segunda-feira, 26 de setembro de 2011

FRITADA DE SARDINHA

Nossa receita de hoje é cheia de coisas boas, a começar pela praticidade, diria que é sob medida para a total falta de tempo ou para quem quer ganhar um pouco de tempo. Além de ser de preparo fácil e rápido, seu principal ingrediente já vem prontinho, é só usar o abridor de latas. Ela é, também, muito saudável porque este ingrediente enlatado é a sardinha, rica em ômega três que faz bem ao nosso coração. A favor desta maravilhosa receita temos, ainda, que a sardinha é em molho de tomate e, embora ela se chame fritada de sardinha seu preparo é no forno, podendo, dessa forma, ser considerada light. Nem precisava mais nada, mas além de tudo o que já foi dito sobre ela, ainda resta o seu sabor que é muito bom.


                                                FRITADA DE SARDINHA


1 lata de sardinha da grande (com molho de tomate)
1 cebola média
2 tomates
10 azeitonas verdes sem caroço
1 lata de ervilha
1 colher das de sobremesa bem rasa de sal
3 ovos
2 colheres das de sopa bem cheias de farinha de mandioca torrada.


Amasse as sardinhas com um garfo. Reserve. Pique bem a cebola, os tomates, as azeitonas e escorra bem a água da ervilha. Numa forma refratária, coloque primeiro a sardinha esmagada, a cebola, os tomates as azeitonas e a ervilha e misture tudo muito bem. Coloque uma pitada de sal para temperar. Reserve. Numa batedeira, coloque as claras e bata em ponto de neve, junte o sal restante, as gemas e bata novamente. Acrescente as duas colheres de farinha de mandioca e misture, delicadamente, sem bater. Coloque um quarto desta mistura no refratário sobre a sardinha e misture bem. Coloque o restante das claras sobre esta mistura e nivele a superfície. Leve para assar por vinte minutos, até dourar. Sirva com arroz branco e salada de sua preferência.



segunda-feira, 19 de setembro de 2011

PASTELÃO DE CARNE

O meu primeiro emprego foi num escritório que ficava no centro da cidade. Localizava-se perto do Bar do Sebastião que era chamado carinhosamente de “Bar do Bastião”. Acredito que era a única pizzaria da cidade naquela época, o ponto de encontro das famílias nos finais de semana para saborear a deliciosa “pizza do Bastião”. Todas as tardes, na hora do lanche, um dos funcionários do escritório se dirigia até o bar para comprar o lanche. Entre salgadinhos, pedaços de pizzas, sorvetes e chocolates, o que eu mais gostava era o pastelão feito pela esposa do Sebastião. Era um salgado disputadíssimo, tínhamos que fazer reserva antecipadamente, porque no mesmo instante que ia para a vitrine de vidro, que ficava em cima do balcão, desaparecia. Desta forma o pastelão era sempre saboreado quentinho, porque não dava tempo de esfriar. Nunca consegui a receita daquele pastelão, mas este de hoje também fica muito saborosa. Sirva no lanche.


                                          PASTELÃO DE CARNE


Para a massa:

2 xícaras das de chá de farinha de trigo
6 colheres das de sopa de margarina
2 ovos batidos
1 colher das de chá de fermento em pó
1 colher das de sobremesa rasa de sal
1 gema para pincelar
Manteiga para untar
Farinha de trigo para polvilhar

Para o recheio:

3 colheres das de sopa de azeite
300 gramas de carne moída
1 cebola grande picada
1 tomate picado em quadradinhos
½ xícara das de chá de azeitonas pretas picadas
1 colher das de sobremesa rasa de sal.

Preparando a massa:

Coloque a farinha, a margarina, o sal, os ovos levemente batidos e o fermento em pó em um recipiente. Misture com as mãos, até virar uma bola. Se necessário coloque um pouco mais de farinha. Deixe descansar por dez minutos.

Fazendo o recheio:

Em uma panela, aqueça o azeite e frite primeiramente a carne até dourar bem. Acrescente a cebola, o tomate, as azeitonas e o sal. Mexa, desligue o fogo.


Divida a massa em quatro partes iguais. Em uma superfície enfarinhada, abra cada pedaço da massa com um rolo. Corte em formato redondo, coloque um quarto do recheio e dobre a massa unindo as bordas. Enrole um pouco as bordas para que não abra na hora de assar. Coloque os pastelões em assadeira untada de margarina e polvilhada com farinha de trigo. Pincele com a gema batida e leve ao forno pré-aquecido por vinte minutos. Sirva no lanche.








segunda-feira, 12 de setembro de 2011

BERINJELA À PAEMEGIANA LIGTH

O preparo de alimentos de uma forma mais saudável está se tornando cada vez mais presente na cozinha do dia a dia. É recomendável abolir, principalmente, as frituras do nosso cardápio. Pensando nisso, hoje vamos apresentar um prato que normalmente é feito frito, porém vamos prepará-lo cozinhando seu principal ingrediente. Podemos afirmar que este prato é completo, nele encontramos o legume e a proteína, para completar a refeição sirva com arroz branco, podendo-se acrescentar uma salada de folhas e pronto. É uma receita muito simples e barata e light.



                                            BERINJELA A PARMEGIANA LIGHT

 

2 berinjelas médias
1 colher de sobremesa rasa de sa1
1 lata ou um sache de molho de tomate pronto
150 gramas de presunto fatiado
150 gramas de mussarela fatiada
Queijo parmesão ralado a vontade


Descasque as berinjelas e corte-as no sentido do comprimento, em fatias não muito finas, de meio centímetro mais ou menos. Passe metade do sal nas fatias e deixe repousarem por trinta minutos, para não amargar. Coloque as fatias num saco plástico, com uma colher das de sopa de água e leve ao microondas por oito minutos, ou cozinhe as fatias, em água e sal, até que fiquem macias, porém, sem desmanchar. Espere esfriar um pouco. Agora já vamos montar o prato. Coloque no fundo de um refratário um pouco de molho de tomate, arrume por cima algumas fatias de berinjela, uma ao lado da outra, sem que fiquem sobrepostas, salpique com um pouco do sal restante. Regue as fatias com mais um pouco de molho de tomate e cubra com fatias de presunto e em seguida com mussarela, coloque molho, novamente e berinjela, sal e vá repetindo as camadas até terminarem os ingredientes. A última camada deverá ser de molho de tomate e queijo parmesão ralado. Leve ao forno por quinze a vinte minutos para gratinar. Sirva a seguir com arroz branco e salada de folhas.








terça-feira, 6 de setembro de 2011

BOLO DELÍCIA DE LIMÃO

Costumo sempre associar a culinária a amor. Não vejo o ato de cozinhar de outra forma senão como um carinho, pois sempre que se prepara um alimento o desejo é o de agradar a nós mesmos ou a outros. As minhas lembranças de pessoas queridas de minha vida são também relacionadas a certas comidas, minha avó paterna fazia um doce de leite e um queijo de que tenho a impressão terem sido sabores únicos que não provei jamais iguais. Já a minha nona, italiana, fazia polentas deliciosas doces e salgadas que também deixaram saudades. E da minha mãe o sabor é dos bolos, que ela sempre fazia de diferentes sabores um mais gostoso que o outro. A receita de hoje é de um bolo. Nem preciso dizer como é gostoso o nome já o diz.



                                      BOLO DELÍCIA DE LIMÃO



Para a massa:

3 xícaras das de chá de farinha de trigo
2 colheres das de chá de fermento em pó
½ colher das de chá de sal
6 colheres das de sopa rasas de manteiga ou margarina em temperatura ambiente
2 xícaras das de chá de açúcar
4 ovos
1 xícara das de chá de leite
Raspas de 2 limões
Manteiga ou margarina para untar e farinha de trigo para polvilhar


Para o glacê

1/3 de xícara das de chá de suco de limão
1 xícara das de chá bem cheia de açúcar


Preaqueça o forno. Unte uma fôrma redonda de buraco no meio com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Numa tigela peneire a farinha, o fermento e o sal. Reserve. Na batedeira, bata a manteiga até que fique fofa. Adicione o açúcar e bata apenas para misturar. Junte os ovos, um a um, batendo bem. Diminua a velocidade e adicione os ingredientes peneirados aos poucos, alternando com o leite. A cada adição, bata para misturar. Desligue a batedeira, adicione as raspas de limão, misture com uma espátula e transfira para a fôrma. Leve ao forno já aquecido, em temperatura média e deixe assar por aproximadamente 45 minutos. Espete um palito no bolo para verificar o ponto. Se o palito sair sujo de massa, deixe assar mais um pouco. Depois de assado, retire o bolo do forno e deixe esfriar por mais uns 5 minutos. Enquanto o bolo esfria, numa tigelinha, misture bem o suco de limão e o açúcar. Reserve. Num prato grande, desenforme o bolo e espalhe o glacê com uma colher, fazendo escorrer pelas laterais. Deixe esfriar e sirva.