quarta-feira, 21 de julho de 2010

ESCONDIDINHO DE CARNE SECA

O mês mais caipira do ano terminou e no rastro dele vem a receita de hoje que leva um ingrediente bem caipira, a mandioca.
Ela é a base desta receita que aceita vários tipos de recheio. Ficaremos hoje com o mais tradicional, que é o de carne seca.
Você pode fazer com frango, camarão, carne moída ou este de carne seca. A base de mandioca, o purê, é a mesma para todos estes recheios.
Esta receita é para atender ao pedido de minha querida amiga Alaíde, porque pedido de amiga a gente atende e pronto.

ESCONDIDNINHO DE CARNE SECA

1 quilo de mandioca
Meio quilo de batata
1 copo de requeijão
2 pacotes de carne seca
1 cebola grande cortada em rodelas
2 tomates picados
3 colheres das de sopa de azeite.
Queijo parmesão ralado a gosto

Primeiramente, cozinha-se a mandioca e a batata em água e sal em panela de pressão por 10 minutos, a contar depois que começa a chiar, com o fogo baixo. Ainda quente, amassar bem com um garfo e misturar o requeijão fazendo um purê. Amassar a batata e mandioca quentes, faz com que o trabalho seja facilitado, se esfriar não conseguiremos amassar devidamente. Não vamos colocar sal, porque a carne seca já é bem salgada, já colocamos sal no cozimento e o requeijão também já tem sal.
A parte, afervente a carne seca, para tirar um pouco o sal, e coloque em panela de pressão, com água até cobrir toda a carne. Cozinhe por uma hora, com o fogo baixo, a contar depois que começa a chiar. Deixe esfriar bem, em seguida, desfie bem a carne e reserve. Aqui a carne tem que estar fria para não queimar os dedinhos.

Numa panela, refogue a cebola, no azeite, junte a carne seca, refogue mais um pouco e coloque o tomate, deixe cozinhando até que o tomate se desmanche. Não coloque sal.

Em uma forma refratária, coloque metade do purê, toda a carne seca refogada e por cima o restante do purê. Salpique, com bastante queijo parmesão ralado e leve ao forno para gratinar por quinze ou vinte minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário