domingo, 11 de julho de 2010

DOCE DE ABÓBORA EM PEDAÇOS

Nesta época do ano é muito comum aparecer no nosso caminho, uma abóbora madura, ganhada de alguém para fazer doce. É tempo de abóbora madura. Ela fica com a cor mais viva, e portanto, faz um doce mais bonito, além de bem mais saboroso
Tenho notado, em conversas com amigas e colegas uma certa dificuldade para com uma receita muito simples e fácil, de doce de abóbora. Já fui questionada, se precisa por de molho no cal culinário, e como ela fica em pedaços, sem desmanchar, depois cozida já que a abóbora é um legume muito mole.

Então, resolvi dar esta receita de doce de abóbora em pedaços com calda. Para executá-la deve-se dar preferência para o pescoço da abóbora, que não possui aquelas fibras da parte onde ficam as sementes. Assim os pedaços vão ficar bem bonitos.

Ela deve ser feita de véspera e fica melhor, ainda, se você servi-la gelada numa compoteira de vidro.
Para incrementá-la sirva com creme de leite misturado na calda.


DOCE DE ABÓBORA EM PEDAÇOS


Um quilo e meio de abóbora madura, de preferência a parte do pescoço da abóbora
6 xícaras das de chá de açúcar cristal ou refinado, como preferir
Três cravos da índia, pode-se colocar mais, porém ele vai roubar muito o sabor da abóbora.
Um pedaço pequeno de canela em pau.

Descasque a abóbora e corte em quadrados grandes de uns 4 cm de lado mais ou menos ou uns três dedos.
Na panela de pressão, coloque a abóbora, o açúcar, os cravos e a canela, feche a panela, e leve ao fogo. Não coloque água porque a abóbora já vai soltar a água suficiente para formar bastante calda Quando a panela começar a ferver, conte exatos oito minutos e desligue o fogo. Não abra a panela até que ela esfrie totalmente, para que a abóbora absorva a calda e fique bem gostosa. A minha dica é deixar para abrir a panela só no dia seguinte. Aí passe o doce para uma compoteira e leve para gelar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário