segunda-feira, 30 de agosto de 2010

ALMÔNDEGAS COZIDAS

Como sair do trivial? Carne moída é sinônimo de bolinho, croquete ou refogada com batata.
Ainda mais, nesses tempos que os médicos nos recomendam ficar longe das frituras, pronto, só sobrou a carne moída refogada.

Temos que dar um jeito nisso, porque a carne moída tem sempre um bom preço e é prática.

Então vamos, hoje, fazer uma receita de almôndega que vai agradar a família e aos médicos porque ela é cozida.

Podem preparar sem medo que ela fica bem cozida, não desmancha.

Versátil,ela pode acompanhar, arroz branco ou macarrão ao alho e óleo. Esta receita rende mais ou menos trinta e duas almôndegas e dá para quatro pessoas


ALMÔNDEGAS COZIDAS



250 gramas de carne moída
1 cebola pequena ralada
1 ovo inteiro
1 pão francês amanhecido
1 colher de sobremesa rasa de sal
Noz moscada a gosto
3 colheres das de sopa de farinha de trigo
1 lata de molho pronto de sua preferência
1 xícara das de chá de água


Numa tigela coloque a carne moída, a cebola ralada o ovo. Rale o pão amanhecido num ralo grosso e coloque na tigela com os outros ingredientes. Tempere tudo com o sal e a noz moscada ralada. Faça bolinhas pequenas, do tamanho de uma noz, com esta mistura e passe na farinha de trigo envolvendo bem cada bolinha e reserve.
Coloque numa panela o molho de tomate, junte a água, coloque uma pitadinha de sal e quando levantar fervura coloque as almôndegas uma a uma. Deixe ferver, em fogo baixo, por dez minutos. Mexa uma única vez para misturar bem as almôndegas ao molho. Sirva a seguir.
Se quiser servir com arroz branco, acrescente a refeição uma salada de tomates ou folhas. Se for acompanhar as almôndegas com macarrão ao alho e óleo, faça uma maionese que vai ser perfeito

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

BOMBOCADO DE FUBÁ

Tem dias em estamos predispostos para o açúcar. E não há salgado que de jeito nesse desejo por um docinho. Então é melhor comer logo o doce, do que ficar devorando tudo o que se vê pela frente. Por isso, hoje, vamos com uma receita bem rapidinha. Daquelas que eu adoro, bate tudo no liquidificador e pronto.

Essa receita leva fubá, mas quando for degustada, poderemos jurar que o fubá passou longe dela. É um bombocado, que fica com uma casca de bolo por fora e dentro parece um pudim, porque o miolinho fica cremoso e o sabor é divino.

Ele fica muito gostoso servido com chá ou com café, num lanche da tarde ou para ser só um doce depois da refeição. Pode ser servido quentinho, frio e até gelado. Então ,se sobrar, o que é meio difícil de acontecer, pode ser colocado na geladeira para guardar, bem longe das formigas.

Esta receita é um especial pedido do João Carlos Gardinali que me contou que gosta muito cozinhar para os amigos pratos deliciosos.


BOMBOCADO DE FUBÁ

3 xícaras das de chá de açúcar
2 xícaras das de chá de leite pode ser integral ou desnatado
1 vidro de leite de coco que pode ser o ligth para reduzir gorduras
1 colher das de sopa de manteiga pode ser bem cheia
1 xícara das de chá de fubá
1 xícara das de chá de farinha de trigo
4 ovos inteiros
1 colher das de sopa de fermento em pó
manteiga para untar


Agora vem a maravilha. Coloque tudo no liquidificador e bata até misturar tudo muito bem. Se precisar mexer use uma colher, para desgrudar algum ingrediente que ficou grudado nas paredes do liquidificador, desligue o aparelho antes de faze-lo.
Unte uma forma para pudim, com furo no meio, de tamanho médio, com manteiga ou margarina.
Despeje o pudim nessa forma e leve, para assar, em fogo alto, até que a superfície fique bem dourada e enfiando um palito este saia limpo, mais ou menos cinqüenta minutos. Se quiser pode colocar em forminhas de empada para fazer bombocados pequenos. Obs. A massa do bombocado é bem líquida.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

FRANGO COM QUEIJO E ORÉGANO

A carne de frango é muito versátil, seja pela diversidade de cortes, ou por ser uma carne branca não gordurosa, que é recomendada para todas as idades e situações. Não é por acaso o dito popular, que canja de galinha não faz mal a ninguém. Esta carne, permite, também, uma grande variedade de preparo de pratos, se tornando um coringa na cozinha.
Podemos dizer que hoje o frango vai a festa, porque ele vai ficar muito requintado.
A receita de hoje é simples leve e sofisticada.


FRANGO COM QUEIJO E ORÉGANO

1 quilo e meio de coxas ou sobre-coxas de frango, sem as peles, para ficar com menos gordura.
1 colher e meia das de sopa rasa de sal
1 cebola ralada
3 colheres das de sopa de manteiga
2 copos (400 ml) de vinho branco seco
1 colher de sopa cheia de orégano
02 colheres das de sopa de farinha de trigo
1 lata de creme de leite
1 xícara das de chá de queijo parmesão ralado.

Tempere o frango com o sal e a cebola. Em uma panela grande derreta 1 colher das de sopa de manteiga e frite os pedaços de frango dourando-os bem. Acrescente o vinho e o orégano, e deixe cozinhar, até a carne ficar macia.
Separe os pedaços de frango do molho, colocando-os em um refratário sem sobrepor. Reserve este molho.
Em uma outra panela, derreta a manteiga restante, em fogo baixo, junte a farinha de trigo, mexendo, e deixe engrossar levemente. Coloque, então, o molho reservado e mexa novamente até incorporar e engrossar. Adicione o creme de leite, desligue o fogo, para que ele não talhe e mexa para misturar bem. Coloque este creme sobre o frango e polvilhe todo o queijo parmesão ralado. Leve ao forno para gratinar por 10 a 15 minutos.
A minha sugestão de acompanhamento para este frango é arroz branco, ou macarrão ao alho e óleo e uma salada mista.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

BOLO FAROFA

Hoje é dia de bolo! Tem coisa mais gostosa do que sentir o cheiro de um bolo assando, saindo do forno quentinho, fumegando. Aquele cheiro invade toda a casa, e sem pedir licença se espalha pela vizinhança.
Acredito que não exista ninguém que não tenha a lembrança de um bolo, de sua infância, da avó, da mãe da tia, que reunia a família na mesa do café. Doces lembranças.
A primeira vista pode parecer que esta receita é difícil, mas eu acho mais difícil escrevê-la do que fazê-la.
E este bolo além de ser delicioso, quando fica pronto já está recheado.

BOLO FAROFA
Farofa:
3 xícaras das de chá de farinha de trigo
1 colher de fermento em pó
1 ovo
1 xícara e meia das de chá de açúcar
3 colheres das de chá cheias de manteiga

Creme:
1 lata de leite condensado
A mesma medida da lata de leite condensado de leite de vaca
1 colher das de sopa de farinha de trigo
1 colher das de sopa de manteiga
1 colher das de chá de essência de baunilha
2 gemas
1 lata de creme de leite
manteiga para untar a forma

Farofa:
Misture todos os ingredientes numa tigela, mas não amasse , só misture, delicadamente, para que fique uma farofa. Reserve.
Creme:
Misture o leite condensado, a farinha dissolvida no leite de vaca, a manteiga e a baunilha. Leve ao fogo brando e cozinhe, mexendo sempre, até ferver. Retire do fogo e deixe amornar. Junte, então as gemas ligeiramente batidas e o creme de leite e mexa bem.
Montagem:
Unte uma forma de tamanho médio com manteiga, coloque metade da farofa, por cima despeje o creme, cuidadosamente, sem mexer ou misturar e por fim coloque o resto da farofa esfarelando por cima, sem mexer também. Leve ao forno pré-aquecio por 30 minutos.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

FRANGO DE PANELA DE PRESÃO

Antes de comentar sobre a receita, hoje quero informar que possuo um blog cujo endereço está no final da página onde todos poderão ver e copiar as receitas publicadas aqui no jornal. Decidi montar o blog porque muitas pessoas queriam guardar as receitas, me pediam que enviasse por e-mail então agora fica fácil.
A receita de hoje é daquelas maravilhosas que junta-se tudo, na panela de pressão, para fazer com muita facilidade um prato delicioso. É tão fácil que você não precisa nem picar o alho ele vai inteirinho. O toque especial no sabor fica por conta do vinho branco.
Podemos servi-la com arroz branco ou com uma saborosa polenta e uma salada de folhas.


FRANGO DE PANELA DE PRESSÃO

3 colheres de sopa de azeite
2 cebolas grandes cortadas em rodelas grossas
3 batatas médias descascadas e cortadas em rodelas grossas
6 dentes de alho inteiros
1 xícara das de chá de água
1 sache de caldo de galinha em pó
1 copo de 180ml de vinho branco seco
1 quilo de coxas de frango previamente temperadas com 1 colher rasa de sal e 1 limão
1 lata de molho de tomate pronto
3 folhas de louro
1 colher das de sopa rasa de sal

Numa panela de pressão, coloque primeiramente o azeite, a cebola e as batatas. Junte os dentes de alho inteiros, a água, o caldo em pó, o vinho, as coxas de frango. Por cima, espalhe o molho de tomate, o louro e o sal.
Feche a panela de pressão e leve ao fogo, quando começar a ferver marque 25 minutos. Desligue.

Se quiser coe o caldo, leve ao fogo numa panela até ferver, e faça um pirão acrescentando farinha de mandioca a gosto. Desligue e está pronto