quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

FELIZ 2012



Para sonhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre. - Carlos Drummond de Andrade
 

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

MACARRÃO DE LIMÃO

Como o tempo passa depressa! Já é Natal e nossa ceia está incompleta. Ficou para hoje a receita com ingredientes mais simples, que podem ser encontrados facilmente, para dar tempo de prepará-la, ainda, para a ceia desta noite ou para o almoço de amanhã. É uma receita de macarrão que vai acompanhar muito bem o lombo e o salpicão das publicações passadas. Esta receita é bem diferente de todas as que se conhecem de macarrão e creio que vai ser muito bem recebida. A dica é tomar cuidado com as raspas do limão ralando só a parte verde da casca para não amargar a receita. Aproveito, também, para desejar a todos um feliz e santo Natal. Que o menino Jesus derrame suas bênçãos sobre todos e que possamos sempre crescer no amor.


                                              MACARRÃO DE LIMÃO


1 cebola pequena ralada
200 gramas de presunto cortado em cubos
150 gramas de bacon cortados em cubos
2 limões
500 gramas de macarrão talharim
1 xícara das de chá de maionese
1 colher das de sopa de amido de milho
1 litro de leite
4 colheres das se sopa de manteiga ou margarina
3 colheres das de sopa de farinha de trigo
Noz noz-moscada ralada
1 colher das de sopa rasa de sal.

Coloque o bacon em cubos numa panela e deixe em fogo baixo até que doure e solte um pouco de gordura. Junte a cebola ralada dourando-a. Adicione o presunto e refogue por uns quinze minutos. Faça um molho branco: Numa panela, de fundo grosso, coloque a manteiga ou margarina e leve ao fogo baixo até que derreta. Junte a farinha de trigo e mexa para não formar grumos. Dissolva o amido de milho no leite frio e despeje sobre a panela de uma só vez. Coloque o sal e a noz-moscada e mexa, com um batedor de arame, ou colher de pau até ferver. Cuide para que não fiquem pelotas. Rale as cascas dos limões, mais com muito cuidado para que a parte branca que fica logo abaixo da casca verde do limão não seja afetada, pois se você ralar o limão com a pelinha branca dele pode amargar o prato. Despeje as raspas de limão no molho branco já fora do fogo e por último a maionese, incorporando tudo. Reserve. Cozinhe o macarrão de acordo com as instruções da embalagem e escorra. Coloque em um refratário e junte o presunto e o bacon refogados, com o molho que se formou e mexa bem. Despeje o molho branco, mexa novamente, e leve ao forno aquecido, coberto com papel alumínio, por vinte minutos para gratinar.

FELIZ NATAL A TODOS

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

BOLO DE ASSADEIRA COM GANACHE

Vamos seguindo com sugestões para as festas de Natal e Ano Novo. Chegou a vez da sobremesa. Escolhi uma receita que, para mim, é perfeita para completar uma ceia. É um bolo que fica requintado, mas de preparo fácil. Ele é assado junto com o recheio e servido na assadeira em que foi preparado, por isso não é trabalhoso. Ele leva uma cobertura de chocolate que possibilita uma decoração bem caprichada para agradar aos olhos e deixa a receita ainda muito mais deliciosa. E para finalizar devo acrescentar que ele deve ser servido gelado, bom para o nosso clima e ainda é econômico.



                                     BOLO DE ASSADEIRA COM GANACHE


Para a massa:


2 xícaras das de chá de açúcar
3 colheres das de sopa de manteiga ou margarina
4 ovos
1 xícara das de chá de leite
1 xícara das de chá de chocolate em pó
3 xícaras das de chá de farinha de trigo
1 colher das de sopa de fermento em pó

Para o recheio:

1 lata de leite condensado
2 latas de leite de vaca (use como medida a lata de leite condensado)
1 gema
2 colheres das de sopa de amido de milho
1 colher das de chá de baunilha
½ lata de creme de leite
½ colher das de sopa de manteiga ou margarina

Para a cobertura


250 gramas de chocolate meio amargo
½ lata de creme de leite
Castanha moída para decorar
Damasco para decorar
Folhas de hortelã para decorar


Primeiramente faça o recheio porque ele precisa estar frio. Pode ser preparado um dia antes. Misture o leite condensado, o leite de vaca, a gema, o amido de milho e leve ao fogo baixo mexendo até levantar fervura. Desligue o fogo acrescente a baunilha, o creme de leite e deixe esfriar.
Na batedeira bata claras em ponto de neve. Reserve. Em separado, também na batedeira, coloque o açúcar com a manteiga ou margarina, bata até ficar esbranquiçado. Junte as gemas, o leite, o chocolate, a farinha, o fermento em pó e por último, sem bater incorpore delicadamente às claras. Numa assadeira grande e funda, untada de manteiga e enfarinhada, coloque a massa do bolo. Por cima da massa vá distribuindo colheradas do creme (frio) por toda a assadeira. Leve para assar e forno pré-aquecido por 35 a 40 minutos. Retire do forno e deixe amornar. Para o ganache, derreta o chocolate meio amargo no microondas ou em banho-maria, junte a outra metade do creme de leite e mexa bem até incorporar bem. Coloque sobre o bolo, espere esfriar bem e decore a gosto. Deixe na geladeira até a hora de ir á mesa.



segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

SALPICÃO COM MOLHO ESPECIAL

A receita de hoje é para fazer companhia para o lombo da semana passada dando continuidade à proposta de pratos para a ceia de Natal ou Ano Novo. Vamos continuar, também, com pratos fáceis que podem ser preparados com antecedência para podermos ficar descansados e aproveitarmos bem todos os momentos destas deliciosas festas. E como estes festejos acontecem na estação mais quente do ano, o verão, nada melhor do que uma salada para ser servida gelada. Uma boa opção é um salpicão. O molho para temperá-lo torna-o mais leve e se usarmos produtos ligth o nosso corpo vai agradecer.


                                   SALPICÃO COM MOLHO ESPECIAL


Ingredientes para a salada:

1 cebola pequena
200 gramas de queijo mussarela
200 gramas de presunto
100 gramas de azeitonas
1 cenoura pequena
200 gramas de batata palha
¼ de salsão
1 maçã
Salsa
Sal a gosto

Ingredientes para o molho:

4 colheres das de sopa de maionese
4 colheres das de sopa de creme de leite
4 colheres das de sopa de requeijão


Rale a cebola, a cenoura e reserve. Corte a mussarela e o presunto em tirinhas, reserve. Pique o salsão, as azeitonas e a salsa. Deixe para picar a maçã na hora de juntar tudo para que ela não fique escura. Misture todos os ingredientes numa travessa, pique e junte a maçã e tempere com sal. Em separado, misture todos os ingredientes do molho até que tudo se encorpore e empregue. Decore a gosto.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

LOMBO NA CERVEJA


Dezembro chegou e com ele as festas de fim de ano. Tempo de reuniões das famílias e dos amigos. A partir deste domingo vamos fazer receitas especiais para estas festas. Elas serão especiais, porém fáceis e a maioria delas poderá ser feita com antecedência para sobrar tempo para aproveitar bem todos os momentos dos festejos. Vamos começar com a carne. Para variar ela não será com peru ou tender, já bem tradicionais. Vamos fazer uma receita de lombo. Para deixá-lo com cara de festa incluiremos abacaxi, e o faremos na cerveja preta.



                                         LOMBO NA CERVEJA


Ingredientes para a marinada:

1,500 Kg de lombo porco
1 colher e meia das de sopa de sal
3 dentes de alho
1 xícara das de chá de vinho branco seco
Suco de meio limão
Folhas de louro
Alecrim seco


Ingredientes para o lombo:

Farinha de trigo para empanar
2 colheres das de sopa de azeite
1 cebola
350ml de cerveja preta (pode ser uma latinha)
1 xícara das de chá de água
1 abacaxi



Como fazer:


Lave bem o lombo e coloque-o de molho na marinada de um dia para o outro. No dia seguinte retire o lombo e empane-o na farinha de trigo. Em uma panela de pressão, aqueça o azeite e doure o lombo de todos os lados até que fique bem corado. Pique bem a cebola e acrescente à panela. Junte o líquido da marinada, a cerveja e a água. Tampe a panela de pressão e cozinhe por trinta minutos, com fogo baixo, depois que começar a ferver. Abra a panela e acrescente o abacaxi e cozinhe, com a panela aberta por aproximadamente dez minutos. Para servir coloque o lombo numa travessa e enfeite com o abacaxi