segunda-feira, 30 de maio de 2011

VAGENS À FRANCESA

Nunca é demais lembrar que uma refeição deve ser acompanhada de legumes e verduras, para não cair na rotina ficamos sempre procurando maneiras diferentes de preparar legumes, para que se tornem mais atraentes, primeiramente aos olhos e posteriormente ao paladar. No inverno as saladas ficam mais distantes e o legume refogado, servido quentinho, tem mais vez em nossas refeições. O nosso legume de hoje, a vagem, é apresentado, quase sempre em saladas, maioneses e refogados, nesta receita, aparece em um refogado, porém de uma maneira um pouco diferente, eu a qualificaria como uma salada refogada. Como esta receita é feita em duas etapas, na primeira as vagens devem ser apenas cozidas e aguardar na geladeira até o dia seguinte, fica perfeita para quem trabalha fora, porque pode antecipar o preparo por até dois ou três dias, deixando as vagens na geladeira, num recipiente bem tampado, e finalizá-la na hora de servir. Este processo é importante para que elas fiquem bem crocantes. Muito prático.




                                                       VAGENS A FRANCESA



750 gramas de vagens
3 cebolas de tamanho médio
3 colheres das de sopa de manteiga ou margarina
1 colher das de sobremesa rasa de sal
2 colheres das de sopa de salsinha
2 colheres das de sopa de cebolinha
4 colheres das de sopa de vinagre.


Retire as pontas das vagens e corte-as em pedaços de dois dedos mais ou menos. Cozinhe-as até ficarem macias, mas não muito mole, escorra-as e leve-as à geladeira de um dia para o outro. Quem quiser pode cozinhá-las no microondas por sete a oito minutos e depois colocá-las na geladeira. Para cozinhar no microondas, coloque as vagens picadas dentro de um saco plástico, junte duas colheres das de sopa de água, enrole a boca do saco sem dar nó, só enrole e coloque no microondas, na hora de retirar cuidado com o vapor do saco plástico. Na hora de servir, pique as cebolas em rodelas finas e frite-as, em uma panela, na manteiga ou margarina, até que fiquem ligeiramente douradas e macias. Adicione à vagem, o sal e frite durante alguns minutos. Coloque numa travessa, salpique a salsinha e cebolinha picadinhas, regue com o vinagre, mexa bem e sirva imediatamente.









segunda-feira, 23 de maio de 2011

ROSCA DOCE COM PASSAS

Sempre me lembro da minha avó preparando o café da tarde. Atualmente com o corre-corre do dia-dia parece que ele foi trocado por um cafezinho preto no trabalho ou na padaria. Alguns clubes e padarias de grandes cidades estão retomando esta tradição. Para acompanhar um café da tarde, tem coisa mais gostosa do que uma rosca? Hum! Que delícia! Quem não tem o hábito do café da tarde pode degustá-la no café da manhã, acompanhada de leite com chocolate. E com a chegada do tempo mais frio, fica bem convidativo para cafés, chás, chocolates quentes e roscas e claro. Esta receita de hoje não é difícil, requer algum tempo para o preparo para respeitar o tempo de crescimento da massa.


                                    ROSCA DOCE COM PASSAS


½ xícara de água morna
¾ de xícara de leite morno
3 tabletes de fermento para pão 45 gramas
1/2 xícara de manteiga ou margarina
½ xícara de açúcar
1 pitada de sal
1 colher das de chá, rasa, de sal
2 ovos
5 a 6 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de passas
1 gema para pincelar
Açúcar cristal para polvilhar
Manteiga para untar


Junte a água e o leite mornos e neles dissolva o fermento. Coloque na batedeira, misture a manteiga ou margarina, o açúcar, o sal e os ovos batidos. Junte duas xícaras de farinha de trigo e bata até ficar bem misturado. Tire da batedeira e vá juntando o restante da farinha, aos poucos, até que a massa não grude nas mãos. Dica: coloque a farinha aos poucos para a massa não ficar dura demais. Deixe descansar por uma hora, em lugar abrigado, por exemplo, dentro do forno desligado, ou cubra com um guardanapo. Depois de transcorrido este tempo, abaixe a massa, junte as passas e misture bem para incorporar. Divida a massa em duas e faça duas tranças ou dê a forma que desejar. O importante é fazer duas roscas para que possam assar bem. Coloque em assadeira untada de margarina. Deixe crescer por mais quarenta minutos. Bata a gema, passe nas roscas e polvilhe bastante açúcar cristal. Asse em forno moderado, pré-aquecido por 45 a 50 minutos.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

PIMENTÃO RECEHADO

A receita desta semana leva um ingrediente polêmico. Algumas pessoas detestam, outras adoram. Polêmica aparte ele é bastante nutritivo. A forma como vamos prepará-lo valoriza o sabor e o deixa bem suave. O nosso legume de hoje é o pimentão. Normalmente ele é adicionado a pratos com carnes, aves e peixes, ou servido cru em saladas, nesta receita, porém não será coadjuvante, mas o prato principal. O recheio de carne moída valoriza o seu sabor. Recomendo que experimentem, mesmo as pessoas mais resistentes a ele. Sirva acompanhado com arroz branco e uma salada. A receita que segue rende duas porções.

PIMENTÃO RECEHADO


4 pimentões médios
3 colher das de sopa de manteiga ou margarina
250 gramas de carne moída
1 cebola
2 dentes de alho
1 cenoura pequena
2 colheres das de sopa de farinha de rosca
Noz-moscada ralada a gosto
1 colher das de sobremesa cheia de sal


Lave os pimentões, e com uma faca de ponta fina, retire a parte onde fica o cabo, em forma de tampa, com cuidado para não quebrar, usaremos esta tampa para fechar os pimentões. Retire as sementes, lave bem por dentro e reserve. Ferva, numa panela, grande, dois litros de água, desligue o fogo, adicione os pimentões e as tampas retiradas, tampe a panela e espere quinze minutos. Enquanto isso, pique a cebola e o alho e refogue em duas colheres das de sopa de manteiga ou margarina, junte a carne moída, rale a cenoura, no ralo grosso, e junte na panela. Deixe refogar até que a carne esteja cozida, junte o sal e a noz-moscada. Cozinhe mais um pouco. Retire a panela do fogo e junte a farinha de rosca para dar liga. Retire os pimentões da água, escorra bem, divida o recheio em quatro partes e recheie todos os pimentões. Tampe cada um com a sua tampinha e se quiser prenda com palitos de dente Vá colocando os pimentões em um refratário ligeiramente untado com um fio de óleo ou azeite, um ao lado do outro. Espalhe a outra colher de manteiga ou margarina sobre os pimentões e leve para assar por 25 a 30 minutos.



segunda-feira, 9 de maio de 2011

FRANGO AO QUEIJO PARMESÃO

Em primeiro lugar quero cumprimentar a todas as mães, neste dia tão especial, na pessoa de minha mãe Maria José com quem comecei a aprender os segredos da culinária. Eu, ainda pequena, estava sempre na cozinha e, com muita paciência, ela me deixava enrolar bolinhos, fazer bichos e flores com a massa de pão que colocava no cantinho da assadeira para vermos o resultado e comer as raspas de todas as panelas e latas de leite condensado. Até hoje ela testa receitas novas que sempre trocamos. Parabéns mamãe e a todas as mães.

Hoje, passo uma sugestão para os filhos que desejam dar um descanso para as mães, neste dia, fazendo esta receita que pode ser preparada ainda hoje. Qualquer pessoa é capaz de fazê-la. Filhos surpreendam as mamães.


                                         FRANGO AO QUEIJO PARMESÃO



11/2 quilo de coxa de frango
3 colheres das de sopa de manteiga ou margarina
10 colheres das de sopa cheias de farinha de mandioca torrada
½ xícara das de chá de queijo parmesão ralado
4 colheres das de sopa de salsinha picada
11/2 colher das de sopa de sal


Retire a pele das coxas de frango, separe os pedaços lave bem e tempere só com o sal. Mexa bem e reserve. Coloque a manteiga ou margarina numa panela e leve ao fogo para derrete, se preferir, derreta no microondas, por um minuto, numa vasilha própria. Coloque uma tampa para não sujar todo o microondas. Reserve. Em uma tigela misture a farinha de mandioca, o queijo parmesão e a salsinha, misture bem. Passe os pedaços de frango, primeiramente na manteiga ou margarina e depois, ma mistura de farinha e queijo. Coloque os pedaços em uma assadeira grande, sem untar, um ao lado do outro deixando um pequeno espaço entre eles para que não grudem. Leve para assar em forno pré-aquecido por 50 a 60 minutos. Sirva com arroz branco e salada. Uma delícia.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

BOLO SALGADO DE FRANGO

Quase em todas as festinhas, recepções, reuniões, ou outros encontros, aparece um bolo salgado. Sempre com uma variedade de recheios, de coberturas e de decorações, maravilhosas. Não poderíamos deixar passar despercebida esta delicia que é muito apreciada por todos, é prático e para ficar bem fácil não vamos ficar fazendo muitos tipos de recheio, faremos uma receita em que juntaremos vários ingredientes e recheamos todo o bolo com ele. Desta forma será mais prático e rápido o seu preparo. Lembrando que ele deve ser feito sempre de véspera.A decoração fica por conta da criatividade de cada um.
Ana Silveira, minha querida, espero ter atendido o seu pedido.


                                 
                                       BOLO SALGADO DE FRANGO


Ingredientes:

1 pão de forma sem as cascas

Recheio:

1 peito de frango
1/2 cenoura
1 colher das de sopa de manteiga
1 cebola
2 dentes de alho
1 vidro (250 g) de maionese
1 maço de cheiro verde
100 gramas de azeitonas verdes picadinhas
5 colheres das de sopa de óleo
1 tomate sem pele e sem sementes bem picado
2 dentes de alho
1/2 caixinha de creme de leite
1 tabletes de caldo de galinha
1 colher das de sobremesa de sal

Para decorar:

5 colheres das de sopa requeijão cremoso
2 colheres das de sopa de maionese.
1 dente de alho amassado e bem picado.
1 colher das de sopa de mostarda
Azeitonas verdes
1/2 cenoura ralada em tirinhas

Preparo:

Recheio:

Limpe o peito de frango, lave e tempere com alho, sal e pimenta. Coloque em uma panela de pressão com 3 colheres de óleo. Deixe dourar e cubra com água, ponha uma folha de louro, deixe cozinhar por 30 minutos, com o fogo baixo depois que começar a ferver. Deixe esfriar, tire o peito, pique bem. Coe e reserve o caldo. Em outra panela coloque uma colher de manteiga, o óleo restante, os dois dentes de alho amassados, a cebola e o tomate picadinhos. Junte 3 xícaras das de chá do caldo do cozimento dos peitos, o tablete de caldo de galinha, as cenouras raladas no ralo grosso, deixe ferver um pouco, junte o frango, a azeitona verde. Deixe cozinhar mais um pouco, verifique o sal, deixe amornar um pouco. Junte o creme de leite, a maionese, o cheiro verde e misture bem.

Montagem:

Forre uma assadeira, de laterais altas, de 25cm x 10cm, mais ou menos, pode ser um refratário, com papel alumínio, até as laterais e coloque, no fundo, uma camada de fatias de pão, sem as cascas, bem apertadinhas. Cubra com metade do recheio.Vá alternando uma camada de pão e uma de recheio, sendo que a última camada deverá ser de pão.

Umedeça um pano de prato, cubra a assadeira, para que a última camada de pão não resseque e leve à geladeira de um dia para o outro. No dia seguinte, vire em uma bandeja e retire o papel alumínio.

Cobertura:

Coloque em uma vasilha o requeijão cremoso, a maionese, o dente de alho amassado, e a mostarda, misture bem e cubra o bolo. Decore com pedaços de azeitonas e a cenoura ralada que poderá ser colocada em volta do bolo e em cima também. Decore com criatividade.