domingo, 26 de junho de 2011

PEIXE EMPANADO ASSADO

Faz, já, algum tempo que o peixe não aparece por aqui, então faremos hoje uma receita com esta carne que tão bem faz para a saúde e para o paladar. Embora o preço do pescado esteja um pouco salgado, esta receita leva um peixe que não é dos mais caros, tem um preço razoável. Eu aconselho que se use o filé de mapará, pelo teor de gordura, presente nesta espécie. Já testei com filé de merluza, mas o resultado não foi tão bom. Já com o mapará, os filés ficam macios e saborosos. Por ser muito prática, esta receita pode ser um curinga, pois seu preparo rápido serve para os dias em que as horas se encurtam. Quem quiser pode deixar os filés já empanados, na geladeira, e assar no dia seguinte, na hora de servir, bom para quem trabalha. Ela também é de certa forma, light porque é assada. Depois de prontos, quem desejar pode colocar molho vermelho e mussarela e levar para gratinar transformando-a em filé à parmegiana. Sirva com arroz branco, salada mista de folhas e legumes.


 
                                                PEIXE EMPANADO ASSADO


700 gramas de filé de mapará
1 colher das de sopa rasa de sal
1 limão grande
4 dentes de alho
1 xícara das de chá bem cheia de farinha de mandioca torrada



Lave bem e limpe os filés. Pique o alho, bem picadinho. Numa vasilha, coloque os filés e tempere-os, com o alho, o sal e o limão espremido e deixe tomar gosto por aproximadamente quinze minutos. Coloque a farinha de mandioca, numa travessa rasa e vá empanando os filés de todos os lados, e colocando-os em uma assadeira, sem untar. Leve ao forno pré-aquecido por exatamente trinta minutos, desligue e sirva a seguir, enquanto ainda está quente e crocante. Se desejar a parmegiana é só jogar um molho vermelho, fatias de mussarela e queijo parmesão e gratinar por mais ou menos uns dez minutos. Como sugerido acima sirva com arroz branco e salada mista.










segunda-feira, 20 de junho de 2011

COZIDO DE MÚSCULO COM LINGUIÇA

Não é sempre que temos inspiração para misturar sabores. Ficamos sempre fazendo as carnes do mesmo modo. Um exemplo típico é o músculo de boi que se não for para a sopa será cozido, na panela de pressão, com molho de tomate e batatas. Podemos e devemos mudar este cozido. O músculo por si só já é saboroso, mas, permite-nos deixá-lo ainda melhor. Vamos ousar um pouco, nesta receita de hoje, que é daquelas que todos adoram: panela de pressão, trabalho só de picar os ingredientes e muitos elogios. Esta receita é ótima para acompanhar polenta, purê de batatas e o arroz nosso de cada dia.



                                 COZIDO DE MÚSCULO COM LINGUIUÇA



2 colheres das de sopa de manteiga ou margarina
1 colher das de sopa de óleo ou azeite
1 quilo de músculo cortado em quadradinhos
2 colheres das de sopa rasas de farinha de trigo
½ quilo de lingüiça calabresa
½ xícara das de chá de cebolinha picada
2 xícaras das de chá de água
3 tomates
1 folha de louro
1 colher das de sopa de sal



Tire a pele da lingüiça calabresa e corte cada uma em quatro partes. Reserve. Passe os cubinhos de músculo na farinha de trigo, envolvendo-os bem. Reserve. Numa panela de pressão, aqueça a manteiga ou margarina e o óleo ou azeite, juntos até que esquentem bem, coloque os pedaços de músculo, e frite até que fiquem douradinhos e macios. Acrescente, então, a água, os tomates picados, a folha de louro e o sal. Junte a calabresa reservada, tampe a panela e leve ao fogo, depois que começar a ferver, abaixe o fogo e cozinhe por uma hora. Sirva com polenta, queijo ralado, purê de batas e salada de rúcula.



terça-feira, 14 de junho de 2011

BOLO DE FUBÁ COZIDO

E chegaram as festas juninas de tanta tradição em nossa cidade. Para não deixar passar este mês sem um doce típico, e para atender aos pedidos para esta receita específica, vamos hoje, com o bolo de fubá cozido. Ele tem um pré-cozimento, que o torna muito fofinho. Pode ser feito para as festas juninas, ou ser servido num lanche ou, ainda, como sobremesa. Para servi-lo num lanche da tarde sugiro que seja acompanhado de chá de erva doce, ou gengibre para aquecer este friozinho. E para a sobremesa, sirva com sorvete de creme. Muitas pessoas dizem que o bolo de fubá fica pesado, porém, não é o caso desta receita. Você terá um bolo que só leva fubá e fica fofo, leve e delicioso.




                                        BOLO DE FUBÁ COZIDO



2 xícaras das de chá de fubá
2 xícaras das de chá de açúcar
1 xícara das de chá de óleo
1 e ½ xícara das de chá de leite
1 pitada de sal
1 colher das de chá de erva doce
3 ovos
1 colher de fermento em pó
Margarina para untar
Farinha para polvilhar
Canela em pó para polvilhar


Numa panela, coloque o fubá, o açúcar, o óleo, o leite, o sal e o erva doce e cozinhe em fogo brando, mexendo sempre até ferver. Retire do fogo e deixe esfriar. Depois de frio, bata, ligeiramente os ovos, claras e gemas juntos e incorpore ao cozido de fubá, com uma colher, sem levar à batedeira, até que misture bem. Por último, junte o fermento em pó e mexa, novamente, até que fique bem misturado. Unte uma forma de buraco no meio, de uns quinze centímetros de diâmetro, mais ou menos, com margarina. Misture a farinha de trigo com a canela em pó e polvilhe a forma. Despeje aí a massa do bolo e leve para assar em forno pré-aquecido, com o gogo alto por 35 a 40 minutos, ou até que enfiando um palito este saia limpo. Espere amornar e desenforme.



segunda-feira, 6 de junho de 2011

ARROZ COM BACON

Aproveitando as sobras. Muitas vezes ficamos requentando aquelas sobras, porém podemos sempre transformar as sobras em uma nova receita, bem diferente da inicialmente preparada. Desta forma, apresentamos à mesa de refeições, um prato novo. Acredito que o que mais sobra nas refeições em todas as casas seja o arroz, pensando nisso, vamos passar, hoje, uma receita para transformar aquele arroz que sobrou de ontem em uma deliciosa nova receita. Note que esta receita deve ser preparada de véspera porque deve ficar na geladeira por um dia antes de ser servida. É surpreendente como com poucos ingredientes que todos temos na geladeira, e um pouco de criatividade, as sobras vão fazer bonito e arrancar elogios.

 

                                                       ARROZ COM BACON



250 gramas de bacon
1 cebola média
2 ovos
2 colheres das de sopa de molho de soja
1 colher das de chá rasa de sal, se necessário
4 xícaras de arroz cozido


Pique o bacon em cubinhos, e rale a cebola. Frite o bacon, numa panela até dourar. Acrescente a cebola e os ovos, ligeiramente batidos, e frite, mexendo bem, até que os ovos fiquem firmes. Adicione os o molho de soja e o arroz e cozinhe mexendo sempre durante 3 a 4 minutos. Prove e se for necessário, acrescente o sal. Deixe esfriar e coloque em geladeira de um dia para o outro, num recipiente com tampa, ou coberto com filme plástico. Na hora de servir, coloque o arroz numa panela, junte duas colheres das de sopa de água e leve ao fogo baixo, até que fique bem aquecido. Mexa e sirva. Se preferir coloque a panela em banho-maria por 15 ou 20 minutos.