segunda-feira, 25 de abril de 2011

BIFE DE FRANGO À MILANESA NO FORNO

Neste domingo de Páscoa a nossa receita é bem fácil, simples, mas sem deixar de ser surpreendentemente gostosa. Pensei em quem trabalhou no feriado e não teve tempo de preparar receitas muito elaboradas, e de última hora resolveu fazer um carinho para si e para a família cozinhando em casa. Na minha opinião, cozinhar é um ato de carinho, cujo resultado é simplesmente saboroso. Bem a receita é light, porque é feita no forno e quem quiser deixá-la com cara de domingo de Páscoa é só colocar molho de tomate e mussarela que ela vira a parmegiana. Arroz, salada e batata palha complementam a refeição.



 
                            BIFE DE FRANGO À MILANESA NO FORNO


3 xícaras das de chá de farinha de mandioca torrada
1 quilo de peito de frango
1 colher das de sopa de sal
4 dentes de alho
1 ovo
Azeite para untar


Lave e corte o peito de frango em bifes, se preferir compre os filés. Tempere-os com sal, o alho amassado e picado. Coloque sobre cada filé um saco plástico ou uma folha de papel filme e bata com o martelo de carne, devagar para que os filés fiquem maiores e mais finos. Reserve. Coloque a farinha de mandioca num prato ou travessa. Em uma tigela bata o ovo, acrescente um pouco de sal e mergulhe os filés. Depois os passe pela farinha de mandioca. Se não quiser fazer muita sujeira, coloque a farinha de rosca em um saco plástico e adicione os filés de frango para empanar. Coloque os bifes empanados, na geladeira, por no mínimo vinte minutos, unte uma assadeira com azeite coloque os filés e regue com mais um pouco de azeite para não ficarem secos. Leve ao forno pré aquecido (180º) e deixe assar por dez minutos, vire os bifes e asse por mais dez minutos. Já está pronto. Se quiser, adicione molho de tomate sobre os filés e mussarela, leve ao forno para gratinar que vai virar bife a parmegiana. Fácil, rápido, sem sujeira e uma delícia.


segunda-feira, 18 de abril de 2011

BOLO DE BRIGADEIRO

Como prometido na semana passada, a receita hoje é de um bolo de chocolate bem gostoso e bem fácil de fazer. Ele é recheado e coberto com um brigadeiro mole, bem gostoso, dessa forma, não é preciso fazer um recheio e uma cobertura separadamente, faz-se tudo junto, economizando tempo e não sujando muita coisa, na cozinha. Este bolo fica muito fofinho e fica bem bonito, a cobertura ajuda a deixá-lo bem lisinho e as imperfeições nós cobrimos com granulado ou raspas de chocolate. Se quiserem substituir o rum para umedecer, pode-se usar 200 ml de guaraná.

                                             BOLO DE BRIGADEIRO

Ingredientes do bolo:

1 xícara das de chá de manteiga ou margarina

2 xícaras das de chá de açúcar

4 ovos separados

3 colheres das de sopa de mel

8 colheres das de sopa de chocolate em pó

1 ½ xícara das de chá de leite

2 ½ xícara das de chá de farinha de trigo

1 colher das de sopa de fermento em pó


Ingredientes do recheio e cobertura:

2 latas de leite condensado

2 colheres das de sopa de manteiga ou margarina

1 gema peneirada

5 colheres das de sopa de chocolate em pó

3 colheres das de sopa de leite

½ colher das de chá de essência de baunilha

Chocolate granulado ou raspas de chocolate


Para umedecer

3 colheres das de sopa de rum

1 colher das de sopa de açúcar

200 ml de água



Massa: Na batedeira, coloque a manteiga ou margarina, o açúcar e as gemas e bata até obter um creme homogêneo. Junte o mel e bata novamente até ficar um creme bem leve. Adicione, sempre batendo, na velocidade baixa da batedeira, o chocolate, o leite, a farinha e o fermento. Por último, misturando, apenas com as mãos, acrescente as claras em neve, não bata na batedeira. Coloque a massa numa assadeira, média, untada com manteiga ou margarina e enfarinhada. Pre-aqueça o forno, por 10 minutos, e asse o bolo em forno moderado por 1 hora ou até que enfiando um palito este saia limpo.


Recheio e cobertura:

Junte todos os ingredientes, numa panela, e leve ao fogo, sem parar de mexer, cozinhando até ficar cremoso, parar de ferver e começar a aparecer o fundo da panela. Não deixe cozinhar muito para não ficar duro, a consistência deve ser de brigadeiro mole.

Depois do bolo amornar, desenforme, corte ao meio para rechear. Junte os ingredientes para umedecer e coloque a metade sobre o bolo, recheie colocando a metade do recheio e cobertura, monte, sobre esse recheio, a outra parte do bolo, umedeça novamente, e cubra com o restante do recheio e cobertura que deve estar de morno para quente, ele vai esfriar no bolo. Depois de frio, salpique com granulado ou raspas de chocolate.


Uma Feliz e Santa Páscoa para todos.




segunda-feira, 11 de abril de 2011

CARTUCHO RECHEADO


O domingo de Páscoa está se aproximando e para este dia festivo faremos duas receitas, vamos sugeri-las com antecedência para dar tempo de nos prepararmos. Hoje a receita é de uma carne recheada e, no próximo domingo, um bolo de chocolate que é uma sobremesa bem festiva para reunir toda a família. A nossa receita de hoje é mais elaborada, saindo um pouco do nosso objetivo de receitas rápidas, mas ela é bem fácil e todos poderão fazê-la durante o feriado. O diferencial dela é o recheio, que além de mortadela, leva um mexidinho de ovos. Fica saborosa e muito bonita quando é fatiada. Faremos com um corte da carne bovina chamada cartucho que é muito bom para se rechear. Sirva acompanhado de macarrão ao alho e óleo ou arroz branco e uma salada de maionese. O molho da carne é divino, não deixem de fazer.







                                             CARTUCHO RECHEADO





1 cartucho inteiro de 1 quilo e meio mais ou menos ou 1 quilo e meio de outra carne de sua preferência ( peça, no açougue, para abrir em manta para rechear)

1 colher das de sopa bem cheia de sal

pimenta a gosto

50 gramas de bacon fatiado e bem picado

1 cebola cortada em tirinhas finas

100 gramas de mortadela cortada em cubinhos

4 colheres das de sopa de farinha de rosca

Cheiro verde picado a gosto

4 ovos inteiros

2 colheres das de sopa de azeite ou óleo

500 ml de vinho tinto seco

1 pacote de creme de sopa de cebola dissolvido em ½ litro de água

1 lata ou um sache de molho de tomate pronto

Barbante de algodão para fechar a carne. Obs. não pode ser de nylon porque derrete com o calor do cozimento.





Numa tigela, tempere a carne com o sal e a pimenta e reserve. Para o recheio, numa panela, refogue o bacon picadinho, a cebola, a mortadela, desligue o fogo, junte a farinha de rosca, o cheiro verde, mexa bem e reserve. Coloque um fio de azeite numa frigideira, despeje os ovos ligeiramente batidos com uma pitada de sal e frite mexendo, até obter um mexido, reserve. Estenda a carne aberta numa superfície, coloque o recheio de mortadela e por cima os ovos mexidos, enrole a carne como um rocambole e marre com o barbante, apertando bem para que não abra durante o cozimento. Numa panela de pressão grande, coloque o azeite e doure bem a carne por todos os lados. Junte o vinho tinto seco, o creme de cebola dissolvido na água e o molho de tomate. Feche a panela e depois que pegar pressão, cozinhe por 45 minutos. Espere esfriar abra a panela, retire o barbante com cuidado, transfira para uma travessa, fatie e sirva com o molho que ficou na panela.


segunda-feira, 4 de abril de 2011

SARDINHA EM CONSERVA

                                            

Em plena quaresma não poderíamos deixar de fazer uma receita de peixe. Não só as pessoas que seguem a tradição religiosa vão gostar desta receita, mas todos que querem uma receita super saudável. Ela leva sardinha, que é um peixe com bastante Omega 3 e para melhorar , ainda mais, é cozida. Aconselho, ainda, a confecção desta receita, por ser muito fácil, bastante econômica e de preparo muito rápido. Muito versátil, pode ser servida quente, fria ou gelada. Quanto mais dias ela ficar descansando , na geladeira, mais saborosa fica. Eu acho, que fica parecendo sardinha em conserva. Para acompanhar, arroz branco, uma salada de beterrabas, abóbora, ou vagem, ou tudo misturado, vai bem. Sugiro, ainda, comer com pão, fica excelente.




                                                 SARDINHA EM CONSERVA.



1Kg de sardinha fresca

3 tomates maduros

1 cebola grande

1 pimentão vermelho

1 folha de louro

Orégano a gosto

Alecrim a gosto opcional

1 colher das de sopa rasa de sal

½ xícara das de chá de azeite

½ xícara das de chá de vinagre

½ xícara das de chá de água.



Lave e limpe as sardinhas retirando as escamas. Feche-as e reserve. Pique os tomates e as cebola em rodelas e o pimentão em tirinhas. Reserve. Em uma panela de pressão, coloque um pouco do azeite e espalhe por cima metade das rodelas de tomate, fazendo uma caminha para as sardinhas, como o tomate solta água elas não vão grudar no fundo da panela, salpique sal. Em seguida, coloque as sardinhas, todas dobradinhas, mais sal, as cebolas, o orégano, o alecrim e o restante dos tomates e do sal. Regue tudo com azeite, depois vinagre e por fim a água. Tampe a panela e leve ao fogo. Quando levantar fervura, abaixe o fogo e cozinhe por doze minutos. Espere esfriar, abra a panela e transfira as sardinhas, com cuidado para não quebrá-las para uma vasilha com tampa, de preferência de vidro, porque o plástico pode ficar com o cheiro da sardinha. Se quiser sirva imediatamente, mas se guardar na geladeira, bem tampada, pelo menos por um dia, fica bem mais saborosa.