segunda-feira, 2 de maio de 2011

BOLO SALGADO DE FRANGO

Quase em todas as festinhas, recepções, reuniões, ou outros encontros, aparece um bolo salgado. Sempre com uma variedade de recheios, de coberturas e de decorações, maravilhosas. Não poderíamos deixar passar despercebida esta delicia que é muito apreciada por todos, é prático e para ficar bem fácil não vamos ficar fazendo muitos tipos de recheio, faremos uma receita em que juntaremos vários ingredientes e recheamos todo o bolo com ele. Desta forma será mais prático e rápido o seu preparo. Lembrando que ele deve ser feito sempre de véspera.A decoração fica por conta da criatividade de cada um.
Ana Silveira, minha querida, espero ter atendido o seu pedido.


                                 
                                       BOLO SALGADO DE FRANGO


Ingredientes:

1 pão de forma sem as cascas

Recheio:

1 peito de frango
1/2 cenoura
1 colher das de sopa de manteiga
1 cebola
2 dentes de alho
1 vidro (250 g) de maionese
1 maço de cheiro verde
100 gramas de azeitonas verdes picadinhas
5 colheres das de sopa de óleo
1 tomate sem pele e sem sementes bem picado
2 dentes de alho
1/2 caixinha de creme de leite
1 tabletes de caldo de galinha
1 colher das de sobremesa de sal

Para decorar:

5 colheres das de sopa requeijão cremoso
2 colheres das de sopa de maionese.
1 dente de alho amassado e bem picado.
1 colher das de sopa de mostarda
Azeitonas verdes
1/2 cenoura ralada em tirinhas

Preparo:

Recheio:

Limpe o peito de frango, lave e tempere com alho, sal e pimenta. Coloque em uma panela de pressão com 3 colheres de óleo. Deixe dourar e cubra com água, ponha uma folha de louro, deixe cozinhar por 30 minutos, com o fogo baixo depois que começar a ferver. Deixe esfriar, tire o peito, pique bem. Coe e reserve o caldo. Em outra panela coloque uma colher de manteiga, o óleo restante, os dois dentes de alho amassados, a cebola e o tomate picadinhos. Junte 3 xícaras das de chá do caldo do cozimento dos peitos, o tablete de caldo de galinha, as cenouras raladas no ralo grosso, deixe ferver um pouco, junte o frango, a azeitona verde. Deixe cozinhar mais um pouco, verifique o sal, deixe amornar um pouco. Junte o creme de leite, a maionese, o cheiro verde e misture bem.

Montagem:

Forre uma assadeira, de laterais altas, de 25cm x 10cm, mais ou menos, pode ser um refratário, com papel alumínio, até as laterais e coloque, no fundo, uma camada de fatias de pão, sem as cascas, bem apertadinhas. Cubra com metade do recheio.Vá alternando uma camada de pão e uma de recheio, sendo que a última camada deverá ser de pão.

Umedeça um pano de prato, cubra a assadeira, para que a última camada de pão não resseque e leve à geladeira de um dia para o outro. No dia seguinte, vire em uma bandeja e retire o papel alumínio.

Cobertura:

Coloque em uma vasilha o requeijão cremoso, a maionese, o dente de alho amassado, e a mostarda, misture bem e cubra o bolo. Decore com pedaços de azeitonas e a cenoura ralada que poderá ser colocada em volta do bolo e em cima também. Decore com criatividade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário