segunda-feira, 1 de novembro de 2010

FALSO PUDIM

Quando almoçamos em restaurantes que oferecem sobremesa inclusa no preço da refeição é comum ter entre elas um pudim de leite.

Comemos o delicioso pudim achando que é pudim de leite condensado, mas podemos estar muito enganados.

Conheço esta receita há alguns anos, estava meio esquecida, e outro dia, folheando meu velho caderno de receitas, encontrei-a e a preparei, então, resolvi compartilhar. Sempre que a preparo, desafio quem experimenta a descobrir qual é o ingrediente diferente que dela faz parte. Mas, é difícil descobrir porque não fica aparecendo o sabor do pão. Sim pão, vamos fazer uma receita de pudim feito com pão e que não parece nem de longe pudim de pão.Depois de pronta fica até com os furinhos do pudim de leite condensado.

Duas coisas muito importantes sobre esta receita é rápida, do tipo bate tudo no liquidificador e fica barata porque os ingredientes, aposto, todo mundo tem em casa. O nome também é muito sugestivo.



FALSO PUDIM


1 pãozinho francês
5 ovos
8 colheres das de sopa de açúcar
3 copos de 250ml ( desses que vem com requeijão) de leite
1 colher das de sopa de margarina
1 xícara das de chá de açúcar para caramelizar a forma



Primeiramente, caramelize uma fôrma para pudim, com furo no meio, com uns 25cm de diâmetro, da seguinte forma: Leve a fôrma diretamente a chama do fogão (fogo baixo) com a xícara de açúcar dentro e vá mexendo até o açúcar derreter e adquirir cor de caramelo. Desligue a chama e vá rodando a fôrma, ainda quente, cuidado para não se queimar, use guardanapo ou luva, de maneira que o caramelo se espalhe no fundo e nas paredes da fôrma. Reserve,

No liquidificador, coloque o pãozinho e o leite e deixe descansar por uns 8 ou 10 minutos. Junte os ovos inteiros, o açúcar e a margarina. Bata até que desapareçam os pedacinhos do pão. Despeje na forma reservada e leve a assar em banho-maria por cerca de 1 hora mais ou menos ou até que, enfiando um palito ele saia limpo. Lembrem-se de aquecer a água do banho-maria para economizar no tempo de cozimento. Despeje a água fervendo em uma assadeira e coloque a fôrma com o pudim dentro dela para fazer o banho-maria. Deixe amornar bem e desenforme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário