segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

ABOBRINHA COM GRÃO DE BICO

Passado o reinado de Momo, para nos refazermos dos exageros, que de certa forma aconteceram porque, provavelmente quem não bebeu muito, comeu muito, faremos hoje uma receita de acompanhamento. O legume escolhido é a abobrinha que é uma delícia. Usada muito em saladas, hoje mudaremos um pouco o jeito de preparar para apreciarmos este legume de uma forma bem diferente, porém não menos saborosa. Feita assim, fica excelente para acompanhar carnes assadas ou cozidas, carne vermelha, carne suína ou carne de aves. Para enriquecermos, ainda mais, vamos adicionar grão de bico, que não é muito comum na nossa mesa.


 
                               ABOBRINHA COM GRÃO DE BICO


1 abobrinha pequena
1 lata ou caixa de grão de bico em conserva
50 gramas de azeitonas pretas
1 cebola
½ colher das de sobremesa de sal
4 colheres das de sopa de azeite
Orégano a gosto


Lave bem a abobrinha esfregando bem a casca, pois ela será mantida na receita. Corte-a no cortador de batatas na lâmina ondulada, para ficar bem fininha. Para tirar o cru da abobrinha, podemos fazer de duas maneiras, a saber: podemos levar ao formo de microondas por três minutos na potência alta ou ferver água, desligar o fogo e colocar a abobrinha picada e deixar por cinco minutos e depois escorrer bem a água. Nos dois casos deixe a abobrinha esfriar e coloque num refratário. Junte o grão de bico escorrido, azeitonas inteiras, o sal, o azeite e o orégano. Sirva com a carne de sua preferência.







quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

CARNE RECHEADA COM FAROFA

Em pleno feriadão de carnaval para quem não viajou vai sobrar um tempinho extra para ser preenchido. Por este motivo a receita deste domingo é um pouco mais elaborada. As carnes recheadas com farofa, normalmente, são as aves e os suínos, tentando fazer algo diferente vamos propor uma carne de vaca para rechearmos. A carne sugerida é o coxão mole ou a alcatra, mas quem quiser pode usar outras carnes para cozinhar em panela como acém ou cartucho. Esta receita faz bem ao orçamento doméstico por ter um custo bem reduzido. Sirva com arroz branco e uma salada verde ou de legumes.




                                 CARNE RECHEADO COM FAROFA



1 quilo de alcatra ou coxão mole cortado em forma de manta
1 colher das de sobremesa rasa de sal
2 dentes de alho picados
4 colheres das de sopa de suco de limão
1 xícara das de chá de farinha de mandioca torrada
2 colheres das de sopa de manteiga ou margarina
100 gramas de bacon cortado em cubinhos
12 azeitonas verdes picadas
½ xícara das de chá de cheiro verde
3 ou 4 ovos cozidos
3 colheres das de sopa de óleo
1 sache ou um cubinho de caldo de carne dissolvido em uma xícara das de chá de água quente


Tempere a carne em forma de manta com o sal, o alho e o limão. Reserve. Frite o bacon na sua própria gordura até ficar sequinho. Adicione a manteiga ou margarina e a farinha de mandioca à panela, mexendo bem. Deixe esfriar e junte as azeitonas e o cheiro verde. Escorra a carne e reserve a marinada para ser usada no cozimento. Estenda a manta numa tábua de carne e espalhe sobre ela a farofa, deixando uns dois centímetros de bordas livres para que a farofa não caia para fora. Distribua os ovos inteiros, um ao lado do outro, sobre a farofa, enrole como rocambole e amarre bem com um barbante de algodão para poder ir ao fogo sem problemas. Aqueça o óleo numa panela de pressão, acrescente o rolo de carne e vá virando com um garfo grande até dourar bem de todos os lados. Junte a marinada reservada e o caldo de carne. Tampe a panela, deixe cozinhar em fogo baixo, depois que começar a fervura, por quarenta e cinco minutos. Antes de servir retire o barbante e sirva com o molho que se formou na panela.




segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

ARROZ COM ATUM

O verão está no seu auge com dias muito quentes, ensolarados e muita diversão. As comidinhas leves e de preparo fácil se tornam uma ótima opção, nesta estação, para podermos aproveitar os passeios ao ar livre que é a uma das coisas mais gostosas para se fazer. O arroz nosso de todo dia permite-nos uma grande variedade de preparo e para este domingo temos uma receita que é muito gostosa e leve. Vamos incrementar o nosso arroz com atum que é bastante saudável e do agrado da maioria das pessoas. Para saborizar e colorir vamos usar o açafrão e a páprica. Mesmo levando atum no preparo, podemos servi-lo acompanhado de carne vermelha ou frango, que os sabores vão se harmonizar, e se a escolha do acompanhamento for por um peixe ou camarão vai ficar perfeito.



                                    ARROZ COM ATUM

1 cebola pequena
1 pimentão verde pequeno
2 colheres das de sopa de azeite
½ colher das de chá de açafrão
2 xícaras das de chá de arroz
1 sache de caldo de legumes
4 xícaras das de chá de água
1 lata de atum em óleo ou em água
½ colher das de chá de páprica doce.



Pique a cebola e o pimentão bem picados. Em uma panela, aqueça o azeite, refogue a cebola e o pimentão em fogo meio até amolecer. Acrescente o açafrão, a páprica doce e o arroz e o sache de caldo de legumes e refogue um pouco, junte a água e deixe cozinhar, em fogo baixo, por quinze minutos ou até secar. Adicione o atum. Misture delicadamente, tampe a panela e deixe descansar por cinco minutos. Sirva quente com uma deliciosa salada verde.









segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

SORVETE DE MANGA

Quando vou escolher uma receita, tento conciliar sabor, pertinência à época e também preço. Nesta época, por exemplo, temos o calor que nos empurra para um delicioso sorvete de preferência de fruta, pois são os mais refrescantes. Além tudo isso, vem o custo, que deve caber no bolso. Sempre podemos economizar sem deixar de lado o sabor. Esta receita de hoje é especial por vários motivos, senão vejamos: é muito fácil e prática, tem baixo custo, é própria para as altas temperaturas do verão e ainda é feita com a fruta da época que está num preço excelente. Quem desejar torná-la menos calórica deve usar o leite condensado e o creme de leite ligth.


                                                  SORVETE DE MANGA



2 mangas bem grandes sem fio
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 copo grande ou 250 ml de leite


Lave, descasque e pique as mangas em pedaços pequenos e coloque no liquidificador. Junte o leite condensado, o creme de leite e o leite e bata até tudo ficar bem incorporado. Coloque em um refratário, cubra com papel alumínio e leve ao congelador por no mínimo seis horas. Sirva sozinho ou regado com groselha.