segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

COUVE-FLOR AO MOLHO DE QUEIJO

O verão pede pratos leves, saladas de preferência. Muitas vezes ficamos sem opções para variar e convenhamos, fica um tanto quanto enjoativo a mesmice. Escolher um legume e transformá-lo em uma deliciosa salada é o desafio de hoje levando em conta a facilidade, pois todos queremos aproveitar os dias mais longos do verão. O legume principal desta salada é a couve-flor. Rica em cálcio, fósforo e vitamina C, tem baixa caloria, ideal para as dietas. Para deixar a receita um pouco diferente faremos um molho de queijo. Como ela leva, também, ovos podemos servi-la acompanhada só de arroz que já teremos uma refeição completa, com legumes e proteínas.


                                         COUVE-FLOR AO MOLHO DE QUEIJO


1 couve-flor
Sal para o cozimento
4 ovos
4 tomates
3 colheres das de sopa de manteiga ou margarina
1 colher das de sopa bem cheia de farinha de trigo
125 ml de leite (3/4 de xícara mais ou menos)
1 copo de requeijão
1 colher das de chá de páprica doce
1 colher de sobremesa rasa de sal para temperar
Salsa


Cozinhe a couve-flor por aproximadamente trinta minutos em água e sal. Reserve. Cozinhe os ovos e corte-os ao meio. Reserve. Corte os tomates em gomos e reserve. Numa tigela desmanche a farinha no leite. Em uma panela, leve a manteiga ou margarina ao fogo para derreter, acrescente o leite com a farinha e mexa, para não empelotar, até ficar cremoso. Acrescente então o requeijão e mexendo sempre cozinhe por mais uns dois minutos e retire do fogo. Escorra a couve-flor, coloque em uma saladeira ou refratário, decore com os tomates e os ovos, tempere com sal, mexendo bem e cubra com o molho de queijo. Pulverize a páprica, e o cheiro verde por cima.






segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

BOLINHO DE CHUVA

Todos estes dias chuvosos fizeram eu me lembrar da minha infância, principalmente da minha avó materna que aproveitava uma seqüência de dias nublados para fazer bolinho de chuva. Era uma delícia ouvir o barulho da colher batendo nas laterais da tigela onde ela preparava a massa do bolinho. Depois ficávamos esperando a fritura e ela nos deixava passá-los no açúcar com canela, enquanto tentávamos decifrar formas conhecida nos bolinhos. Surgiam porquinhos, elefantes, patinhos e o que a imaginação deixasse. O bolinho da minha avó não tinha receita, ela ia misturando os ingredientes, mas, hoje segue uma receita para que ele fique sempre gostoso todas as vezes que for preparado. Esta é a receita mais simples do bolinho para que possa ser feito com ingredientes que estão sempre no armário. Esta é mais uma sugestão para que as crianças, ainda em férias, se aventurem na culinária.



                                         BOLINHO DE CHUVA


1 ovo
3 colheres das de sopa de açúcar
1 xícara das de chá de farinha de trigo
½ xícara das de chá de leite
1 colher das de sopa de fermento em pó
Óleo para fritar
½ xícara das de chá de açúcar
1 colher das de chá de canela
Geléia de sua preferência



Numa tigela bata ligeiramente o ovo com a xícara de açúcar. Acrescente, alternadamente, a farinha de trigo e o leite, bata bem. Por último junte o fermento em pó. Numa frigideira aqueça o óleo e pingue, com o auxílio de uma colher, pequenas porções da massa, fritando-as até dourarem de ambos os lados. Coloque sobre papel absorvente ou em uma peneira para escorrer. Misture o açúcar restante com a canela e passe os bolinhos. Sirva a seguir, com a geléia de sua preferência.







segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

PRETZEL

Estamos em pleno mês de férias escolares para desespero total das mães que precisam ficar criando idéias para entreter as crianças. Acabam-se as brincadeiras e sobram horas para serem preenchidas. Uma idéia que vem lá da minha infância, que minha mãe e minha avó colocavam em prática é convidá-las para cozinharem. É uma forma muito gostosa de mostrar a elas as delícias e os cuidados que devem ter na cozinha. Esta receita que segue, é bem interessante para a iniciação na arte de cozinhar. É um tipo de bolachinha que elas podem enrolar em formatos diferentes antes de assar. Variar a cobertura com brigadeiro e granulado, doce de leite e coco, ou confeitos coloridos, será muito divertido. Como este quitute é vendido em alguns shopping centers, com certeza despertará o interesse dos pequenos. Esta quantidade é suficiente para quatro pessoas. Vamos à receita.


                                       PRETZEL

01 xícara das de chá de água morna
15 gramas de fermento biológico, próprio para pães
01 colher das de sopa de açúcar
01 colher das de chá de sal
02 xícaras das de chá de farinha de trigo
02 colheres das de sopa de margarina derretida
01 xícara das de chá de açúcar
01 colher das de chá de canela em pó
Margarina e farinha de trigo para untar a forma


Misture, numa tigela, a água morna com o fermento e dissolva-o bem. Cuidado para que a água na esteja muito quente para não queimar o fermento. O ideal é que você possa colocar o dedo dentro da vasilha com água morna sem queimá-lo. Coloque o sal, a colher de açúcar, a farinha de trigo e sove bem. Corte pequenos pedaços da massa, faça tirinhas redondas e uma as pontas dando a forma de um oito ou a que desejar. Coloque em forma untada de margarina e enfarinhada. Deixe crescer por aproximadamente trinta minutos. Leve ao forno pré-aquecido e asse por vinte e cinco minutos ou até ficarem levemente dourados. Retire do forno, passe na manteiga derretida e em açúcar misturada com a canela ou use outras coberturas como brigadeiro com granulado, doce de leite com coco ou confeitos coloridos.



segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

FRANGO À PARMEGIANA LIGTH

Terminadas as festas é hora de voltar à realidade da rotina diária. Para ajudar muitas pessoas que fizeram aquela velha promessa de emagrecer neste ano, hoje trazemos a receita de um frango bem ligth, e muito fácil de fazer. É feito com a parte nobre do frango, o peito, e para ficar dentro da proposta da dieta é feito no forno. Muitos podem pensar que peito de frango assado pode ficar ressecado e duro, porém este fica super macio e molhadinho. É uma variação do frango a parmegiana que não será frito. A facilidade e rapidez da receita também são perfeitas para quem trabalha e quer preparar a refeição rapidamente e, ainda, pode ser uma opção de receita bem fácil e rápida para quem está de férias no campo ou na praia.






                FRANGO A PARMEGIANA LIGTH



500 gramas de peito de frango em filés
1 sache ou lata de molho de tomate pronto
100 gramas de mussarela fatiada
Queijo parmesão ralado a gosto
1 colher das de chá de orégano
½ colher das de sopa rasa de sal
Suco de um limão


Tempere os filés de frango com sal e limão. Coloque cada filé entre duas folhas de filme plástico e bata levemente com um batedor de carne. Retire o filme e transfira os filés para um refratário ou assadeira, sem untar. Em seguida, leve ao forno pré-aquecido, por 20 minutos. Retire a assadeira ou refratário do forno e regue os filés com o molho de tomate. Cubra com as fatias de queijo mussarela, polvilhe com o orégano e o parmesão. Volte os filés ao forno e deixe gratinar por mais cinco minutos ou até que a mussarela tenha derretido. Sirva com arroz branco e salada.





terça-feira, 3 de janeiro de 2012

MOUSSE DE PROVOLONE

Fim de mais um ano. Para alguns, comemoração por excelentes e maravilhosas conquistas, para outros nem tanto, mas, com certeza, sempre o desejo de que as coisas boas se prolonguem no ano vindouro ou a esperança de que tudo mude para melhor. Promessas não cumpridas serão renovadas e novas promessas serão feitas. Para esta festa que é mais descontraída do que o Natal, a sugestão é de uma mousse refrescante que poderá, sem problemas, acompanhar a ceia ou ser servida, com torradas e cervejinha, para esperarmos por ela.


Deixo a frase de Carlos Drummond de Andrade para reflexão


Para sonhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.

UM MARAVILHOSO 2012 A TODOS


 
                                 MOUSSE DE PROVOLONE


250 gramas de queijo provolone
1 xícara das de chá de leite fervente
1 lata de creme de leite
1 envelope (12 gramas) de gelatina em pó sem sabor incolor
1 colher das de chá de sal.
Tomatinhos e folhas de alface para decorar


Primeiramente pique o provolone em tiras. Prepare a gelatina incolor sem sabor juntando o conteúdo da embalagem (12 gramas) a uma colher das de sopa de água fria e deixe hidratar por cinco minutos. Depois, coloque no microondas por 25 segundos ou leve ao fogo baixo até que a gelatina fique líquida, mas sem deixar que ferva. Coloque o leite para ferver e bata no liquidificador com o queijo picado, adicione o creme de leite e a gelatina, bata mais um pouco e despeje numa fôrma decorativa umedecida. Leve a geladeira por no mínimo duas horas antes de servir. Desenforme e decore com tomates cereja e folhas de alface ou como sua criatividade mandar.