segunda-feira, 26 de março de 2012

SALADA DE BACALHAIU

A sexta ferira santa está se aproximando trazendo com ela o tradicional bacalhau. Muitas são as formas de prepará-lo. Temos que concordar que alguns ingredientes são perfeitos para acompanhar este delicioso peixe. Um deles é a batata. Podemos afirmar com toda a certeza que bacalhau casa perfeitamente com ela, fica difícil de pensar num sem a companhia do outro. Da mesma forma, pimentão, azeitonas e ovos cozidos também são ótimos. A eles, nesta receita de bacalhau, de hoje, podemos acrescentar uma maçã verde para proporcionar ao prato uma acidez crocante. Com todos esses ingredientes faremos uma receita de salada bem colorida e deliciosa.



                                     SALADA DE BACALHAU


500 gramas de bacalhau em postas dessalgado
02 batatas médias
1 maçã verde
1 pimentão verde picado em rodelas finas
1 pimentão vermelho picado em rodelas finas
50 gramas de azeitonas verdes sem caroço
2 ovos cozidos
1 cebola grande ralada
Cheiro verde picado
Azeite extravirgem a gosto


Deixe o bacalhau de molho coberto com água, em vasilha tampada, na geladeira, por 3 a 4 dias trocando a água todos os dias. Escorra o bacalhau e cozinhe por dez minutos. Retire o bacalhau da água e reserve. Depois de frio separe em lascas. Na água do cozimento do bacalhau, cozinhe as batatas cortadas em rodelas grossas. Escorra e reserve. Corte os pimentões em rodelas finas e deixe mergulhado em água fervendo por 10 minutos. Escorra e reserve. Pique as azeitonas ao meio e os ovos cozidos em rodelas. Em uma panela refogue a cebola ralada no azeite, salpique o cheiro verde, junte as lascas de bacalhau e refogue um pouco. Retire o miolo da maçã e corte em fatias finas. Unte um refratário com azeite extravirgem e disponha as batatas em rodelas, o bacalhau, a maçã os pimentões, as azeitonas e os ovos cozidos. Regue com bastante azeite. Sirva fria.





segunda-feira, 19 de março de 2012

FRANGO ASSADO COM TOMATE

A receita de hoje já é uma sugestão para o almoço do Domingo de Páscoa. É muito interessante porque preparamos a carne e o acompanhamento, tudo de uma só vez, economizando tempo e dinheiro. Pensando em economia nossa receita leva frango que tem preço bem acessível. Sabendo que os gastos com os ovos de Páscoa sempre levam uma boa parte do salário, devemos pensar em alguma maneira de baratear o almoço deste domingo. Esta receita é bem leve, para contrabalancear com o chocolate que se aprecia sem moderação com a benção do coelhinho. Para acompanhar podemos escolher entre arroz branco, macarrão à bolonhesa ou arroz de forno.



                             FRANGO ASSADO COM TOMATE


1 frango inteiro cortado em pedaços
2 dentes de alho
1 cebola
¼ de xícara das de chá de óleo
¼ de xícara das de chá de vinagre
Cheiro verde picado
Sal, na proporção de uma colher das de sopa rasa para cada quilo de frango.
4 tomates grandes
Orégano a gosto
Sal para temperar o tomate
½ xícara das de chá de queijo parmesão ralado
Azeite para regar


Lave o frango e coloque no refratário em que será assado. No liquidificador bata o alho, a cebola, o óleo, o vinagre e o cheiro verde. Despeje esta mistura sobre o frango, cubra com papel filme e deixe na geladeira por, no mínimo 30 minutos. Se quiser pode-se temperar de véspera. Retire o papel filme e asse em forno preaquecido a 220 graus (fogo médio) por trinta minutos, regando, com o molho que se forma no refratário, de vez em quando. Corte os tomates ao meio e retire as sementes com uma colher, com cuidado, para poder recheá-los. Retire o frango do forno e com cuidado para não se queimar, distribua as metades dos tomates com a parte côncava para cima. Dentro dos tomates coloque um pouco de sal, orégano e o queijo parmesão. Regue com azeite. Aumente a temperatura do forno para 260 graus (não muito alto) e deixe assar até o frango ficar dourado e os tomates murcharem.




segunda-feira, 12 de março de 2012

ARROZ AOS QUATRO QUEIJOS

Não sei se pela proximidade do Estado de Minas Gerais ou pela descendência Italiana, na minha família, somos todos apaixonados por queijos e todas as receitas que levam este ingrediente. Penso que isso também deve ser verdadeiro para outras famílias. Dessa paixão pelos queijos apareceram muitas receitas que misturam vários tipos desta iguaria e a maioria é em número quatro. Será um número queijocabalístico? Senão vejamos, temos pizza aos quatro queijos, macarrão aos quatro queijos, pastel aos quatro queijos, etc. Então porque não arroz aos quatro queijos. Esta é a nossa receita de hoje.


                              ARROZ AOS QUATRO QUEIJOS


1 colher das de sopa de óleo
1 xícara das de chá de arroz
1 sachê de tempero meu arroz tradicional
2 xícaras das de chá de água
1 lata de ervilha
3 colheres das de sopa, bem cheias, de queijo parmesão ralado
50 gramas de mussarela num pedaço só
50 gramas de queijo gorgonzola
50 gramas de queijo prato num pedaço só



Primeiramente, pique em cubos pequenos o queijo mussarela e o queijo prato. Reserve. Amasse com um garfo o queijo gorgonzola e reserve também. Abra a lata de ervilha e escorra toda a água. Numa panela, aqueça o óleo e refogue o arroz por uns minutos. Acrescente o sache de tempero meu arroz tradicional e refogue rapidamente. Adicione as duas xícaras de água e espere ferver. Abaixe o fogo e cozinhe por 15 minutos ou até que seque a água. Deixe descansar por uns cinco minutos. Acrescente o queijo parmesão, a mussarela, o queijo gorgonzola, o queijo prato, a ervilha e misture delicadamente. Sirva em seguida. Acompanha bem aves assadas ou filés grelhados.



segunda-feira, 5 de março de 2012

FILÉ DE PEIXE AO MOLHO ROSÉ

A quaresma chegou e com ela a tradição católica da abstinência das sextas feiras. Para dar uma mãozinha às donas de casa na variação de preparo do peixe semanal vou sugerir uma receita bem fácil e que fica muito saborosa. Pode-se usar filé de vários peixes como, por exemplo, a merluza, o linguado ou o mapará de acordo com o gosto de cada pessoa. A mistura do molho de tomate com o creme de leite é que dá a cor rosé do nome da receita. A simplicidade de preparo ajuda a quem trabalha e fica com o tempo muito reduzido para cozinhar. Esta receita de peixe pode ser preparada no dia anterior e aquecida na hora de ser servida. Fica muito boa acompanhada com arroz branco e uma salada de vagem que pode, também, ser preparada de véspera e servida gelada para amenizar o calor deste verão.



                            FILÉ DE PEIXE AO MOLHO ROSÉ


Meio quilo de filé de peixe, merluza, linguado, mapará ou outro de sua preferência
1 caixa de 200ml de creme de leite
½ pacote de sopa creme de cebola
½ lata ou sache de molho pronto tradicional
Orégano a gosto
Queijo parmesão ralado a gosto


Lave bem os filés de peixe e reserve. Numa forma refratária quadrada média, sem untar, espalhe todo o molho de tomate tradicional. Distribua por cima do molho os filés reservados. Em separado, dilua a metade do pacote de sopa creme de cebola com o creme de leite, e mexa, até ficar bem homogêneo e despeje sobre os filés de peixe. Salpique queijo parmesão ralado e o orégano. Leve ao forno alto, sem cobrir, por 30 minutos. Sirva com arroz e salada