claras em neve, junte o açúcar e bata novamente até obter picos duros, junte então o creme de leite e não bata mais, só misture delicadamente. Coloque sobre o creme reservado e frio, salpique chocolate granulado e enfeite com as bolachas reservadas. Leve para a geladeira por no mínimo seis horas antes de servir.