quarta-feira, 21 de julho de 2010

GALINHADA

Já estamos nos preparando para os dias mais frios.
No inverno, além de ser uma estação em que as pessoas ficam mais elegantes, as roupas curtas e decotadas são substituídas por mangas e comprimentos mais longos, necessitamos também, nas refeições, comidas mais quentinhas para manter aquecido o nosso corpo que pede pratos mais substanciosos.
Esta receita, quando preparada, é sempre muito elogiada e não encontrei, até agora, alguém que não gostasse dela, então ela é unanimidade. Minha família, adora e, acompanhada de um legume refogadinho, é uma refeição perfeita para aquecer no inverno.
E como hoje é dias das mães e a minha querida, Dona Celeste, de quem eu gosto muito, e minha, também querida, amiga Iolanda, ambas mães maravilhosas, me fizerem um pedido desta receita, aproveito para atendê-las e homenageá-las neste dia.

GALINHADA

04 coxas com as sobre coxas de frango.
200 gramas de bacom
1 cebola média
1 colher das de sopa de sal
2 xícaras de arroz cru
4 xícaras de água fria

Compre as coxas e sobre coxas de frango e peça no açougue para cortá-las a passarinho.
Lave bem e deixe escorrer um pouco a água.
Corte o bacom em cubinhos bem pequenos.
Rale ou pique bem a cebola.
Em uma panela, bem grande, coloque o bacom e deixe com o fogo baixo por uns três ou quatro minutos, ele vai soltar um pouco de gordura, então levante um o fogo e deixe fritar mais um pouco, mas com cuidado para não queimar, quando estiver dourado, juntar as cebolas e deixar refogar alguns minutos.
Quando as cebolas estiverem transparentes, junte as coxas e sobre coxas de frango, e com o fogo alto, refogue e deixe cozinhando um pouco, até o frango perder a vermelhidão.
Junte então o arroz e refogue mais um pouco.
Por fim junte a água fria e deixe cozinhar até secar.
Depois de secar mexa bem e deixe descansar por uns minutos antes de servir.
Uma salada verde, ou um legume refogado, e a refeição prática, gostosa e que vai aquecer nos dias mais frios está pronta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário