segunda-feira, 31 de outubro de 2011

BOLINHO DE BACALHAU

Um bolinho da culinária portuguesa que é muito apreciado por nós brasileiros é o de bacalhau. A receita mais tradicional, que é feita com batata, é excelente, mas dependendo da qualidade do bacalhau que for usado apresentará variações que podem interferir no resultado final. Esta receita um pouco modificada, de hoje, leva mandioca no lugar da batata, pode ser feita com qualquer bacalhau e depois de frito o bolinho fica bem sequinho e crocante. Atendendo aos pedidos vamos ao bolinho de bacalhau. Na hora de comer, depois da primeira mordida, regue com um pouco de azeite de oliva, acompanha bem refeições ou pode ser um delicioso aperitivo.



                                    BOLINHO DE BACALHAU

300 gramas de bacalhau
500 gramas de mandioca cozida
1 colher de sobremesa rasa de sal
2 colheres das de sopa de salsa picada
1 clara de ovo
1 xícara das de chá de farinha de rosca
Óleo para fritar.


Dessalgando o bacalhau:

Lave bem o bacalhau em água corrente, coloque em uma vasilha, cubra com água, tampe e leve a geladeira por três a quatro dias, trocando a água diariamente. Depois disso, leve ao fogo com água até levantar fervura, desligue o fogo, deixe esfriar, retire as peles e as espinhas e desfie bem o bacalhau. Ponha o peixe desfiado num pano de prato, esprema e esfregue bem para que fique ainda mais desfiado. Reserve. Cozinhe a mandioca na panela de pressão, com água, por dez minutos, contados depois que começar a ferver. Escorra e, ainda quente, passe-a pelo espremedor. Em uma tigela, coloque o bacalhau, a mandioca espremida e tempere com o sal e a salsa. Misture até formar uma massa. Bata a clara em neve e incorpore delicadamente a esta massa de bacalhau. Molhe as mãos com água, molde os bolinhos e passe-os na farinha de rosca. Em uma panela pequena alta, aqueça o óleo e frite os bolinhos quatro ou cinco de cada vez até dourar. Sirva em seguida como petisco ou acompanhamento.





segunda-feira, 24 de outubro de 2011

ESTROGONOFE DE BERINJELA

Um prato que a maioria das pessoas aprova é o estrogonofe. Ele aparece na versão tradicional, de filé de carne bovina, ou em outras como de peito de frango, de salsicha, de camarão, até de chocolate, mas a receita de hoje é de estrogonofe de legume. Sim. Ela é feita com o mais democrático dos legumes que já encontrei e que permite muitas variações, a berinjela. A princípio alguns podem torcer o nariz para esta variação, porém depois do prato pronto, posso garantir que o resultado é surpreendente. A aparência e o sabor são muito bons. Vamos deixar de lado qualquer preconceito e experimentar esta delícia. Sirva com arroz branco e batata palha.


                                ESTROGONOFE DE BERINJELA


Para a primeira etapa:

2 berinjelas cortadas em cubos médios com a casca
½ xícara das de chá de vinagre
2 colheres das de sopa de sal

Para a segunda etapa:

2 dentes de alho picados
½ colher das de sopa de orégano
1 colher das de sobremesa rasa de sal
¼ de xícara das de chá de azeite

Para a terceira etapa:

2 colheres das de sopa de azeite
1 dente de alho picado
1 cebola picada
1 colher das de sopa de catchup
1 colher das de sopa de mostarda
1 caixinha de creme de leite
½ copo de requeijão cremoso
2 colheres das de sopa de cheiro verde picadinho
1 colher das de chá de orégano
100 gramas de tomate seco
1 tablete de caldo de carne dissolvido em 250 ml de água quente
1 colher das de sopa bem cheia de maizena
Azeitonas pretas picadas a vontade


Primeira etapa:

Coloque as berinjelas cortadas de molho na água com vinagre e sal por uma hora.

Segunda etapa:

Escorra a água da berinjela, esprema e coloque em um refratário para ir ao microondas. Espalhe sobre elas o alho, o orégano, o sal e o azeite e leve ao forno de microondas por oito minutos. Se não tiver microondas leve ao forno convencional por quinze minutos. Reserve.


Terceira etapa:

Frite o alho e a cebola no óleo, adicione o catchup, a mostarda, o creme de leite e o requeijão e ferva por cinco minutos com o fogo baixo. Junte o cheiro verde, o orégano, o tomate seco, e as berinjelas e metade do caldo de carne e cozinhe mais três minutos com o fogo ainda baixo. Dissolva a colher de maisena no caldo restante que deve estar frio e junte ao refogado com as azeitonas e cozinhe por mais quatro minutos. Desligue o fogo e sirva a seguir.





segunda-feira, 17 de outubro de 2011

SALADA MARROQUINA

Altas temperaturas são perfeitas para churrascos nas chácaras ou clubes junto a uma piscina. Nesses encontros descontraídos ninguém quer ficar muito tempo preparando o que comer. Ideal é levar a comida já pronta de preferência que se coma gelada, que seja quase uma refeição completa, leve para acompanhar as carnes e que possa ser preparada na véspera. Para ser um diferencial, acrescentaremos a esta praticidade toda um sabor exótico vindo do oriente que casa muito bem com o churrasco. Esta salada rende uma porção bem generosa. Para saboreá-la podemos reunir a família e os amigos.


 
                                           SALADA MARROQUINA


1 xícara de trigo para quibe
1 peito de frango
2 maçãs verdes pequenas
2 maçãs vermelhas pequenas
1 pimentão verde pequeno
1 pimentão vermelho pequeno
1 xícara das de chá de uvas passas escuras
½ xícara das de chá de azeitonas verdes
½ xícara das de chá de hortelã
½ xícaras das de chá de salsinha
1 cebola média
Suco de um limão
1 colher das de sopa de azeite de oliva
½ colher das de sopa de sal
250 gramas de maionese
1 xícara das de chá de cogumelo

 

Deixe o trigo para quibe três horas de molho coberto com água. Enquanto isso cozinhe o peito de frango na panela de pressão em água e sal por trinta minutos,. Retire da panela, deixe esfriar e desfie bem. Pique em quadradinhos pequenos as maçãs verde e vermelha, os pimentões verde e vermelho, o hortelã, a salsinha, a cebola e os cogumelos. Escorra o trigo e esprema para que fique bem seco. Numa vasilha bem grande misture todos os ingredientes, tempere com o sal, o limão e o azeite. Junte, por fim a maionese e mexa bem. Leve a geladeira por no mínimo duas horas antes de servir. Decore com folhas de hortelã.



segunda-feira, 10 de outubro de 2011

BOLO DE CHOCOLATE FÁCIL

O dia das crianças está chegando e guloseimas para diverti-las existem muitas, mas seria interessante levá-las para a cozinha para que tenham contato com o preparo de alimentos. Em algum momento da vida esta experiência poderá ajudá-las. Vou sugerir um bolo que faz muito sucesso entre as crianças porque é de chocolate, ingrediente imprescindível para agradá-las. Deixá-las participarem do preparo é muito divertido, porque este bolo é feito na própria forma em que vai ser assado e leva ingredientes de certa forma inusitados para um bolo, como vinagre e bicarbonato. Levem as crianças para a cozinha e se divirtam preparando este delicioso bolo de chocolate.


                               BOLO DE CHOCOLATE FÁCIL



Para o bolo:

3 xícaras das de chá de farinha de trigo
2 xícaras das de chá de açúcar
½ colher das de chá de sal
2 colheres das de chá de bicarbonato de sódio
6 colheres das de sopa de achocolatado
2 colheres das de sopa de vinagre
1 colher da de chá de baunilha
¾ de xícara das de chá de óleo
2 xícaras das de chá de água

Para a calda:

6 colheres das de sopa de achocolatado
6 colheres das de sopa de manteiga
1 pitada de sal
6 colheres das de sopa de açúcar
2/3 de xícara das de chá de leite

Numa assadeira de tamanho médio de 25x15cm mais ou menos, sem untar, coloque a farinha, o açúcar, o sal, o bicarbonato e o achocolatado, misture muito bem. Faça três buracos na mistura um ao lado do outro, e coloque o vinagre num buraco, a baunilha em outro e o óleo no último, regue tudo com água e mexa, delicadamente, até que tudo se transforme na massa do bolo. Leve ao forno para assar por trinta minutos. Enquanto isso prepare a calda. Junte todos os ingredientes e leve ao fogo por dez minutos. Quando o bolo estiver assado, retire do forno e ainda quente, corte em quadrados, regue com a calda e espere esfriar.




segunda-feira, 3 de outubro de 2011

FRANGO ASSADO COM LARANJA

Com as temperaturas subindo, devemos começar a deixar nossos pratos mais leves. A receita deste domingo é para as pessoas que gostam da alquimia de misturar sabores na culinária. O ingrediente principal, o peito de frango, será saborizado com ervas e laranja. Ainda temos o molho para acompanhá-lo onde o sabor especial fica por conta da adição do vinho. Vejam que interessante mistura. Ficaram curiosos para saber o resultado? Mãos a obra, que tal preparar esta receita que pode ser atribuída a grandes chefes, para a família? Ela merece todo o nosso carinho. Quase me esqueço de ressaltar que esta receita tem preço baixo e é muito fácil de preparar.




                                     FRANGO ASSADO COM LARANJA


1 laranja
1 dente de alho amassado
1 colher das de chá de alecrim seco
1 quilo de peito de frango cortado em pedaços
2 colheres das de sopa de azeite
½ xícara das de chá de vinho branco
½ xícara das de chá de caldo de galinha
1 colher das de sopa rasa de sal

 

Descasque e corte as laranjas em fatias finas e ponha em uma vasilha. Junte a ela o alho amassado e o alecrim e misture bem. Coloque, então, os pedaços de peito de frango e o sal e misture bem. Regue com o azeite, cubra com papel filme e deixe descansar para tomar gosto, na geladeira, até o dia seguinte. Transfira o frango, no dia seguinte, para uma assadeira, com todos os temperos, e leve para assar em forno médio pré-aquecido, até dourar. Mais ou menos quarenta e cinco a cinqüenta e cinco minutos. Quando o frango ficar macio, retire os pedaços da assadeira, coloque num refratário e deixe no forno desligado para manter aquecido. Junte ao molho que se formou na assadeira o vinho e leve a ao bico de gás do fogão e deixe ferver. Junte o caldo de galinha, mexa e sirva com o frango. Sugiro acompanhar este prato com arroz branco e salada.