segunda-feira, 29 de novembro de 2010

DELÍCIA DE BANANA

A banana é uma unanimidade nacional, a maioria das pessoas aprecia esta fruta. Então, não podemos deixar de fazer receitas com banana, esta fruta tão brasileira que é lembrada em canções e é um símbolo do nosso país no exterior.

Esta fruta além de muito saborosa, permite uma infinidade de variações no seu preparo, tanto em receitas doces, como em salgadas.

Hoje vamos fazer uma receita doce, que é bem diferente. Ela é um pudim de pão com banana, mas para que ela se torne diferente e agrade, principalmente, as crianças vamos colocar o ingrediente preferido delas e de muitos grandinhos também, o chocolate. Mistura perfeita, banana com chocolate. O nome dela já diz tudo.




DELÍCIA DE BANAMA


2 xícaras das de chá de açúcar
2 xícaras das de chá de leite
3 ovos inteiros
2 colheres das de sopa de margarina
1 colher das de sopa de chocolate em pó
3 pães do tipo francês amanhecidos
8 a 10 bananas nanica ou o quanto baste para forrar a forma
1 xícara de açúcar
1 colher das de sobremesa rasa de canela em pó.


Primeiramente, bata no liquidificador o leite, as 2 xícaras de açúcar, os ovos inteiros, a margarina e o chocolate em pó. Reserve. Em seguida, corte o pão francês amanhecido, em rodelas de 1 dedo gordo. Cada pãozinho deve fazer umas quatro fatias, e forre com essas fatias uma forma média de 35cm por 25cm mais ou menos.

Em cima do pão, coloque o creme batido no liquidificador, espalhando bem para que todos os pães estejam bem umedecidos.

Agora, corte as bananas ao meio, no sentido do comprimento e vá colocando, por cima dos pães com o creme, as metades, com a parte cortada virada para baixo, uma bem grudadinha na outra até forrar toda a forma.

Por último, misture bem a xícara de açúcar com a canela e passe por uma peneira e polvilhe sobre as bananas. Leve ao forno médio por 55 minutos. Sirva quente, no inverno ou gelada, no verão.





segunda-feira, 22 de novembro de 2010

BAURU DE FORNO

Esta deliciosa receita, para um lanche, chegou até mim através da minha irmã Célia Regina, que cozinha muito bem. Mesmo ela me garantindo que tinha preparado a receita e era muito boa, levei algum tempo para experimenta-la, porque achava estranho o leite de coco como uns dos ingredientes da massa. Porém, ao prepara-la, gostei, tanto, que já a utilizei com muitos ingredientes.

Ela pode receber o recheio de sua preferência, calabresa, frango, camarão, palmito, ou outros legumes. È muito prática, porque é do tipo que a massa é batida no liquidificador, facilitando tudo. Tem um diferencial que é a cobertura de queijo ralado que a faz ficar deliciosamente crocante. Façam sucesso preparando-a


BAURU DE FORNO


Massa:
1 vidro de leite de coco
3 ovos
2 xícaras das de chá de leite
1 xícara das de chá de óleo
1 ½ xícara das de chá de farinha de trigo
3 colheres das de sopa de amido de milho
1 colher das de sopa de fermento em pó
1 colher de sobremesa de sal.
Margarina para untar a forma
Farinha de trigo para enfarinhar a forma

Molho
1 cebola média picada
10 azeitonas picadas
1 sachê de molho de tomate de sua preferência

Recheio
300 gramas de mussarela ralada
250 gramas de presunto ralado

Cobertura
Queijo parmesão ralado
Orégano

Massa: Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador. Reserve
Molho: Misture todos os ingredientes do molho. Reserve
Montagem: Unte uma forma de 28x19cm com margarina e polvilhe farinha de trigo. Coloque metade da massa na forma, depois o presunto, a mussarela, regue com o molho cubra com o restante da massa, salpique queijo ralado e orégano e leve ao forno pré-aquecido por 45 minutos.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

CONSERVA DE BERINJELA

A primeira receita desta coluna era de berinjela, e este legume permite tantas variações de preparo, que hoje, vamos ter uma nova receita com ela.

Fiquei por algum tempo, procurando uma receita de berinjela que pudesse ser servida gelada, para o verão e que não fosse a trivial salda. E, finalmente, descobri esta maravilhosa receita. Ela deve ser servida gelada, então é apropriada para o verão. E com este calor que anda fazendo, nada como comida bem gelada para refrescar

Esta receita, deve ser deixada na geladeira pelo menos de um dia para o outro, quanto mais dias você deixa-la na geladeira, mais saborosa ela vai ficar.

Esta delícia, pode acompanhar, o arroz e feijão do dia-dia, pode ir ao churrasco, pode ser degustada com pão, pode ir a uma festa acompanhada com torrada, ou onde sua criatividade mandar.



CONSERVA DE BERINJELA


2 envelopes de caldo de carne em pó
2 xícaras de água
½ xícara das de chá de vinagre
2 berinjelas grandes
1 cebola grande
1 colher das de chá de orégano
1 xícara das de chá de azeite
1 xícara das de chá de salsinha picada
1/2 colher das de sobremesa de sal
100 gramas de azeitonas pretas picadas


Primeiramente, corte as berinjelas em cubos médios. Pique a cebola em gomos e corte-os ao meio
Misture o vinagre a água e o caldo de carne, leve ao fogo e deixe ferver, quando levantar fervura coloque as berinjelas, com a casca. Deixe ferver e quando as berinjelas perderem o cru, sem ficarem moles, desligue o fogo e retire-as da panela, escorrendo bem. Coloque as berinjelas numa vasilha com tampa e reserve. Junte, no molho, que ficou na panela, a cebola, o orégano, o azeite, a salsinha, o sal e as azeitonas. Ferva por alguns minutos. Coloque este molho em cima das berinjelas reservadas, mexa para misturar bem. Depois de frio, tampe bem a vasilha e leve à geladeira. Sirva no dia seguinte.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

BATATA ASSADA COM LINGUIÇA

Procurando sempre dar receitas fáceis e rápidas, para as pessoas que trabalham fora, ou para as que estão começando na arte da culinária, procurando, ainda, que essas receitas além de rápidas devam ser gostosas e ter ingredientes fáceis de encontrar e baratos, achei esta receita que é simplesmente tudo de bom.

Já a preparei com a batata, como segue abaixo, e também já substitui a batata por mandioquinha, ou batata baroa, como também é conhecida, e nas duas versões ficou simplesmente divina.

Possui, também, a vantagem de ser uma receita muito saudável porque é assada, sem fritura, o coração agradece.

Ela acompanhada de um arroz branco e de uma bela salada, vai virar uma refeição completa, muito saborosa sem que se gaste muito tempo na cozinha.

Esta receita vai para a minha grande e querida amiga Josiane que está cozinhando cada vez melhor, Ricardo é testemunha.



BATATA ASSADA COM LINGÜIÇA



4 batatas de tamanho médio
6 gomos de lingüiça, da sua preferência
1 pimentão verde
2 tomates
1 colher de sobremesa de sal
Orégano a gosto



Descasque e pique as batatas em pedaços grandes. Coloque numa tigela grande. Em seguida, corte os gomos de lingüiça ao meio e junte as batatas. Pique o pimentão em pedaços médios, junte na tigela. Corte, então, os tomates, em pedaços médios e junte também na tigela. Junte o sal e mexa como se estivesse temperando uma salada, com delicadeza para não esfarelar a lingüiça.

Arrume tudo em uma assadeira ou refratário, sem untar. Cubra com papel alumínio, com a parte brilhante virada para baixo.

Pré-aqueça o forno por uns dez minutos. Coloque a assadeira ou refratário no forno, por 30 minutos.

Depois desse tempo, tire o papel alumínio, verifique, com um garfo, se as batatas estão macias, se não estiverem volte ao forno por mais cinco ou dez minutos, e se estiverem macias, com muito cuidado escorra a água que se juntou na assadeira. Polvilhe com o orégano e volte as batatas e as lingüiças ao forno até dourarem, mais dez ou quinze minutos. É só servir.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

FALSO PUDIM

Quando almoçamos em restaurantes que oferecem sobremesa inclusa no preço da refeição é comum ter entre elas um pudim de leite.

Comemos o delicioso pudim achando que é pudim de leite condensado, mas podemos estar muito enganados.

Conheço esta receita há alguns anos, estava meio esquecida, e outro dia, folheando meu velho caderno de receitas, encontrei-a e a preparei, então, resolvi compartilhar. Sempre que a preparo, desafio quem experimenta a descobrir qual é o ingrediente diferente que dela faz parte. Mas, é difícil descobrir porque não fica aparecendo o sabor do pão. Sim pão, vamos fazer uma receita de pudim feito com pão e que não parece nem de longe pudim de pão.Depois de pronta fica até com os furinhos do pudim de leite condensado.

Duas coisas muito importantes sobre esta receita é rápida, do tipo bate tudo no liquidificador e fica barata porque os ingredientes, aposto, todo mundo tem em casa. O nome também é muito sugestivo.



FALSO PUDIM


1 pãozinho francês
5 ovos
8 colheres das de sopa de açúcar
3 copos de 250ml ( desses que vem com requeijão) de leite
1 colher das de sopa de margarina
1 xícara das de chá de açúcar para caramelizar a forma



Primeiramente, caramelize uma fôrma para pudim, com furo no meio, com uns 25cm de diâmetro, da seguinte forma: Leve a fôrma diretamente a chama do fogão (fogo baixo) com a xícara de açúcar dentro e vá mexendo até o açúcar derreter e adquirir cor de caramelo. Desligue a chama e vá rodando a fôrma, ainda quente, cuidado para não se queimar, use guardanapo ou luva, de maneira que o caramelo se espalhe no fundo e nas paredes da fôrma. Reserve,

No liquidificador, coloque o pãozinho e o leite e deixe descansar por uns 8 ou 10 minutos. Junte os ovos inteiros, o açúcar e a margarina. Bata até que desapareçam os pedacinhos do pão. Despeje na forma reservada e leve a assar em banho-maria por cerca de 1 hora mais ou menos ou até que, enfiando um palito ele saia limpo. Lembrem-se de aquecer a água do banho-maria para economizar no tempo de cozimento. Despeje a água fervendo em uma assadeira e coloque a fôrma com o pudim dentro dela para fazer o banho-maria. Deixe amornar bem e desenforme.