sábado, 29 de janeiro de 2011

SORVETÃO

A receita desta semana estava esquecida no meu caderninho já há bastante tempo. Então, minha querida amiga Thaís me questionou sobre ela e lá fui eu, procura-la e encontrando-a, resolvi primeiramente testa-la antes de torna-la pública. Bem, nem preciso dizer que foi um sucesso total. Com todo este calor que anda fazendo, um sorvete é muito bem vindo.

Agora que ela já foi testada, posso passar a receita, com certeza de que vai ser aprovada por todos. Ela tem algumas etapas, mas é fácil de ser preparada. Além de saborosa é tamanho família, serve de oito a dez porções.

Para desenformar, depois de retirar do congelador, passe o fundo da forma, ligeiramente, na chama do fogão, solte os lados com uma faca e desenforme num prato fundo.



SORVETÃO

Para o caramelo:
1 xícara das de chá de açúcar

Para o creme:
1 lata de leite condensado
1 lata de leite ( usar a lata de leite condensado como medida)
3 ovos
3 colheres das de sopa de açúcar
1 lata de creme de leite

Para a calda
3 colheres das de sopa de achocolatado em pó
½ lata de leite (usar a lata de leite condensado como medida)

Caramelizando a forma:

Coloque, diretamente, numa forma para pudim, com buraco no meio, de 30cm de diâmetro, mais ou menos, a xícara de açúcar e derreta, em fogo baixo, até o ponto de caramelo e gire a fôrma, para que a calda se espalhe por toda a sua superfície. Reserve.

Fazendo o creme:
Bata, no liquidificador, o leite condensado, o leite e as gemas. Leve a mistura ao fogo, mexendo sempre, até ferver. Desligue o fogo e deixe esfriar. Bata, também, as claras em neve, até obter ponto de suspiro ( até que faça picos), junte as 3 colheres de açúcar e bata novamente até obter um suspiro firme.
Acrescente, nessa mistura o creme de leite, e mexa delicadamente, até incorporar bem, então, misture ao creme reservado, e incorpore, delicadamente, também.

Fazendo a calda:
Dissolva o achocolatado no leite e despeje na forma caramelizada já fria. Despeje por cima o creme e leve ao congelador por no mínimo 5 horas. Desemforme usando a dica acima citada.




 

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

PIZZA DE MASSA MOLE

Esta receita, já faz parte da minha cozinha a mais ou menos trinta anos. Nessa época, há muitos anos atrás, a nossa cidade não tinha muita variedade de restaurantes, lanchonetes e pizzarias, e o dinheiro era contadinho. Então, a nossa turma se reunia, em casa, para conversar beber e beliscar alguma coisa. E esta receita era a que mais fazíamos, porque fica pronta rapidinho, tem ingredientes que normalmente já temos em casa e é deliciosa para um lanche ou para aperitivo.

Com as férias escolares, sugiro que ela seja feita, com as crianças, que vão gostar muito porque é muito divertido prepara-la.

Fica aqui uma observação, a massa desta pizza deve ficar como uma bem dura, com uma certa liga, ela deve grudar, mesmo, na colher e é um pouco difícil de estende-la na assadeira, mas, com um pouco de paciência se consegue. Ela fica bem fofinha depois de assada.

Pode-se substituir a sardinha do recheio por mussarela e orégano, atum e orégano ou outro de preferência.


PIZZA DE MASSA MOLE

Para a massa:

3 xícaras das de chá de farinha de trigo
2 xícaras das de chá de leite
1 xícara das de chá de óleo
1 ovo inteiro
1 colher das de sopa de fermento em pó
1 colher das de sobremesa rasa de sal

Para polvilhar

Queijo parmesão ralado à vontade

Para o recheio:

1 sachê ou lata de molho de tomate pronto
1 lata grande de sardinha em óleo.


Massa: Bater tudo no liquidificador. Como disse acima ela ficará bem dura. Coloque a massa numa forma retangular grande de 45cm por 30cm mais ou menos, untadade margarina  e enfarinhada. Com o auxílio de uma colher molhada vá esticando a massa para que cubra toda a superfície da forma. Sobre a massa polvilhe bastante queijo ralado. Espalhe o molho de tomate. Escorra bem o óleo da lata de sardinhas e vá distribuindo pedaços delas sobre o molho. Pré-aqueça o forno e leve para assar por 25 a 30 minutos. Ou até que enfiando um palito ele saia limpo.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

CASQUINHA DE SIRI

A receita desta semana é para os apreciadores de peixe. Na verdade não é um peixe e sim um crustáceo.

Em todos os restaurantes, churrascarias e barzinhos que freqüentei até hoje, este prato está presente no cardápio. Pensando nesta popularidade e atendendo a um pedido da minha grande amiga e companheira de academia, Regina Gutierrez, faremos a receita de casquinha de siri.

Não é necessário comprar as conchas de vieiras, que são aqueles recipientes em que esta iguaria é servida nos restaurantes e afins, mas quem tiver estas conchinhas pode usa-las.

A casquinha de siri pode ser servida como aperitivo ou prato principal. O preço da carne de siri é bem convidativo e pode ser encontrada facilmente nos supermercados.



CASQUINHA DE SIRI



500 gramas de carne de siri
6 tomates graúdos e maduros
3 colheres das de sopa de azeite
1 cebola grande
1 dente de alho
Cheiro verde a vontade
1 colher das de sopa rasa de sal
8 fatias de pão de forma
1 copo de 250ml de leite
1 colher das de sopa cheia de farinha de trigo
Margarina para untar
1 colher das de sopa de farinha de rosca
Queijo parmesão ralado a gosto


Lave bem a carne de siri retirando os pedaço de casca, se tiver . Pique bem a cebola e o alho e refogue no azeite. Junte a carne de siri e refogue mais um pouco. Bata, no liquidificador, os tomates, peneire e junte ao refogado de siri, deixando cozinhar até reduzir um pouco a água do tomate. Junte o cheiro verde. Retire as cascas do pão de forma, e bata, no liquidificador, juntamente com 150ml do leite. Nos 100ml restante do leite, junte a farinha de trigo. Adicione ao refogado de siri, primeiramente a massa de pão, mexa bem e em seguida junte o leite com a farinha de trigo e mexa até engrossar. Unte, com a margarina, uma fôrma refratária que não seja muito pequena, para que a massa da casquinha de siri não fique muito alta na forma, coloque a massa de siri, salpique a farinha de rosca e por cima, bastante queijo ralado. Leve ao forno para gratinar por 15 a 20 minutos. Bom apetite Regina!

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

SOBRAS GRATINADAS

Hoje, vamos aprender a reaproveitar as sobras de carnes.

Aquelas sobras das carnes assadas, que foram para a geladeira, devem ser aproveitadas, mas podemos criar um novo prato com elas.

Colocar um molho vermelho, ou outro molho, no frango ou pernil que já foi temperado e assado, pode ser uma alternativa, mas, ainda, fica com sabor de prato requentado.

Se a idéia for só aquecer, as sobras elas podem ficar bem ressecadas.

Mas, aquele resto, que ninguém comeu e que, se aquecido, fica muito ressecado, tem solução de aproveitamento.

Esta receita é muito gostosa, porque a carne assada ganha ingredientes que a transformam em outra receita. Por isso, você poderá servir com tranquilidade porque ninguém vai notar que é sobra. Conseguiremos disfarça-la bem, transformando-a em um delicioso prato novo.


SOBRAS GRATINADAS


4 xícaras das de chá de frango ou pernil, cozido ou assado (sobras)
2 cebolas médias
1 ½ xícara das de chá de maionese
4 colheres das de sopa rasas de farinha de rosca
4 colheres das de sopa bem cheias de queijo parmesão ralado


Pique o frango ou pernil, grosseiramente, ou seja, em pedaços não muito pequenos, pedaços médios. Pique, também a cebola.

Pegue uma fôrma refratária pequena de 20 cm por 25cm mais ou menos. Não precisa untar esta fôrma. Misture nela, bem misturadinho, o frango, a cebola e a maionese. Acerte a mistura de maneira que preencha toda a fôrma.

A parte, misture, bem, a farinha de rosca e o queijo parmesão.
Salpique a superfície da fôrma com esta mistura para que fique bem crocante.

Aqueça o forno, previamente, coloque o frango para assar por 20 minutos. Sirva quente.

Este frango pode ser acompanhado com arroz branco, batas fritas e salada.


segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

TENDER A CALIFÓRNIA COM FRUTAS E FAROFA DOCE

O Natal já se passou e agora precisamos nos preparar para a passagem de ano. É sempre gostoso começar tudo de novo, com mais descontração, porque a festa de final de ano é menos formal.

Vamos fazer um tender, mas, como é muito simples de ser preparado, e não dá trabalho algum, faremos um acompanhamento, para ele, digno de qualquer festa.

Além do tender a Califórnia, acompanhado de frutas em calda, faremos uma farofa doce que é sensacional.

Espero que tenham gostado de todas as receitas deste final de ano. Agradeço de coração a todos que acompanham estas receitas e desejo um ano novo cheio saúde, alegrias e realizações.



 
TENDER A CALIFÓRNIA COM FRUTAS E FAROFA DOCE


1 tender de 1kg mais ou menos
20 cravos da índia
1 copo (200ml) de Suco laranja
4 colheres das de sopa de mel
1 vidro de cerejas em calda
1 lata de ameixas preta em calda
1 lata de pêssegos em calda
1 lata de abacaxi em calda
1 lata de figo em calda
15 uvas brancas
Azeitonas a vontade
1 colher das de sopa de manteiga
½ copo (100ml) de groselha
300 gramas de farinha de mandioca torrada.


Risque o tender com uma faca, bem de leve, fazendo vários triângulos. Em cada ponta dos triângulos, espete um cravo. Misture o suco de laranjas com o mel e regue o tender. Cubra com papel alumínio, com a parte brilhante virada para baixo, e leve ao forno por 30 minutos. Quando terminar o tempo, retire do forno e reserve.
Escorra as frutas em calda e separe metade de todas elas e pique grosseiramente. Coloque-as em uma panela, junte a manteiga, groselha e leve ao fogo brando, até levantar fervura. Então desligue o fogo e acrescente a farinha aos poucos para dar o ponto desejado, ou seja, um pouco úmida.
Numa bandeja grande, coloque folhas de alface, o tender sobre elas, a farofa em volta dele e enfeite com o restante das frutas.


FELIZ 2011