segunda-feira, 28 de março de 2011

CARNE SECA COM ABÓBORA

O cardápio do dia a dia fica muito mais saboroso se for bem variado, todos os profissionais da área de nutrição pregam esta variação para aumentar o prazer na hora de se alimentar e aconselham, ainda, que ele seja bem colorido para agradar primeiro aos olhos e depois, a nutrição do corpo. Quanto mais colorido o prato mais bem faz a nossa saúde. A variação hoje fica atrelada ao uso de carne seca, que poderia aparecer mais no nosso cardápio e de abóbora madura, que a maioria usa só para fazer doces. A dica é comprar uma abóbora madura pequena, que eu acho menos doce, mas quem quiser pode preparar com um pedaço da grande também. Este prato deve ser acompanhado de arroz branco e feijão.






                                                     CARNE SECA COM ABÓBORA





01 abóbora madura pequena

300 gramas de carne seca

1 cebola

2 dentes de alho

¼ xícara de azeite

1 colher das de sobremesa bem rasa de sal

Cheiro verde



Limpe e lave bem a carne seca, coloque numa panela, cubra com água e leve para o fogo até levantar fervura, quando ferver, jogue a água fora e repita esta operação mais duas vezes, na terceira vez, jogue a água do cozimento fora e coloque a carne seca numa panela de pressão, cubra com água e cozinhe, com fogo baixo, após começar a ferver por uma hora.

Espere esfriar, tire a carne seca da panela e pique em pedaços pequenos. Reserve. Descasque, tire as sementes e pique a abóbora em pedaços bem pequenos. Pique a cebola e o alho e refogue no azeite, junte a abóbora, o sal, lembre-se de que a carne seca é bem salgada, então cuidado com o sal, e deixe cozinhar, em fogo mínimo, no próprio caldo da abóbora, até que ela derreta bem, junte, por fim a carne seca, deixe cozinhar por mais três ou quatro minutos, apague o fogo e coloque o cheiro verde. Esta pronto um prato colorido e delicioso.



terça-feira, 22 de março de 2011

CARNE COM CERVEJA PRETA

Na cozinha do dia a dia é bem difícil criar opções novas. Todos os dias, devemos variar o cardápio, para que, além de gostoso, ele seja o mais saudável possível e, ainda, que não onere demais o orçamento doméstico. Esta receita se enquadra perfeitamente neste perfil. Além de ser muito gostosa, ela vai tornar sua refeição muito sofisticada. Seu sabor faz com que o trivial tenha uma roupagem nova.


Na minha opinião, esta receita pode ser servida, também, num jantar mais formal, que não vai fazer feio.



Ela ficará perfeita se acompanhada de arroz branco e uma salada de legumes variados. Depois de pronta ela contém um molho que é maravilhoso.




                                               CARNE COM CERVEJA PRETA




1 kg de carne (alcatra, coxão mole ou patinho)

1 lata ou um sache de molho de tomate pronto

1 pacote de sopa de cebola

1 lata de cerveja preta

1 colher das de sobremesa de sal

1 xícara das de chá de água



Limpe e corte a carne em cubinhos, ou já compre cortada. Coloque todos os ingredientes na panela de pressão. Tampe a panela, e leve ao fogo. Quando começar a chiar, diminua a chama e cozinhe por 45 minutos. Depois desse tempo, espere as panela esfriar, abra e sirva com arroz branco e salada. Simples, fácil prática e deliciosa.



segunda-feira, 14 de março de 2011

SANDUICHE DE METRO COM REQUEIJÃO


Nossa receita de hoje é de lanche. Como o verão, ainda, esquenta os dias e temos sempre o desejo por opções mais leves, nada melhor do que um lanche frio. Além de ser muito bom para estes dias ,ainda, quentes, este lanche é muito nutritivo,tem verduras, proteínas e carboidrato o que o torna uma refeição completa.

Ele, também, é perfeito, para ser servido em festas, coquetéis e afins, como entrada fria, neste caso devemos corta-lo em pedaços menores, deixando-os um ao lado do outro. Pode ser acompanhado de um suco de frutas bem geladinho, fica excelente. Sugiro suco de limão com erva cidreira. Muito bom.







SANDUICHE DE METRO COM REQUEIJÃO







1 baguete de metro comprada pronta com ou sem gergelim

½ xícara das de chá de requeijão

10 fatias de bacon

6 folhas de alface

2 tomates

100 gramas de salame fatiado

100 gramas de queijo provolone, ou queijo prato fatiado







Corte a baguete ao meio no sentido do comprimento. Reserve. Forre um prato que vá ao micro-ondas com várias folhas de papel toalha, coloque as fatias de bacon separadas, cubra com outra folha de papel toalha e leve ao micro para derreter, por 5 a 7 minutos, até que fiquem bem sequinhas ou, pique as fatias em pedacinhos e leve ao fogo, baixo, até ficarem bem torradinhas, escorra a gordura e coloque em papel toalha para secar. Reserve. Depois de fria esmigalhe bem. Reserve. Lave bem as folhas de alface e corte-as ao meio. Reserve. Corte os tomates em fatias finas. Reserve. Agora vamos montar o lanche. Misture o requeijão com o bacon e espalhe nas duas partes do pão. Na fatia inferior do pão, disponha a alface, o tomate, o salame e o queijo. Cubra com a fatia superior e corte a baguete em seis partes.





terça-feira, 8 de março de 2011

CUCA DE MAÇÃ

Sempre que a receita é doce já associamos com uma sobremesa, mas de várias outras formas podemos servir um doce. Esta receita, de hoje, por exemplo, fica perfeita para um café da manhã ou para um chá da tarde. Acredito, também , ser uma forma de enganar as crianças que torcem o nariz para as frutas. Se colocarmos uma fruta ou um legume, nos ingredientes de uma receita doce, as crianças se deliciam e alegram as mamães. E, ainda, segue, como sempre, as condições de ser fácil e gostosa.




                                                               CUCA DE MAÇÃ


Para a massa:

2 xícaras das de chá de farinha de trigo

1 xícara das de chá de açúcar

3 colheres das de sopa bem cheias de manteiga ou margarina

1 colher das de sopa de fermento em pó

2 ovos

1 e ½ xícara das de chá de leite

2 maçãs médias


Farofa para cobrir



1 colher das de sopa de manteiga ou margarina

½ xícara das de chá de açúcar

½ xícara das de chá de farinha de trigo

Canela em pó a gosto



Em um recipiente coloque a farinha, o açúcar e o fermento em pó, peneirados, junte a manteiga e vá misturando com cuidado de forma que fique uma farofa.Reserve. Em outro recipiente, coloque os ovos, bata ligeiramente, junte o leite, misture bem e reserve. Forre uma assadeira redonda pequena, de 20 cm de diâmetro mais ou menos, com papel alumínio, com a parte brilhante virada para o lado de cima, unte bem este papel alumínio com manteiga ou margarina e polvilhe com farinha de trigo. Distribua, nesta assadeira, metade da farofa, regue com metade do creme de ovos, pique uma das maçãs em pedacinhos pequenos e distribua sobre o líquido, polvilhe um pouco de canela em pó e repita tudo com o resto dos ingredientes. Por fim, misture os ingredientes da farofa para cobrir, também delicadamente, para que fique como tal, e cubra as maçãs com ela, salpique mais canela em pó e leve para assar em forno pré-aquecido 220 graus por 50 a 60 minutos, até que fique douradinha. Sirva quente ou gelada.