quarta-feira, 21 de julho de 2010

ARROZ DE FORNO

Quando falamos em arroz praticamente já visualizamos a imagem dele, branquinho,soltinho, feitinho na hora, que quando acompanhado do feijão e um belo de um bife, faz a refeição mais tradicional da mesa brasileira.
Podemos dizer que ele é irresistível, gostamos de comer arroz, mesmo que ele esteja presente na mesa, todos os dias.
Penso por mim, quando faço refeições com massas ou polenta por mais de uma vez seguida, já fico com saudade do arroz com feijão.
Mas, em ocasiões especiais, ele nos permite variações as mais diversas, para deixá-lo com um ar festivo, e como ele é bem versátil, vamos a uma receita deliciosa e tradicional.


ARROZ DE FORNO

Vamos precisar de:
5 colheres das de sopa de óleo ou azeite
1 cebola média ralada ou bem picadinha
1 dente de alho amassado e também bem picadinho
1 ½ xícara das de chá de arroz
3 xícaras das de chá de água
2 ovos inteiros
3 colheres das de sopa de queijo parmesão ralado
1 lata ou caixinha de polpa de tomate
1 colher das de sobremesa, rasa de sal
150 gramas de presunto fatiado
150 gramas de mussarela fatiada
Pedacinhos de manteiga ou margarina

Frite, no óleo, ou azeite, a cebola, e o alho, junte o arroz e refogue bem. Acrescente a água, o sal e quando começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por quinze minutos mais ou menos. A água deve ter evaporado, acrescente, então, os ovos ligeiramente batidos junto com o queijo ralado.
Num refratário, coloque metade do arroz, metade da polpa de tomate temperada com uma pitadinha de sal, o presunto, e metade da mussarela. Coloque, por cima o resto do arroz, da polpa de tomate e a mussarela e distribua por cima da mussarela pedacinhos de manteiga. Leve ao forno por 20 minutos e está pronto.


Um comentário:

  1. sei não em a cara não ta muito boa não é mais não posso julgar o livro pela capa então tenho que comer pra depois julga num é tchauzinho

    ResponderExcluir