segunda-feira, 11 de abril de 2011

CARTUCHO RECHEADO


O domingo de Páscoa está se aproximando e para este dia festivo faremos duas receitas, vamos sugeri-las com antecedência para dar tempo de nos prepararmos. Hoje a receita é de uma carne recheada e, no próximo domingo, um bolo de chocolate que é uma sobremesa bem festiva para reunir toda a família. A nossa receita de hoje é mais elaborada, saindo um pouco do nosso objetivo de receitas rápidas, mas ela é bem fácil e todos poderão fazê-la durante o feriado. O diferencial dela é o recheio, que além de mortadela, leva um mexidinho de ovos. Fica saborosa e muito bonita quando é fatiada. Faremos com um corte da carne bovina chamada cartucho que é muito bom para se rechear. Sirva acompanhado de macarrão ao alho e óleo ou arroz branco e uma salada de maionese. O molho da carne é divino, não deixem de fazer.







                                             CARTUCHO RECHEADO





1 cartucho inteiro de 1 quilo e meio mais ou menos ou 1 quilo e meio de outra carne de sua preferência ( peça, no açougue, para abrir em manta para rechear)

1 colher das de sopa bem cheia de sal

pimenta a gosto

50 gramas de bacon fatiado e bem picado

1 cebola cortada em tirinhas finas

100 gramas de mortadela cortada em cubinhos

4 colheres das de sopa de farinha de rosca

Cheiro verde picado a gosto

4 ovos inteiros

2 colheres das de sopa de azeite ou óleo

500 ml de vinho tinto seco

1 pacote de creme de sopa de cebola dissolvido em ½ litro de água

1 lata ou um sache de molho de tomate pronto

Barbante de algodão para fechar a carne. Obs. não pode ser de nylon porque derrete com o calor do cozimento.





Numa tigela, tempere a carne com o sal e a pimenta e reserve. Para o recheio, numa panela, refogue o bacon picadinho, a cebola, a mortadela, desligue o fogo, junte a farinha de rosca, o cheiro verde, mexa bem e reserve. Coloque um fio de azeite numa frigideira, despeje os ovos ligeiramente batidos com uma pitada de sal e frite mexendo, até obter um mexido, reserve. Estenda a carne aberta numa superfície, coloque o recheio de mortadela e por cima os ovos mexidos, enrole a carne como um rocambole e marre com o barbante, apertando bem para que não abra durante o cozimento. Numa panela de pressão grande, coloque o azeite e doure bem a carne por todos os lados. Junte o vinho tinto seco, o creme de cebola dissolvido na água e o molho de tomate. Feche a panela e depois que pegar pressão, cozinhe por 45 minutos. Espere esfriar abra a panela, retire o barbante com cuidado, transfira para uma travessa, fatie e sirva com o molho que ficou na panela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário