segunda-feira, 26 de julho de 2010

TORTA DE PALMITO

Nos finais de semana ou em feriados, muitas vezes, queremos sair da rotina, na cozinha, e comer uma refeição diferenciada.
Esta torta é maravilhosa, a massa fica parecendo massa podre, então fica deliciosa. 

TORTA DE PALMITO
Massa
1 ½ xícara das de chá de farinha de trigo
1 ½ xícara das de chá de amido de milho
1 colher das de sobremesa rasa de sal
1 colher das de café de fermento em pó
1 xícara das de chá de óleo
¼ de xícara das de chá de leite

Numa tigela, peneire a farinha de trigo com o amido de milho, o sal e o fermento. Adicione o óleo e o leite e amasse, com a ponta dos dedos, até formar uma bola. Se necessário junte mais leite para dar o ponto. Embrulhe em filme de pvc e deixe descasar na geladeira por 30 minutos.

Recheio
3 cebolas picadas
3 dentes de alho amassados
¼ de xícara das de chá de azeite
4 tomates maduros picados em quadradinhos pequenos
1 vidro grande de palmito picado
2 xícara das de há de leite
2 colheres exageradamente cheias de amido de milho
3 ovos cozidos picados
Azeitonas verdes picadas
1 gema para pincelar

Numa panela, refogue a cebola e o alho no azeite, adicione os tomates e o palmito, o sal e refogue durante quinze minutos com o fogo alto. Misture o amido de milho no leite e adicione ao refogado mexendo sempre até que engrosse, adicione os ovos, as azeitonas e mexa para misturar. Deixe amornar.
Abra 2/3 da massa, com o rolo de macarrão, deixe-a fina, e estenda, no fundo e nos lados, de uma assadeira para torta com fundo removível de 35 cm de diâmetro, sem untar. Por cima, coloque o rechio e cubra com o restante da massa , que deverá ser aberta com o rolo de macarrão bem fina também. Pincele toda a superfície com a gema ligeiramente batida e leve ao forno pré-aquecido por meia hora. Desenforme e sirva.



QUINDIM

Depois de algumas receitas salgadas, vamos hoje com a doce sobremesa. Sempre que se termina uma refeição o paladar parece incompleto se não aparece um docinho para finalizar. Quando a minha família se reúne para um almoço, os pratos doces superam, em grande número, os salgados. Parece-me que procuramos, como que, adoçar as nossas vidas. A receita de hoje tem um sabor bem brasileiro. Ela é uma receita muito antiga, do tempo dos escravos e das grandes fazendas de engenho de onde saíam doces deliciosos. Ao mesmo tempo, ela está modernizada, porque nossa época pede praticidade e agilidade. Desta forma ela será assada numa forma grande e não em forminhas, porém quem quiser pode coloca-la em forminhas de empada. Ela, ainda, é daquelas maravilhosas receitas, que você coloca tudo no liquidificador e não suja mais nada. Os ingredientes são também simples, então não há desculpa para não faze-la. Especialmente esta receita é para a minha professora de ginástica e qurida amiga Lidiane Mazzer.

QUINDIM

3 xícaras das de chá de açúcar. Elas devem ser bem cheias mesmo;
1 pacote de 100 gramas de coco ralado seco;
4 ovos inteiros, claras e gemas
8 gemas, sem as claras
1 colher das de sopa média de margarina
2 xícaras das de chá de margarina
2 xícaras das de chá de leite
Margarina para untar a forma
Açúcar para polvilhar

Agora vamos à parte mais difícil: bata todos os ingredientes no liquidificador, até misturar bem. Unte bem, uma forma de furo central, de tamanho médio, com margarina e pulverize com bastante açúcar refinado. Faça da seguinte forma o banho-maria: numa assadeira, de preferência redonda, coloque a água já quente para economizar no tempo de cozimento, até faltar uns dois dedos para enche-la, e uma rodela de limão ou alguns pingos de vinagre para não escurece-la. Coloque a forma com o pudim dentro, na assadeira com água, e leve ao forno pré-aquecido por 1 hora mais ou menos, ou até que doure e enfiando um garfo este saia limpo. Deixe amornar, solte os lados com uma faca, e vire o quindim num prato. Sirva em temperatura ambiente ou gelado

quarta-feira, 21 de julho de 2010

SUFLÊ DE CHUCU

Há quem diga que ele não tem sabor nenhum, quando querem se referir a alguma coisa insípida dizem: tem gosto de chuchu, “ou picolé de chuchu” para se referir a uma pessoa sem emoções e sem graça.
Por outro lado, existem os que juram que ele é que dá o sabor, o gostinho bom na comidinha caseira, dizendo “o chuchu da minha marmita” para se referir a ele como o principal sabor, o mais importante e que faz a diferença.
Mas temos que nos render a esse legume que permite uma porção de variações no seu preparo.
Quando estamos nos dias quentes, de verão, uma salada de chuchu é muito refrescante; e, se no friozinho, do inverno, como agora, um chuchu refogadinho nos aquece.
E, para que ele possa ser um acompanhamento para um dia de festa a receita de hoje é de :

SUFLÊ DE CHUCHU

3 chuchus médios
1 xícara das de chá de queijo parmesão ralado
1 colher das de sopa de farinha de trigo
1 colher das de sopa de margarina
1 colher de sobremesa rasa de sal
2 gemas
2 claras em neve firme

Cozinhe os chuchus em água e sal. Com eles ainda quentes, esmague com um garfo, até obter um purê de chuchu.
Junte, então o queijo ralado e mexa até incorporar bem. Depois, junte a margarina, e mexe bem, misture a farinha de trigo e o sal e mexa novamente.
Bata ligeiramente as gemas e junte ao purê de chuchu, mexa bem. Por último, acrescente as claras em neve e incorpore delicadamente
Unte uma forma refratária redonda, sem buraco no meio, pode ser uma tigela refratária daquelas que podem ir ao forno, e polvilhe queijo ralado, no fundo e nos lados da forma. Coloque o suflê, na forma, aqueça bem o forno e coloque para assar por exatos trinta minutos.
Sirva quente, acompanhado de carne e arroz branco ou uma massa.

SANDUICHE DE FORNO

Sempre tem o dia do lanche, pode ser aquele dia que você está a fim de fazer uma refeição diferente, pode ser o dia que você chegou tarde e cansada e o lanche é mais rápido, ou pode, ainda, ser porque você gosta do lanche.

Esta receita de hoje é de um lanche diferente, ele também é de preparo rápido, pode ser feito até de véspera, porque mesmo quando guardado na geladeira, aceita muito bem um microondas quando você quiser ressuscitá-lo no dia seguinte.
Esta receita, pode também ser feita para receber amigos, acompanhada de cerveja ou vinho e,ainda, pode ser picada em quadrados e servidas em festinhas.

SANDUICHE DE FORNO

Massa
½ quilo de farinha de trigo
1 ovo inteiro
1 tablete de fermento para pão
1 colher das de sopa de margarina
1 colher das de sopa de óleo
1 colher das de sopa de açúcar
sal a gosto
1 copo de 200 ml de água

Recheio
150 gramas de presunto ralado
150 gramas de mussarela ralada
tomate picado em quadradinhos , como para vinagrete
1 gema para pincelar,orégano e azeito, a gosto.

Misture todos os ingredientes da massa e amasse bem, até formar uma bola, coloque em uma vasilha e cubra com papel filme, deixe descansar por 30 minutos. Divida em duas partes.
Unte, com margarina, uma forma que meça 50cm por 30cm mais ou menos.
Em uma superfície enfarinhada, abra metade da massa e forre, com ela, a assadeira.
Coloque por cima, o presunto, a mussarela, o tomate, salpique orégano e regue bem com azeite. Cubra com a massa restante, feche bem todos os lados, apertando com os dedos, bata ligeiramente a gema e pincele a superfície do pão.
Leve ao formo pré-aquecido, para assar, por 30 a 40 minutos mais ou menos ou até que a superfície ficar dourada.

PEIXE SOFISTICADO

Em algumas ocasiões que são especiais, como, um jantar romântico a dois, ou quando recebemos um casal amigo, sempre é recomendável preparar uma receita um pouco mais sofisticada, mas para tanto ela não precisa ser de preparo difícil e demorado.
A receita de hoje é sob medida para estas ocasiões, ela é, ao mesmo tempo, delicada e sofisticada e seu preparo rápido e fácil, deixa você livre e descansada para atender seus convidados, ou o seu amor.
Para servir este prato, num jantar, você deve apenas, consultar, antecipadamente, se todos os convidados apreciam peixe.
Para acompanhar este peixe, vagens e cenouras cozidas, passadas na manteiga, arroz branco ou a grega e um bom vinho branco.
Esta receita com as quantidades abaixo serve duas pessoas.

                                       PEIXE SOFISTICADO

700 gramas de filé de peixe , pode ser linguado, mapará ou tilápia
250 ml de leite de vaca
2 colheres das de sopa não muito cheias de maionese
2 colheres das de sopa também não muito cheias de creme de leite
meio envelope de sopa de cebola
1 colher das de chá de alecrim desidratado
1 colher das de chá de orégano
1 colher das de chá de manjericão
1 folha de louro esfarelada
1 colher das de café de noz-moscada ralada
50 gramas de queijo parmesão ralado.

Lave bem os filés de peixe.
Numa vasilha, misture, o leite de vaca, a maionese, o creme de leite, a sopa de cebola, o alecrim, o orégano, o manjericão, o louro,e a noz-moscada, mexa bem.
No fundo de um refratário, de tamanho médio, coloque um terço do molho de leite e metade dos filés de peixe, sem temperar. Coloque mais um terço do molho de leite e por cima o restante do peixe.
Salpique por cima todo o queijo ralado, cubra o refratário com papel alumínio, com a parte brilhante virada para baixo e leve ao forno por 30 minutos.

GALINHADA

Já estamos nos preparando para os dias mais frios.
No inverno, além de ser uma estação em que as pessoas ficam mais elegantes, as roupas curtas e decotadas são substituídas por mangas e comprimentos mais longos, necessitamos também, nas refeições, comidas mais quentinhas para manter aquecido o nosso corpo que pede pratos mais substanciosos.
Esta receita, quando preparada, é sempre muito elogiada e não encontrei, até agora, alguém que não gostasse dela, então ela é unanimidade. Minha família, adora e, acompanhada de um legume refogadinho, é uma refeição perfeita para aquecer no inverno.
E como hoje é dias das mães e a minha querida, Dona Celeste, de quem eu gosto muito, e minha, também querida, amiga Iolanda, ambas mães maravilhosas, me fizerem um pedido desta receita, aproveito para atendê-las e homenageá-las neste dia.

GALINHADA

04 coxas com as sobre coxas de frango.
200 gramas de bacom
1 cebola média
1 colher das de sopa de sal
2 xícaras de arroz cru
4 xícaras de água fria

Compre as coxas e sobre coxas de frango e peça no açougue para cortá-las a passarinho.
Lave bem e deixe escorrer um pouco a água.
Corte o bacom em cubinhos bem pequenos.
Rale ou pique bem a cebola.
Em uma panela, bem grande, coloque o bacom e deixe com o fogo baixo por uns três ou quatro minutos, ele vai soltar um pouco de gordura, então levante um o fogo e deixe fritar mais um pouco, mas com cuidado para não queimar, quando estiver dourado, juntar as cebolas e deixar refogar alguns minutos.
Quando as cebolas estiverem transparentes, junte as coxas e sobre coxas de frango, e com o fogo alto, refogue e deixe cozinhando um pouco, até o frango perder a vermelhidão.
Junte então o arroz e refogue mais um pouco.
Por fim junte a água fria e deixe cozinhar até secar.
Depois de secar mexa bem e deixe descansar por uns minutos antes de servir.
Uma salada verde, ou um legume refogado, e a refeição prática, gostosa e que vai aquecer nos dias mais frios está pronta.

FONDUE DE QUEIJO


O fondue reúne pessoas em volta da mesa. Quer desculpa melhor para ficar aconchegado dentro de casa? E o acompanhamento perfeito que é o vinho, também aquece , então que caia a temperatura.

Para servi-lo você precisa de um aparelho de fondue, para mantê-lo quentinho. Sirva com, pães diversos cortados em pedaços pequenos, biscoito de polvilho de bolinha, torradas pequenas e o que mais você gostar.

FONDUE DE QUEIJO

400 gramas de queijo prato
50 gramas de queijo gorgonzola
Meio copo de vinho branco seco
1 dente de alho inteiro
1 colher das de sopa de amido de milho
1 colher de chá de noz moscada ralada
1 colher das de sopa de creme de leite
1 copo americano (200ml) de água.

Esfregue o dente de alho no fundo e nos lados de uma panela bem grande. Dentro dela coloque os queijos com o vinho e derreta em fogo brando mexendo,sem parar,
com uma colher, de forma que ela desenhe um oito na panela. Quando o queijo derreter, adicione o creme de leite. Dilua o amido de milho no cálice de água, e junte ao queijo mexa, até engrossar. Adicione a noz moscada a gosto antes de levar á mesa no richaud.
Cada pessoa deve espetar um pedaço de pão num garfinho do aparelho de fondue e mergulhá-lo no queijo e se deliciar.

ESCONDIDINHO DE CARNE SECA

O mês mais caipira do ano terminou e no rastro dele vem a receita de hoje que leva um ingrediente bem caipira, a mandioca.
Ela é a base desta receita que aceita vários tipos de recheio. Ficaremos hoje com o mais tradicional, que é o de carne seca.
Você pode fazer com frango, camarão, carne moída ou este de carne seca. A base de mandioca, o purê, é a mesma para todos estes recheios.
Esta receita é para atender ao pedido de minha querida amiga Alaíde, porque pedido de amiga a gente atende e pronto.

ESCONDIDNINHO DE CARNE SECA

1 quilo de mandioca
Meio quilo de batata
1 copo de requeijão
2 pacotes de carne seca
1 cebola grande cortada em rodelas
2 tomates picados
3 colheres das de sopa de azeite.
Queijo parmesão ralado a gosto

Primeiramente, cozinha-se a mandioca e a batata em água e sal em panela de pressão por 10 minutos, a contar depois que começa a chiar, com o fogo baixo. Ainda quente, amassar bem com um garfo e misturar o requeijão fazendo um purê. Amassar a batata e mandioca quentes, faz com que o trabalho seja facilitado, se esfriar não conseguiremos amassar devidamente. Não vamos colocar sal, porque a carne seca já é bem salgada, já colocamos sal no cozimento e o requeijão também já tem sal.
A parte, afervente a carne seca, para tirar um pouco o sal, e coloque em panela de pressão, com água até cobrir toda a carne. Cozinhe por uma hora, com o fogo baixo, a contar depois que começa a chiar. Deixe esfriar bem, em seguida, desfie bem a carne e reserve. Aqui a carne tem que estar fria para não queimar os dedinhos.

Numa panela, refogue a cebola, no azeite, junte a carne seca, refogue mais um pouco e coloque o tomate, deixe cozinhando até que o tomate se desmanche. Não coloque sal.

Em uma forma refratária, coloque metade do purê, toda a carne seca refogada e por cima o restante do purê. Salpique, com bastante queijo parmesão ralado e leve ao forno para gratinar por quinze ou vinte minutos.

COSTELA DE VACA ASSADA

A estação já mudou mas o calor ainda não nos abandonou por completo, e como nestes dias podemos aproveitar, ainda, o sol e passar algumas horas de lazer junto a uma piscina, por exemplo, vamos propor hoje uma receita para libertar totalmente quem vai cozinhar.
Com esta receita, você pode se programar para sair, enquanto ela está sendo preparada, para a piscina, para as compras, para conversar com alguém, ver um filme, fofocar com a vizinha, ou ao telefone, e o que mais você inventar.
Ela é muito simples, mas você vai se surpreender com o sabor.
Em certa ocasião, ouvi um gaúcho dizendo que a costela de vaca está no ponto quando você consegue tirar o osso dela com a mão e ele sai limpinho, e com esta receita ela fica desse jeitinho.

COSTELA DE VACA ASSADA.

Compre a costela de vaca, pode ser 1 quilo e meio ou dois quilos, que vão servir mais ou menos quatro pessoas.
A costela pode ser preparada inteira, em ripas ou cortadas em pedaços, como preferir.
Lave bem a costela.
O segundo passo é colocar o sal, que é o sal comum, não deve ser o sal grosso.
O sal deve ser calculado na proporção de 1 colher das de sopa (rasa) de sal para cada quilo de costela.
O sal deve ser colocado, na costela, só minutos antes de leva-la ao forno, para que a carne não desidrate.
Você vai precisar de papel alumínio. Numa forma, bem grande, estenda dois pedaços de papel alumínio, um sobre o outro(para não ter perigo de rasgar). A parte brilhante do papel deve ser para o lado onde vai ser colocada a costela e com bastante folga dos lados para cobrir a costela. No centro, vá colocando os pedaços de costela e empacote fechando bem, enrolando o papel alumínio dos lados.
Leve ao forno, com o fogo baixo, no mínimo, por exatas cinco horas.
E é durante este tempo que você fica livre para sair e quando voltar é só preparar um arroz branco e uma salada de sua preferência.
Desligue o forno, abra o papel alumínio, passe a costela para uma travessa e sirva esta prática e deliciosa receita. Vai constatar que o osso sai da carne sem nenhum esforço, como prega a sábia tradição gaúcha.

RECHEIO DE CAMARÃO PARA CANUDINHO

Sempre procurei não deixar um pedido de receita pendente por muito tempo, hoje, especialmente, vou passar uma receita solicitada por minha amiga Roberta.
É um recheio de camarão para canudinho.
O camarão é um prato que ou é amado ou é odiado pelas pessoas, entre os apreciadores, me incluo, e confesso que esse danadinho de bichinho me faz esquecer qualquer dieta. Então, para Roberta, e os demais amantes de camarão sugiro esta receita.
Ela é própria para rechear canudinhos, que você compra já pronto, nos supermercados. Deve ser servida quente, se possível, mantê-la aquecida, num aparelho para fondue e colocada dentro do canudo na hora de servir, para que ele não amoleça.
É ideal para festinhas e reuniões entre amigos.
RECHEIO DE CAMARÃO PARA CANUDINHO

700 gramas de camarão, pequenos, porque os maiores vão dificultar na hora de encher os canudos
3 colheres de sopa de azeite
1 cebola ralada
1 dente de alho amassado e picado
3 tomates bem picadinhos, como para vinagrete
100 gramas de azeitonas verdes, bem picadinhas
1 colher de sobremesa rasa de sal
2 colheres das de sopa de farinha de trigo bem cheias
250 ml de leite
Noz moscada ralada
Cheiro verde picadinho, a vontade

Refogue, no azeite, a cebola e o alho, junte o tomate, a noz moscada, o sal e deixe cozinhar, em fogo baixo, até que o tomate se desmanche. Junte, então os camarões, bem lavados e bem escorridos e deixe cozinhar, até que eles fiquem esbranquiçadinhos. Eles cozinham rapidamente, cerca de 2 a 3 minutos.
Junte, então as azeitonas e o cheiro verde.
Num recipiente, misture o leite e a farinha de trigo, mexendo bem.
Despeje sobre o refogado de camarão e deixe cozinhar até engrossar, agora é só colocar no canudinho e receber os elogios.

PUDIM DE LEITE CONDENSADO

Todos temos, certamente, uma receita de família, aquela que a avó passou para a mãe e passou para a filha e passou ...
Na minha família existem várias dessas receitas, mas a mais antiga, que eu me lembre é um pudim de leite condensado.
Várias vezes, ouvi a história, contada pela minha mãe, de quando, recém casada, morava numa chácara onde criava cabras, e com o leite em abundância esse pudim era feito com frequencia.
Não se assustem porque ninguém vai ter que sair procurando leite de cabra, vamos fazer com o da vaquinha mesmo.
Este pudim de leite condensado é aquele que fica cheio de furinhos, porque assim deve ser o tradicional e é tão saboroso, porque, para mim, tem um sabor delicioso de infância feliz.


PUDIM DE LEITE CONDENSADO

01 lata de leite condensado
01 lata ( a mesma medida do leite condensado) de leite de vaca
4 ovos separados
2 xícaras das de chá de açúcar
1 xícara das de chá de água

Comece por misturar os leites, o condensado e o de vaca, mexendo bem.
Bata as gemas, até que fiquem bem esbranquiçadas, para não deixar gosto e junte aos leites..
Por último bata as claras em neve firme e misture no creme de gemas e leite e incorpore, delicadamente, sem bater.

Numa forma para pudim com furo no meio, misture o açúcar e a água, misture bem com uma colher e leve ao fogo. Não mexa mais e deixe ferver até que adquira a cor de caramelo claro.
Pegue a mistura de leite e ovos mexa novamente e despeje sobre a açúcar queimado.
Cubra a forma com papel alumínio com o lado brilhante para baixo e leve ao forno por aproximadamente 45 a 50 minutos, ou até que enfiando um palito este saia limpo.
Espere amornar e desenforme. Não deixe esfriar muito e nem leve a geladeira antes de desenformar porque isso vai fazer o pudim grudar na forma.

Se desejar reduzir as calorias pode-se usar o leite condensado e o leite de vaca desnatados.

SORVETE DE CÔCO

Hoje, a receita é de doce, que te quero doce!
Quando a refeição principal é bem caprichada, encerra-la com uma bela sobremesa torna-a inesquecível.
Que pena que os doces são os vilões da boa forma, principalmente para as mulheres, porque duram um minuto na boca e o resta da vida nos quadris.
E que tal a sofisticação do sorvete, para a sobremesa? Então, a receita é de um, bem gostoso, que fica muito macio e que leva o sabor brasileiríssimo do côco.



SORVETE DE CÔCO


Começaremos por fazer um creme com :
Meio litro de leite, que pode ser normal ou desnatado,
02 colheres das de sopa rasas, porque queremos encorpar o creme e não que ele fique duro, então as colheres devem ser rasas, de amido de milho (maizena),
3 colheres das de sopa, essas cheias, gordas, generosas, de açúcar e
02 gemas, cujas claras devem ser batidas em neve.

Leve esses ingredientes, menos as claras, para o fogo brando e mexa, sem parar, até levantar fervura, e então desligue o fogo, não precisa deixar esfriar

Em seguida, misturar neste creme,
01 lata de leite condensado, mexendo para incorporar bem, e
50 gramas ( meio pacote) de côco ralado, não coloque o pacote inteiro, para não ficar com excesso, guarde o restante no próprio saquinho bem fechadinho, que ele dura algum tempo, para ser aproveitado em outra receita.

Para finalizar, adicione as duas claras em neve firme, misturando delicadamente, até que se incorporem totalmente, para dar leveza ao sorvete.

Então, é só gelar no freezer por no mínimo oito horas, se deliciar e receber os elogios.


PAVÊ DE AMENDOIM

Este mês, de muitas festas juninas, de quentão, chocolate quente, vinho quente, pipoca, pinhão, doce de abóbora, de batata, de leite e de amendoim. É, de amendoim salgado, de amendoim no pé de moleque, na paçoca. Ele é o rei da festa junina e como nesta época temos facilidade para achá-lo vamos aproveitar e fazer uma receita, que tenha o amendoim como principal ingrediente.

Fugiremos um pouco das receitas tradicionais das festas juninas, mas, como o amendoim é seu principal ingrediente, se quiser fazê-la para as festas acho que ficará apropriado.

Esta também é uma receita tradicional da minha família, que nos acompanha já há alguns anos.


PAVÊ DE AMENDOIM

150 gramas de manteiga ou margarina
4 gemas
2 latas de creme de leite gelado e sem soro
250 gramas de bolacha maisena
2 xícaras das de chá de açúcar
250 gramas de amendoim torrado e moído

Torre o amendoim, tire a pele vermelha e bata no liquidificador, em pequenas porções para que fique bem moído. Reserve.
Coloque na batedeira a manteiga, com as gemas e o açúcar e bata até que fique esbranquiçado, e desapareça o sabor do ovo. Coloque, então, nessa massa, umas gotas de baunilha, para que não reste nenhum sabor do ovo. Bata novamente.
Desligue a batedeira e junte o creme de leite gelado e sem soro. Para tirar o soro do creme de leite é só deixá-lo na geladeira e quando abrir a lata, empurrar o creme gelado, com o auxílio de uma colher, que o soro que fica no fundo da lata saíra. Vire a lata com delicadeza para que todo o soro saia. Junte, também, a metade do amendoim moído e reserve o restante.
Numa forma refratária grande, arma-se o pavê, começando por uma camada de creme, outra de bolacha, e assim até terminarem os ingredientes. A última camada deverá ser de creme. Por cima, salpique o restante do amendoim moído reservado, cubra com papel filme, ou papel alumínio e leve para gelar de véspera.

FRANGO NA CERVEJA

Uma receita rápida, fácil e gostosa. Quantas vezes, querendo sair da rotina, achamos que vai ser difícil inovar com um mesmo ingrediente e dá preguiça até de procurar uma receita alternativa. Mas, coragem amigos, porque esta busca pode se tornar frutífera e você acabar por conhecer uma receita como esta, fácil deliciosa e com ingredientes que você pode ter em casa.

É uma receita com carne de frango. Esta carne, que pode ser preparada de maneiras diversas, nesta receita, ganha ares de brincadeira de criança de tão fácil.

A receita de hoje é recomendada para o inverno porque leva bacon, mas se for consumida no verão também fica ótima.

Os acompanhamentos perfeitos para este frango são: arroz branco ou macarrão com molho branco ou, ainda, macarrão ao alho e óleo e, claro, uma salada de folhas de sua preferência.

FRANGO NA CERVEJA

100 gramas de bacon fatiado , pode ser aquele de caixinha que já vem fatiado.
1 Kg de frango coxa e sobre ou os pedaços de sua preferência.
1 colher bem rasa de sal, porque o bacon é bem salgado
Pimenta do reino a gosto
1 lata de cerveja de qualquer maca.


Forre, com o bacon, uma panela de fundo largo. Reserve.
Corte o frango separando as coxas das sobre coxas ou pique os outros pedaços e tempere com o sal e a pimenta. Em seguida, coloque o frango na panela sobre o bacon , tampe a panela e coloque no fogo baixo por cinco minutos, sem mexer, para que o bacon solte a gordura sem queimar. Em seguida, aumente o fogo, para alto, e deixe mais cinco minutos para o bacon fritar.
Destampe a panela e despeje a lata de cerveja sobre o frango. Não mexa. Deixe cozinhar em fogo alto até que esteja quase seco, quando toda a cerveja evaporar. Mexe pouco para que o frango não desmanche


FONDUE DE CHOCOLATE

Como o frio não quer nos abandonar, e como a semana passada a receita foi de fondue de queijo, acho que hoje ficaria de bom tamanho se a receita fosse uma sobremesa.
Quem se arriscar com o fondue de queijo pode fazer o de chocolate também, assim fica completa a mesa para aquecer este inverno.

A receita de fondue de chocolate é muito simples e até criança pode fazer, porque, não vamos utilizar nem o fogão.

Da mesma forma como o de queijo, o fondue de chocolate deve ser servido num aparelho próprio, com um fogareiro embaixo que o mantenha quente.

Prepare frutas que serão envolvidas pelo fondue de chocolate. Lave e mantenha inteiros, morangos e uvas, pique banana, abacaxi, maçã, figo, melão, mamão, descasque e limpe gomos de mexerica, e o que mais preferir. Coloque tudo em cumbucas e leve a mesa juntamente com o fondue de chocolate. Cada pessoa espeta um pedaço de fruta no espeto e mergulha na calda de chocolate.

Esta receita nas quantidades abaixo serve duas pessoas.


Fondue de chocolate

200 gramas de chocolate ao leite picado
Meia xícara das de chá de creme de leite
2 colheres das de chá de conhaque


Num refratário, coloque o chocolate picado e leve ao forno de microondas, em potência alta por um minuto. Se necessário coloque mais um minuto, até o chocolate derreter completamente. Tire do microondas, acrescente o conhaque, mexa bem. Depois misture o creme de leite e incorpore totalmente. Transfira a mistura para a panela especial de fondue e coloque sobre o fogareiro, para mantê-la aquecida. A chama deve ser baixa para não grudar no fundo. Espete a fruta no espetinho e mergulhe no chocolate.
Se quiser pode servir também com pedaços de bolo, damasco, doce de leite, ameixa seca, ou outros docinhos de sua preferência.

ARROZ DE FORNO

Quando falamos em arroz praticamente já visualizamos a imagem dele, branquinho,soltinho, feitinho na hora, que quando acompanhado do feijão e um belo de um bife, faz a refeição mais tradicional da mesa brasileira.
Podemos dizer que ele é irresistível, gostamos de comer arroz, mesmo que ele esteja presente na mesa, todos os dias.
Penso por mim, quando faço refeições com massas ou polenta por mais de uma vez seguida, já fico com saudade do arroz com feijão.
Mas, em ocasiões especiais, ele nos permite variações as mais diversas, para deixá-lo com um ar festivo, e como ele é bem versátil, vamos a uma receita deliciosa e tradicional.


ARROZ DE FORNO

Vamos precisar de:
5 colheres das de sopa de óleo ou azeite
1 cebola média ralada ou bem picadinha
1 dente de alho amassado e também bem picadinho
1 ½ xícara das de chá de arroz
3 xícaras das de chá de água
2 ovos inteiros
3 colheres das de sopa de queijo parmesão ralado
1 lata ou caixinha de polpa de tomate
1 colher das de sobremesa, rasa de sal
150 gramas de presunto fatiado
150 gramas de mussarela fatiada
Pedacinhos de manteiga ou margarina

Frite, no óleo, ou azeite, a cebola, e o alho, junte o arroz e refogue bem. Acrescente a água, o sal e quando começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por quinze minutos mais ou menos. A água deve ter evaporado, acrescente, então, os ovos ligeiramente batidos junto com o queijo ralado.
Num refratário, coloque metade do arroz, metade da polpa de tomate temperada com uma pitadinha de sal, o presunto, e metade da mussarela. Coloque, por cima o resto do arroz, da polpa de tomate e a mussarela e distribua por cima da mussarela pedacinhos de manteiga. Leve ao forno por 20 minutos e está pronto.


BOLO SALGADO DE SARDINHA

Aproveitando a semana santa, que já está chegando, e sempre lembrando que as pessoas que trabalham e, ainda, acumulam no curriculum a pilotagem do fogão, sempre procuram por praticidade, hoje vamos a uma receita extremanente fácil, ( lembra alguma música?)
E como a sexta-feira santa, vem correndo ao nosso encontro, ela leva sardinha, para os que querem fazer abstinência neste dia. Ela pode até ser feita na praia, por ser prática e gostosa.

BOLO SALGADO DE SARDINHA

No liquidificador, colocam-se:
3 ovos inteiros,
Meia xícara das de chá de óleo, não exagere nessa xícara,
2 xícaras das de chá de leite, em temperatura ambiente,
12 colheres das de sopa, nem muito rasas, mas também não muito cheias, médias, de farinha de trigo,
3 colheres, estas, bem cheias, de queijo parmesão ralado e
1 colher de sobremesa, rasa de sal, cuidado com o sal.
Bate-se bem até que a mistura fique bem homogenia, se precisar desgrudar a mistura das laterais do copo do liquidificador, faça-o com uma colher, mas não se esqueça de desliga-lo antes.
Só depois de bem batida, junte 2 colheres das de sopa de fermento em pó, não bater mais, só misturar delicadamente até o fermento se incorporar totalmente a massa.
Para o recheio, usam-se:
1 lata grande de sardinha em óleo, das quais retiram-se os ossinhos das espinhas, e escorre-se um pouco o óleo,
3 tomates, com a pele e as sementes, cortados em cubinhos, bem pequenos,
50 gramas de azeitonas verdes, sem caroço, picadas, e
01 lata de ervilhas bem escorridas
Misture tudo, muito bem, numa tigela e tempere com pouco sal porque a sardinha já é salgada,
Termina-se montando a torta numa assadeira, de tamanho médio,30cm por 20cm, mais ou menos, untada de manteiga, onde primeiramente coloca-se metade da massa, por cima salpica-se queijo parmesão ralado a vontade, depois o recheio e por fim, o restante da massa.
Leva-se, para assar, em forno pré-aquecido, até que a superfície da torta esteja dourada, de 20 a 30 minutos mais ou menos.

Está pronta, agora é só levar a mesa.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

BERINJELA ASSADA

A mulher moderna que trabalha seja para ajudar no orçamento doméstico, ou ser arrimo de família mantendo seus afazeres domésticos, se depara muitas vezes num dilema sobre o que preparar para as refeições.
Busca-se praticidade no preparo, diversidade de sabores, não deixando de lado a rapidez que a vida moderna exige.
Sendo assim, a pretensão desta coluna é ajudar num cardápio simples, rápido e saboroso para os olhos e paladar.
Iniciando com uma rápida e deliciosa receita de um legume que nos permite grande diversidade de preparo que é a berinjela.

BERINJELA ASSADA

02 berinjelas bem grandes, devem ser escolhidas com cuidado, para que não sejam recheadas de indesejados bigatinhos, então não podem conter nenhum buraquinho na casca.
01 cebola ralada, é melhor ralar do que picar, pois assim ela dá sabor sem aparecer na hora de empanar.
02 colheres de sopa bem generosas (sem economia) de maionese que pode ser a tradicional ou a light.
10 colheres, também das de sopa, generosas, de farinha de mandioca torrada, se quiser usar farinha de rosca pode, mas a de mandioca deixa a berinjela mais crocante.
04 colheres de sopa,exageradamente cheias, de queijo parmesão ralado.
01 colher de sobremesa de orégano, esta porém deve ser rasa sem exageros
Sal, um pouco, sempre lembrando que o sal pode curar e pode matar, se usado em excesso.
Bem, agora mãos a obra.
Descascam-se as berinjela, cortando-as em fatias grossas, no sentido do comprimento, fazendo de cada berinjela apenas quatro fatias, como se fossem filés de berinjela.
Passa-se sal nos dois lados de cada fatia, de maneira delicada, apenas sujando as pontas dos dedos no sal, antes de coloca-lo nas berinjelas.
Depois disso as fatias devem descansar por trinta minutos.
Enquanto elas ficam lá repousando, num prato misturam-se a maionese e a cebola.
E em separado, em outro recipiente, misturam-se a farinha de mandioca, o queijo parmesão e o orégano.
Passados os trinta minutos, pega-se papel toalha e enxugam-se as fatias de berinjelas, um a uma, secando bem de ambos os lados.
Agora é só passar as fatias, primeiramente na mistura de maionese e cebola, não devendo deixar que grude muita maionese nas fatias, se precisar tire o excesso use uma faca. Em seguida, passam-se as fatias na mistura de farinha,queijo e orégano, empanando-se bem dos dois lados, sem deixar falhas.
Colocam-se as fatias em assadeira sem untar,uma ao lado da outra, sem remontar.
Assar por 40 minutos em fogo alto.
Se quiser, pode-se fazer uma lasanha da seguinte forma:
Num refratário coloca-se molho de tomate, pode ser comprado pronto, em seguidas as fatias de berinjela, presunto, mussarela, e molho novamente, repetindo-se as camadas, até terminarem os ingredientes, sendo a última camada de molho. Finalize com queijo parmesão ralado. Leva-se ao forno para gratinar por quinze a vinte minutos.

Agora é só levar a mesa.

domingo, 11 de julho de 2010

DOCE DE ABÓBORA EM PEDAÇOS

Nesta época do ano é muito comum aparecer no nosso caminho, uma abóbora madura, ganhada de alguém para fazer doce. É tempo de abóbora madura. Ela fica com a cor mais viva, e portanto, faz um doce mais bonito, além de bem mais saboroso
Tenho notado, em conversas com amigas e colegas uma certa dificuldade para com uma receita muito simples e fácil, de doce de abóbora. Já fui questionada, se precisa por de molho no cal culinário, e como ela fica em pedaços, sem desmanchar, depois cozida já que a abóbora é um legume muito mole.

Então, resolvi dar esta receita de doce de abóbora em pedaços com calda. Para executá-la deve-se dar preferência para o pescoço da abóbora, que não possui aquelas fibras da parte onde ficam as sementes. Assim os pedaços vão ficar bem bonitos.

Ela deve ser feita de véspera e fica melhor, ainda, se você servi-la gelada numa compoteira de vidro.
Para incrementá-la sirva com creme de leite misturado na calda.


DOCE DE ABÓBORA EM PEDAÇOS


Um quilo e meio de abóbora madura, de preferência a parte do pescoço da abóbora
6 xícaras das de chá de açúcar cristal ou refinado, como preferir
Três cravos da índia, pode-se colocar mais, porém ele vai roubar muito o sabor da abóbora.
Um pedaço pequeno de canela em pau.

Descasque a abóbora e corte em quadrados grandes de uns 4 cm de lado mais ou menos ou uns três dedos.
Na panela de pressão, coloque a abóbora, o açúcar, os cravos e a canela, feche a panela, e leve ao fogo. Não coloque água porque a abóbora já vai soltar a água suficiente para formar bastante calda Quando a panela começar a ferver, conte exatos oito minutos e desligue o fogo. Não abra a panela até que ela esfrie totalmente, para que a abóbora absorva a calda e fique bem gostosa. A minha dica é deixar para abrir a panela só no dia seguinte. Aí passe o doce para uma compoteira e leve para gelar.