quarta-feira, 21 de julho de 2010

SUFLÊ DE CHUCU

Há quem diga que ele não tem sabor nenhum, quando querem se referir a alguma coisa insípida dizem: tem gosto de chuchu, “ou picolé de chuchu” para se referir a uma pessoa sem emoções e sem graça.
Por outro lado, existem os que juram que ele é que dá o sabor, o gostinho bom na comidinha caseira, dizendo “o chuchu da minha marmita” para se referir a ele como o principal sabor, o mais importante e que faz a diferença.
Mas temos que nos render a esse legume que permite uma porção de variações no seu preparo.
Quando estamos nos dias quentes, de verão, uma salada de chuchu é muito refrescante; e, se no friozinho, do inverno, como agora, um chuchu refogadinho nos aquece.
E, para que ele possa ser um acompanhamento para um dia de festa a receita de hoje é de :

SUFLÊ DE CHUCHU

3 chuchus médios
1 xícara das de chá de queijo parmesão ralado
1 colher das de sopa de farinha de trigo
1 colher das de sopa de margarina
1 colher de sobremesa rasa de sal
2 gemas
2 claras em neve firme

Cozinhe os chuchus em água e sal. Com eles ainda quentes, esmague com um garfo, até obter um purê de chuchu.
Junte, então o queijo ralado e mexa até incorporar bem. Depois, junte a margarina, e mexe bem, misture a farinha de trigo e o sal e mexa novamente.
Bata ligeiramente as gemas e junte ao purê de chuchu, mexa bem. Por último, acrescente as claras em neve e incorpore delicadamente
Unte uma forma refratária redonda, sem buraco no meio, pode ser uma tigela refratária daquelas que podem ir ao forno, e polvilhe queijo ralado, no fundo e nos lados da forma. Coloque o suflê, na forma, aqueça bem o forno e coloque para assar por exatos trinta minutos.
Sirva quente, acompanhado de carne e arroz branco ou uma massa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário