segunda-feira, 29 de agosto de 2011

CARNE SECA AO FORNO

Passei um bom tempo com esta receita guardada, achando que ela não ia dar certo. Engraçado essa intuição culinária. Muitas vezes só de dar uma lida na receita praticamente visualizamos o prato pronto, quase podemos sentir o seu aroma. Em outras ocasiões, a receita fica lá guardada. Passamos os olhos por ela várias vezes, a intuição culinária, nos diz que não vai dar certo, e lá vai ela, novamente, para o fundo da gaveta. Repetimos este processo inúmeras vezes e ela é sempre descartada. Um dia, talvez com menos rigor crítico, chama-nos a curiosidade de testá-la e podemos ser surpreendidos. Foi o que aconteceu com esta receita de carne seca que se revelou fácil e muito gostosa.



                                              CARNE SECA AO FORNO

1Kg de carne seca
5 colher das de sopa de azeite
4 batas de tamanho médio
4 ovos
1 cebola grande
2 pimentões
3 tomates


Cozinhe a carne seca, na panela de pressão, no fogo baixo, por cinqüenta minutos, contados depois que começar a ferver. Depois de fria, corte em pedaços. Reserve. Cozinhe as batatas, cortadas em rodelas não muito finas, mas não deixe amolecer muito porque ela vai ao forno. Reserve. Cozinhe os ovos, e corte-os também em rodelas. Corte a cebola em rodelas e tire as sementes dos pimentões cortando-os em tirinhas. Finalmente corte os tomates em quadradinhos. Unte uma forma refratária com uma colher de azeite. Coloque a carne seca e a batata. Leve ao forno e asse, por 25 minutos, virando de vez em quando. Retire o refratário do forno, coloque por cima da carne o ovo, a cebola, o tomate e o pimentão, regue com o resto do azeite e volte ao forno por mais quinze minutos. Não esqueci de colocar sal, a carne seca já é bem salgada. Sirva com arroz branco.



segunda-feira, 22 de agosto de 2011

TORTEI

Muitas receitas vão se perdendo no tempo, esquecemos os pratos que nossas avós e mães faziam. Quando nos damos conta aquela comida deliciosa que experimentamos ficou só na memória sem receita para ser preparada. Há algum tempo, comecei com uma lembrança insistente de um prato que eu conheci, nem me lembro como e que nunca havia preparado. Pesquisei, encontrei, preparei e depois do prato pronto e aprovado pelos degustadores de plantão poderei compartilhar. Vamos a ele. Trata-se de tortei, uma massa muito saborosa recheada com abóbora madura. Este recheio concede leveza e delicadeza à massa. Ela pode ser feita num domingo ou feriado, juntando a família na cozinha para colocar a mão na massa.



                                                       TORTEI

Para o recheio:


1 abóbora madura média
2 colheres das de sopa de farinha de trigo
1 xícara das de chá de queijo parmesão ralado
1 colher das de sobremesa rasa de sal
1 colher das de chá rasa de canela em pó
2 colheres das de sopa bem cheias de farinha de rosca.

Para a massa:

2 xícaras das de chá de farinha de trigo
2 ovos
½ xícara das de chá de água

Para finalizar:

Molho de tomate.
Queijo parmesão ralado a gosto

Preparando o recheio:

Descasque, retire as sementes e cozinhe a abóbora em água até que fique bem macia. Se desejar cozinhe no microondas para não juntar muita água. (Coloque os pedaços de abóbora em um saco plástico, junte duas colheres das de sopa de água feche o saquinho enrolando a boca, porém sem dar nó, coloque num refratário e leve ao microondas por seis a oito minutos). Coloque a abóbora cozida numa vasilha, amasse bem e junte os outros ingredientes, mexendo bem. Reserve.


Preparando a massa:


Coloque a farinha numa vasilha, junte os ovos e vá colocando água aos pingos sovando bem a massa, até que solte das mãos. Abra a massa com o rolo, em superfície enfarinhada, de modo que fique bem fininha. Corte a massa em quadrados e recheie com a mistura de abóbora. Dobre a massa e feche as

As laterais com o auxílio de um garfo, apertando bem para não abrir. Ferva bastante água com sal, como para cozinhar macarrão, cozinhe os torteis como nhoque, quando subirem á superfície estão prontos, escorra, e sirva com molho de tomate ou outro de sua preferência e queijo parmesão ralado
.

 


segunda-feira, 15 de agosto de 2011

CARACÓIS DE QUEIJO

Pão feito em casa é muito gostoso, podemos fazê-los, doces, salgados simples ou recheados. Com a minha mãe aprendi a fazer roscas doces deliciosas, mas só há pouco tempo, conheci a rosca recheada salgada. Ao ler a receita não tive dúvida alguma de que seria maravilhosa. Ela leva queijo e orégano, como poderia não ficar boa? Ela demanda algum tempo livre, porque como toda receita de pão deverá ser observado o crescimento, então é uma receita para ser feita sem pressa. Ela fica macia, fofinha, molhadinha e com um sabor muito especial. Rende uma rosca grande, então é perfeita para ser compartilhada, com a família ou com amigos.


                                                  CARACÓIS DE QUEIJO

Para a massa:

60 gramas de fermento biológico
1 colher das de chá de açúcar
1 xícara das de chá de leite morno
1 colher das de sobremesa rasa de sal
½ xícara das de chá de óleo
3 ovos
4 xícaras das de chá de farinha de trigo

Para o Recheio:

1 caixa de creme de leite 200 gramas
200 gramas de margarina
1/4 de xícara das de chá de queijo parmesão ralado
½ xícara de queijo prato ralado ou picado bem fininho
1 gema para pincelar

Para o molho
1 caixinha de creme de leite 200 gramas
½ xícara das de chá de leite
1 colher das de chá de sal
½ colher das de sopa de orégano
½ xícara das de chá de queijo parmesão ralado


Massa: Misture todos os ingredientes, amasse bem até formar uma bola. Coloque a farinha aos poucos e se necessário, acrescente um pouco mais. Cubra e deixe descansar por uma hora. Enquanto isso misture todos os ingredientes do recheio. Reserve. Unte com óleo uma forma de buraco no meio bem grande. Divida a massa em quatro partes, abra com o rolo, cada uma das partes, em formato de retângulo de 32 cm por 20 cm, mais ou menos e espalhe um quarto do recheio. Enrole como rocambole e corte em fatias de três centímetros. Coloque as fatias na assadeira umas sobre as outras formando camadas.

Não se preocupe se o receio sair um pouco ou as fatias ficarem tortas, no final vai dar tudo certo. Bata a gema com um garfo, pincele toda a superfície da rosca e deixe crescer por mais quinze minutos. Leve ao forno pré-aquecido moderado 180º por uma hora. Quando terminar de assar, misture os ingredientes do molho. Retire o pão do forno, despeje o molho por cima, com cuidado, abrindo as laterais com uma faca para que ele penetre na rosca e sirva.



segunda-feira, 8 de agosto de 2011

PUDIM DE PÃO

Lembro-me que, quando eu era pequena, sobrava bastante pão, não só na minha casa, como nas outras também. Uma receita que fazia muito sucesso entre as mulheres da época era um pudim, feito com pão amanhecido, que não imagino porque, era denominado mata fome. Eu não gostava muito, porque creio que já despertando para os sabores da culinária, achava que, da maneira como era feito, ficava meio pesado, meio ressecado. Daquela época, ficou o desejo de fazer com que pudéssemos aproveitar bem o pão amanhecido, numa receita que ficasse leve e saborosa. Assim, descobri esta maravilhosa receita de pudim de pão. As raspas de limão dão um sabor todo especial a esta delícia. Ela é baratinha, fácil de fazer e prazerosa de se comer.


                                                 PUDIM DE PÃO


3 pães franceses amanhecidos
3 ovos
1 colher das de sobremesa de raspas de limão
Meio litro de leite
2 xícaras das de chá de açúcar
4 colheres das de sopa de açúcar para o caramelo


Coloque as quatro colheres de açúcar numa forma de pudim com furo no meio e leve direto à chama do fogão, em fogo baixo até que derreta. Espalhe o açúcar por toda a forma caramelizando-a no fundo e nas laterais. Reserve. Corte os pães em rodelas de dois centímetros de espessura cada uma. Distribua as rodelas de pão no fundo da fôrma, colocando-as umas sobre as outras até que terminem as rodelas e preencha toda a fôrma. Reserve. Rale o limão para obter as raspas, com cuidado, para não ralar a parte branca junto, porque senão vai ficar amarga. Reserve. No liquidificador, bata, o leite, os ovos e o açúcar. Acrescente as raspas de limão e despeje a mistura sobre o pão, na fôrma. Deixe descansar por dez minutos. Enquanto isso pré-aqueça o forno. Asse em banho-maria no forno já quente por 45 minutos. Espere amornar e desenforme. Não deixe esfriar completamente para desenformar para não grudar.






segunda-feira, 1 de agosto de 2011

FRANGO A BAIANA

Fico procurando receitas que sejam práticas e que permitam variações, para não ficar sempre na mesmice. Mas, o corte de frango, que me dá um trabalho danado é o tal do peito. Como é difícil fazer o peito de frango ter uma cara diferente. Com árduas pesquisas e muitos fracassos, misturando e variando ingredientes, algumas vezes este corte fica, digamos, meio disfarçado. Como vamos poder constatar na receita de hoje, que dá um sabor diferente ao peito por conter leite de coco entre os seus ingredientes e, ainda, fica com uma textura aveludada por conta do requeijão. Ela também se enquadra na classificação de bem fácil.



                                                   FRANGO A BAIANA



1 peito de frango de mais ou menos 700 gramas
3 tomates grandes, se forem pequenos coloque quatro
Cheiro verde picado a gosto
½ xícara das de chá de azeitonas verdes picadas
1 lata de milho verde
100 gramas de cogumelos fatiados
1 vidro de leite de coco
1 copo de requeijão cremoso
Queijo parmesão ralado a gosto
1 cebola
Margarina para untar


Lave e tire a pele do peito de frango. Coloque em uma panela de pressão, com água e sal e cozinhe depois que começar a ferver, com o fogo baixo, por trinta minutos. Deixe esfriar e desfie o peito de frango. Num recipiente, misture o peito de frango desfiado ao milho verde, os cogumelos, o leite de coco e o requeijão. Reserve. Em uma panela, misture os tomates cortados em pedaços pequenos, o cheiro verde, a cebola picada, e as azeitonas e leve ao fogo, mexendo bem até que fique um molho e os tomates derretam. Junte este molho à mistura de frango. Mexa bem. Coloque tudo num refratário untado de margarina, cubra com o queijo parmesão ralado e leve ao forno para gratinar por quinze a vinte minutos. Sirva com arroz branco e salada de folhas.