segunda-feira, 27 de setembro de 2010

POLENTA DE PRESSÃO

Tenho na memória, como muitos devem ter também, a imagem de minha avó preparando refeição no fogão de lenha.

Lembranças deliciosas de uma infância feliz. Lembro-me bem de minha avó mexendo polenta numa panela de ferro, no fogão de lenha, e mexe a polenta e mexe a polenta e a impaciência da infância queria comer logo a polenta que demorava para ficar pronta.

Ainda hoje a polenta feita de modo tradicional demora um pouco para ficar pronta.
Como este prato, bem italiano, não pode ficar fora do cardápio de nossas tradicionais famílias com essa descendência e de outras que aprenderam com elas a gostar de polenta, vamos simplificar bem para podermos saboreá-lo pelo menos uma vez por semana. Para acelerar o seu preparo, vamos colocar a polenta na panela de pressão.


POLENTA DE PRESSÃO

2 dentes de alho
¼ de xícara das de chá de azeite
1 envelope de caldo em pó de carne, galinha ou legumes, como preferir.
1 colher das de chá de sal, colocamos pouco sal, porque o caldo já é salgado
7 xícaras das de chá de água
1 ½ xícara das de chá de fubá
Queijo parmesão á vontade.


Aqueça, na panela de pressão, o azeite e doure o alho bem picadinho. Junte o caldo, que deve ser de envelope em pó porque não precisa ser dissolvido previamente em água quente, a água, o sal e o fubá. Mexa esta mistura até que comece a incorporar e levantar bolhas. Tampe a panela de pressão e quando começar a ferver, marque 5 minutos e depois desligue o fogo. Espere o tempo de sair a pressão, para poder abrir a panela, despeje a polenta num refratário. Por cima coloque o queijo ralado e sirva morna ou fria. Se quiser uma polenta mais incrementada, faça um molho, vermelho, bem espesso, de tomate, com carne moída, calabresa, lingüiça, de acordo com a sua preferência. Quando abrir a panela de pressão, coloque metade da polenta no refratário, por cima metade o molho, queijo ralado, depois o resto da polenta, o resto do molho e muito queijo parmesão. Deixe amornar. Pronta, rapidinho, uma deliciosa polenta italiana. Se fizer a polenta simples, sirva com frango com molho de tomate, um bife enrolado também com molho de tomate, ou outra carne de sua preferência feita com molho de tomate. Fica uma delícia também com lingüiça frita ou sardinha. Uma salada de rúcula é perfeita para completar a refeição. Esta polenta dá 4 porções.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

BOLO DE CHOCOLATE AMERICANO

Faz alguns domingos que só temos receitas salgadas, então chegou a vez de adoçarmos esta coluna. Dentro da proposta de receitas simples e fáceis esta se encaixa perfeitamente.
Esta receita é em especial para as crianças, porque toda criança adora bolo de chocolate, e os adultos também. Para não ficar um bolo muito simples, colocaremos uma calda também de chocolate para os chocólatras de plantão.
Muitas pessoas já me disseram que tem dificuldade para fazer bolo de chocolate, então vamos com uma recita que sempre dá certo. Para dar um sabor especial ela tem um ingrediente diferente, na massa deste bolo, vamos substituir o leite por coca cola. Assim, teremos um bolo com sotaque americano. Daí surgiu o nome da receita.


BOLO DE CHOCOLATE AMERICANO

Para a Massa
1 xícara das de chá de chocolate em pó
1 copo (200ml) de coca cola sem gelo
4 colheres das de sopa de manteiga ou margarina
5 ovos
2 ½ xícaras das de chá de açúcar
3 xícaras das de chá de farinha de trigo
1 ½ colher das de sopa de fermento em pó
1 pitada de sal
1 colher das de chá de raspa de limão
150 gramas de ameixas secas picadas.

Para a calda
1 ½ copo (200ml) de água
4 colheres das de sopa de chocolate em pó
2 colheres das de sopa de mel
6 colheres das de sopa de açúcar
1 colher das de sopa de manteiga o margarina
8 gotas de essência de baunilha.

Na batedeira, bata, primeiramente, as claras em neve, reserve. Depois bata a manteiga com o açúcar até ficar um creme, junte o sal, o limão e as gemas. Bata muito bem. Em seguida, coloque as ameixas e o chocolate. Bata novamente. Misture, agora, a coca cola e a farinha de trigo, bata mais uma vez, junte o fermento e por último as claras em neve e não bata mais, incorpore as claras com delicadeza. Unte uma forma de 40cmx25cm mais ou menos com manteiga e polvilhe com farinha de trigo, coloque o bolo e leve a assar em forno pré-aquecido por 35 a 40 minutos. Retire do forno, deixe amornar, corte, ainda na forma em quadrados e regue com a calda.
Para fazer a calda, misture todos os ingredientes e leve ao fogo e ferva por cinco minutos, deixe amornar um pouco e coloque sobre o bolo.


Dica: para fazer as raspas do limão, lave-o bem e rale só a parte verde em um ralador de queijo. Vá girando o limão enquanto raspa para que a parte branca não saia junto.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

CUSCUZ DE FESTA


Esta receita vai dar um cuscuz bem grande, se for para poucas pessoas é melhor reduzir a receita pela metade.
Ela leva muitos ingredientes, mas é bem fácil de ser preparada, o trabalho maior será separa-los e pica-los.
Devo ressaltar que esta receita é só uma sugestão porque o cuscuz leva os ingrediente que você quiser, pode substituir, por exemplo a calabresa por frango cozido, sadinha ou atum.


CUSCUZ DE FESTA



5 colheres das de sopa de azeite
2 dentes de alho bem picadinhos
1 cebola bem picadinha
100 gramas de bacon picado em quadradinhos pequenos
½ xícara das de chá de ervilha escorrida
1 pimentão verde picado em quadradinhos pequenos
½ lata de molho de tomate refogado, comprado pronto
300 gramas de lingüiça calabresa fatiada em forma de meia lua
2 colheres das de sopa de azeitonas verdes picadas
1 sachê de caldo de galinha
3 colheres das de sopa de salsinha picadinha
1 colher das de sopa rasa de sal
3 xícaras das de chá de água
1 xícara das de chá de leite
3 xícaras das de chá rasas de farinha de milho.
Tomate e, ovos cozidos em rodelas para enfeitar.

Numa panela grande, coloque o azeite e doure o bacon no fogo baixo, junte o alho e a cebola e deixe refogar um pouco. Acrescente o pimentão, o molho de tomate, a lingüiça, as azeitonas, a ervilha, o caldo de galinha, a salsa, o sal, a água e o leite. Cozinhe, até abrir fervura, experimente se está bom de sal, se precisar coloque mais um pouco. Adicione a farinha de milho e mexa até a massa ficar homogênea e cozida. Desligue o fogo. Não ponha mais farinha porque, senão, quando ele esfriar ficará muito duro. O cuscuz precisa ficar macio quando frio. Se quiser, neste momento, ainda poderá acrescentar 150 gramas de queijo meia cura, cortado em pedaços pequenos. Misture bem. Ainda quente coloque numa fôrma decorada da seguinte maneira: unte uma forma para pudim de 25 centímetros de diâmetro mais ou menos com azeite, decore o fundo e os lados com as rodelas de tomate e ovos cozidos, intercalando-os. Despeje a massa de cuscuz na forma. Cubra com papel filme, para não ressecar a superfície. Deixe esfriar, desenforme e decore com folhas de alface e azeitonas. Se quiser servir este cuscuz numa festa de aniversário ou numa festa junina é só coloca-lo em forminhas de empadas untadas com óleo, deixar esfriar e desenformar dentro de forminhas de papel. Vai ficar muito bonito e gostoso.






segunda-feira, 6 de setembro de 2010

ABOBRINHA ASSSADA

Quando cozinhamos, um acompanhamento deve sempre constar do cardápio, seja verduras de folhas para as saladas ou legumes cozidos temperados ou em refogados.

Sempre procuramos novas maneiras de fazer os legumes para sair da rotina e experimentar novos sabores.

E, numa dessas investidas, surgiu uma abobrinha que agradou bastante ao paladar de quem a experimentou.

Pode ser servida com carne de vaca assada, arroz e feijão mas, cada um pode fazer o seu cardápio de preferência, isso é que faz a alquimia da cozinha, a mistura de sabores de cada pessoa.

O preparo é bem fácil o que leva um pouco mais de tempo é o cozimento, os ingredientes tem baixo custo, então é uma receita boa gostosa e barata.


ABOBRINHA ASSADA

01 abobrinha verde, de tamanho médio
02 cebolas médias
2 tomates grandes
Sal a gosto
Orégano a gosto
Queijo parmesão ralado a gosto
Azeite a gosto


Lave bem a abobrinha, não tire a casca. Pique em rodelas finas de 0,5 cm de espessura mais ou menos.
Pique a cebola em rodelas, da mesma espessura da abobrinha.
Pique da mesma forma os tomates, em rodelas e 0,5 cm de espessura.

Agora monte o prato; num refratário, pequeno, coloque um pouco de azeite e em seguida rodelas de abobrinhas, salpique um pouco de sal sobre elas, por cima, distribua umas rodelas de tomate, salpique com sal, novamente, e então as cebolas, um pouco de orégano, um pouco de queijo ralado e regue com azeite. Repita as camadas até terminarem os ingredientes. Finalize com bastante queijo ralado por cima de tudo e regue com mais azeite.
Cubra o refratário com papel alumínio, com a parte brilhante virada para baixo, asse no forno, sem pré-aquecer por quarenta minutos. Está pronta uma deliciosa receita que pode ser preparada de véspera e colocada na geladeira. Sirva quente ou fria.